8 passos para ser um poupador e dar o seu contributo para o ambiente

Muitas vezes pensamos que poupar e ser amigo do ambiente nem sempre andam de mãos dadas, mas, na maioria dos casos, não é esse o caso. Seguindo estes 8 passos, poderemos poupar dinheiro e, ao mesmo tempo, ajudar a cuidar do ambiente. Veremos que, com alguns gestos simples, podemos combater as alterações climáticas, reduzir o impacto que temos no ambiente e, ao mesmo tempo, poupar alguns euros.

1. ser um consumidor consciente

O primeiro passo é, sem dúvida, tornar-se um consumidor consciente. Será que preciso mesmo de mais um par de ténis? Será que preciso mesmo de ir de carro às compras ou posso ir a pé ou de bicicleta? O consumo consciente consiste em satisfazer as necessidades que surgem, tendo em conta as consequências para nós próprios, para os que nos rodeiam e para o ambiente.

Produtos recomendados

2. Mudar para LED

Ao mudarmos de lâmpadas de halogéneo, de baixo consumo ou incandescentes para lâmpadas LED, conseguimos poupanças significativas no consumo de luz. Por outro lado, evitamos uma grande quantidade de emissões de carbono para a atmosfera. Além disso, as lâmpadas LED não contêm os materiais tóxicos que as lâmpadas economizadoras de energia contêm e são recicláveis.

Casa com luzes LED
Equipar a nossa casa com lâmpadas LED permite-nos poupar significativamente na fatura da eletricidade.

3. Conservar a água

Há muitas formas de não desperdiçar água em casa:

  • Podemos fechar a torneira enquanto escovamos os dentes ou lavamos a loiça.
  • Podemos substituir a banheira pelo duche.
  • Utilizar o botão ECO na máquina de lavar roupa permite-nos poupar até 50% de água e energia com resultados de lavagem impecáveis.
  • É ideal aproveitar os dias de chuva para regar as plantas. Se for necessário regá-las, devemos fazê-lo numa altura em que não haja muito sol ou calor , para que a rega seja o mais rentável possível.
  • Cobrir a piscina, se tivermos uma, quando não estiver a ser utilizada para evitar a evaporação, evita ter de a encher de vez em quando.

As opções são quase infinitas e podem também ser implementadas no jardim, na cozinha, na casa de banho, etc.

Ideias para poupar água
Não desperdiçar água é essencial para a proteção do ambiente.

4. Opte pela compostagem

A compostagem é o processo pelo qual a matéria orgânica é transformada para obter um fertilizante natural. Os resíduos gerados diariamente nas nossas casas contêm 40% de matéria orgânica que pode ser reutilizada sob a forma de húmus (uma substância composta por certos produtos orgânicos de natureza coloidal) no solo para as plantas e as culturas. Fazer compostagem em casa é muito simples e, ao contrário do que se possa pensar, não tem de produzir odores desagradáveis, nem precisamos de um recipiente especial. Tudo o que precisamos é de um vaso e de quaisquer resíduos vegetais, que colocamos no vaso. Cobriremos o vaso com um pouco de terra para que não se gerem odores e cobriremos o vaso com cartão ou um saco para conservar o calor necessário ao processo de compostagem.

Compostagem num vaso
A compostagem num vaso permite-nos criar o nosso próprio composto.

5. Utilizar produtos reciclados

Com um pouco de força de vontade, podemos deixar de usar produtos novos e começar a usar produtos reciclados, como papel, copos, frascos de plástico ou de vidro, etc. Ao utilizar produtos reciclados, poupamos energia, matérias-primas e contribuímos para a redução dos resíduos.

6. Opte por lojas locais

Evite utilizar o carro ou os transportes públicos para comprar, por exemplo, um pão no supermercado. Se possível, vá a pé até à padaria local. Embora o produto possa ser ligeiramente mais caro, a poupança de combustível compensa a diferença. Além disso, para além de cuidar do ambiente ao reduzir as emissões deCO2, está a ajudar a economia local.

7. Incentivar a reciclagem

A reciclagem deve tornar-se um hábito. O passo mais simples é separar o lixo que produzimos em casa e deitá-lo no contentor adequado, seja ele de plástico, cartão ou vidro. As pilhas e outros objectos como electrodomésticos, óleos e lâmpadas, entre outros, devem ser depositados nos ecopontos.

A reconciliação é simples
A reciclagem é simples e é essencial para a conservação do ambiente natural.

8. Não deite lixo para a rua

Talvez uma das coisas mais simples de fazer, mas por vezes a que mais custa. Evite deitar lixo na rua ou em locais públicos, pois em alguns locais pode até ser multado. Segurar o papel que vai deitar fora durante alguns passos até ao caixote do lixo mais próximo ajuda a melhorar o aspeto da cidade.

Como vê, é muito fácil tornar-se um verdadeiro craque na poupança de dinheiro e do ambiente. A partir do efectoLED encorajamo-lo a empenhar-se nestes simples passos que lhe permitirão poupar enquanto ajuda a melhorar o ambiente. Se quiser saber mais truques para poupar energia em casa, pode ler este artigo com 101 dicas diferentes.