Solução para a lâmpada LED que permanece ligada quando o interruptor está desligado

Certamente uma pergunta comum é por que, ao mudar da iluminação convencional para a iluminação LED, há momentos em que a lâmpada LED permanece meio acesa ou cintila. Isto não tem nada a ver com a qualidade do produto e certamente não indica que exista um problema com a lâmpada. Vamos agora analisar as causas mais comuns e as soluções possíveis (se a iluminação que dá erro for regulável pode ser interessante rever este artigo, se a luz cintilar quando estiver acesa podemos também consultar esta outra).

Interruptor com luz de sinalização

É bastante comum encontrar interruptores com uma luz piloto, geralmente uma luz de neon vermelha, que se acende quando a luz é desligada. Isto facilita encontrar o interruptor no escuro. O problema é que ele é instalado em paralelo ao interruptor, fazendo passar uma pequena corrente elétrica que, embora não afete em nada o comportamento de nossas lâmpadas antigas, é suficiente para que o LED se acenda minimamente.

Interruptor com luz que pode impedir que o LED se apague completamente

Se esta pequena quantidade nos incomoda, podemos fazer várias coisas:

  • Remova o neon ou substitua diretamente o interruptor por um normal.
  • Instale uma resistência em paralelo a lâmpada, para que a corrente não alcance a lâmpada e esta se apague completamente.
  • Deixe o transformador de 12V conectado, somente se você estiver trocando os halógenos de 12V por LEDs que funcionam a 230V.

Produtos recomendados

Interruptor mal instalado

Como já vimos, a instalação elétrica de uma casa é feita com três cabos (fase, neutro e terra). Os interruptores devem cortar a fase, ou fase e neutro simultâneamente (interruptores de dois pólos). O problema vem quando esta instalação não é feita corretamente e o interruptor está agindo no neutro. Neste caso, podem aparecer pequenas oscilações de corrente que são suficientes para fazer nossas lâmpadas LED acenderem, mesmo que parcialmente.

Se as luzes anteriores fossem conectadas a um detetor de presença, a falha na fiação pode estar neste componente.

Correntes de retorno pelo neutro

Se qualquer um dos eletrodomésticos que temos gera correntes de retorno através do neutro, esta quantidade mínima de corrente seria suficiente para ligar os LEDs. Embora isto não seja muito comum, o único remédio disponível é mudar os interruptores para aqueles que cortam a fase e o neutro simultâneamente.

LED ligado devido ao problema de corrente de retorno ao neutro

Interruptor desgastado ou sujo

Seja através do uso excessivo ou ao longo do tempo, os conectores do interruptor ficam desgastados ou cheios de sujeira. Isto pode causar um leve curto-circuito que permite a passagem de uma pequena parte da corrente elétrica. Aqui devemos desmontar e limpar completamente o interruptor. Se o problema persistir, nós o substituiremos por um novo.

Como você pode ver, não é necessário chamar os amigos do mistério para resolver as lâmpadas LED que ficam acesas e, de fato, na maioria dos casos, não é sequer necessário chamar um eletricista.