Como decorar a árvore de Natal

A época de Natal está a chegar, uma altura do ano em que as casas se enchem de cor. Na maioria das casas, o presépio e a árvore tornam-se os elementos centrais da decoração.

Já falámos anteriormente sobre as decorações de Natal em geral, mas desta vez vamos aproveitar a oportunidade para falar sobre como planear a decoração da árvore. Antes de entrarmos no assunto, vamos dar uma breve vista de olhos às origens desta tradição.

Origens da árvore de Natal

Pensa-seque este costume natalício teve origem nas celebrações dos Vikings que povoavam o Norte da Europa.

Por altura do Natal, estes povos nórdicos decoravam uma árvore de folha perene, que simbolizava a Yggdrasil, a árvore do universo. Esta árvore era utilizada para celebrar o nascimento de Frey, o deus do sol e da fertilidade. Após a sua conversão ao cristianismo, estes povos mantiveram este costume para celebrar o nascimento de Cristo.

Em Espanha, esta tradição foi introduzida em 1870 por Sofia Troubetzkoy, uma princesa de origem russa que, depois de ficar viúva, casou com o Marquês de Alcañices, José Osorio y Silva.

decoração típica de natal

Decoração de uma árvore de Natal passo a passo

Não existe uma única forma correcta de decorar a nossa árvore, mas é importante seguir uma série de passos que garantirão um excelente resultado.

Definir o esquema de cores

O primeiro passo antes de decorar é definir o estilo e o esquema de cores que vamos utilizar. Desta forma, poderemos adquirir todas as decorações necessárias sem ter de nos apressar à última hora ou simplesmente colocar na árvore todos os enfeites de Natal que temos em casa. No final deste artigo, veremos algumas das tendências em que nos podemos inspirar.

Escolher o sítio certo

Decidir onde colocar a árvore é essencial, especialmente se o espaço for limitado. Por vezes, pode ser aconselhável alterar a disposição dos móveis para dar lugar ao novo habitante da casa.

O ideal é colocar a árvore de Natal perto de uma tomada, para não ter os fios das luzes no meio da sala.

Se tiver crianças ou animais de estimação, é importante escolher uma zona onde não seja provável que eles passem a correr. Isto evitará um ou dois sustos.

Uma vez escolhido o local, é preciso ter em conta as dimensões da árvore. Não só devemos medir a altura, incluindo a base e a estrela, mas também devemos ter em conta o perímetro da nossa árvore.

Se a árvore for natural, mantenha-a afastada de fontes de calor, como fogões e lareiras, e regue-a duas vezes por semana.

Verificar o local onde a árvore vai ser colocada

Cobrir a base da árvore

Não há nada pior do que passar uma manhã a tentar dar um aspeto espetacular à sua árvore e deixar a base de plástico ou de metal exposta. O ideal é cobri-la com um pano ou colocar a árvore num vaso.

Colocar um pedaço de tecido circular sob o perímetro da árvore também ajudará a apanhar as folhas que caem, se a árvore for natural, e também esconderá alguns dos fios das luzes.

Abrir os ramos da árvore

Depois de passar quase 12 meses numa caixa de cartão, é necessário abrir cada um dos ramos da árvore. Isto dará à árvore um aspeto mais natural e evitará espaços entre os ramos.

Colocar luzes na árvore

Se quisermos dar um toque de luz à árvore, as luzes LED são a melhor opção. É importante que, se decidirmos utilizá-las, sejam o primeiro elemento decorativo que colocamos na árvore.

Colocaremos as luzes a partir da parte superior, deixando cerca de 15 centímetros entre cada volta. É importante certificar-se de que as luzes funcionam antes de as colocar na árvore e, claro, desenrolá-las bem.

luzes de Natal

Colocar o ouropel

Quando tivermos as luzes, o passo seguinte é colocar o ouropel. Proceda da mesma forma que com as luzes, começando no topo da árvore e descendo.

Colocar as bolas de Natal e o resto da decoração

Quando tivermos as luzes e o ouropel, começamos a colocar as bolas e o resto dos elementos decorativos.

É aconselhável começar com bolas de cores lisas para criar uma base uniforme e, mais tarde, adicionar as mais decorativas. Para conseguir profundidade, coloque as maiores no centro da árvore e as mais pequenas na parte superior dos ramos.

Se tivermos bolas de vidro, é preferível colocá-las no cimo da árvore de Natal, onde é mais difícil que caiam.

Por fim, colocaremos o enfeite superior. A estrela ou o anjo são os mais comuns, mas podemos utilizar flocos de neve, pássaros, etc. É importante que não seja um elemento pesado, pois ficará na parte mais frágil da árvore.

Colocar as bolas na árvore

Tendências para decorar a árvore de Natal

Para nos ajudar a escolher as cores da decoração, apresentamos-lhe algumas das tendências que estão a tornar-se cada vez mais populares.

Estilo nórdico

Cada vez mais na moda, a decoração nórdica está também a chegar ao Natal. Neste caso, evita as decorações de cores vivas. O objetivo é conseguir um aspeto descontraído com cores que tendem para o prateado e o branco.

Vermelho clássico

Combinado com o verde da própria árvore, é uma aposta segura. O vermelho é uma das cores mais características do Natal e, sem dúvida, uma das mais populares.

Decorações de Natal vermelhas

Decoração natural

Se gostamos das cores e texturas que a natureza tem para nos oferecer, podemos utilizar decorações feitas de materiais naturais, como a madeira. Em vez de enfeites de Natal, pode usar tiras de pano de saco ou outros tecidos.

Tons metálicos

O dourado é o mais popular, embora possamos utilizar cores mais próximas do cobre ou do bronze.

Se decidirmos utilizar este tipo de decoração, tentemos não utilizar demasiadas luzes, pois pode ficar demasiado sobrecarregado.

Enfeites de Natal em ouro