Guia de iluminação de sala de estar

Quando se trata de definir a iluminação na sala de estar, devemos seguir directrizes muito específicas de modo a não negligenciar nenhum detalhe. Desta forma, criaremos a atmosfera que esta sala merece.

A importância da iluminação na decoração de salas de estar

A iluminação é um elemento chave na decoração de qualquer espaço, especialmente numa área da casa tão importante como a sala de estar. Uma iluminação inadequada terá um impacto negativo no conforto da sala.

Felizmente, estamos cada vez mais conscientes disto e estamos a dedicar o tempo necessário para escolher, por exemplo, as lâmpadas da nossa sala de estar por razões que vão para além de razões puramente estéticas.

Iluminação de uma sala contemporânea

De quanta luz preciso na sala de estar?

Como veremos nas secções seguintes, os requisitos de luz podem variar de caso para caso.

A recomendação geral é ter um sistema de iluminação que forneça cerca de 100 lux ao nível do solo. Isto fornecerá iluminação suficiente para a maioria das situações.

Iluminação recomendada por divisão

Como iluminar uma sala de estar passo a passo

Os espaços multifuncionais podem ser mais complexos de iluminar, mas se nos concentrarmos em cada um dos pontos do nosso pequeno guia, a tarefa torna-se muito simples.

Definir o uso de cada zona

Isto é essencial. Normalmente temos duas grandes áreas na sala de estar. Por um lado, temos a zona de estar e, por outro, a zona de jantar.

Em casas maiores é possível ter estas áreas fisicamente diferenciadas, mas é habitual ter o que conhecemos como sala de estar/jantar.

Iluminação da sala de estar

A área de estar, se for um espaço separado, é onde normalmente nos encontramos com amigos, vemos televisão e talvez até passemos algum tempo a ler.

O espaço da sala de jantar é normalmente presidido por uma mesa, normalmente de grandes dimensões. É aqui que desfrutamos de jantares e refeições, quer seja no dia-a-dia ou em ocasiões especiais.

Cada uma destas actividades tem requisitos específicos de iluminação que devem ser cumpridos para assegurar que o nível de conforto é adequado.

Iluminação geral

Uma vez que tenhamos clareza sobre para que vamos utilizar a sala ou cada parte dela, temos de definir a iluminação geral do espaço. Isto pode ser feito a partir de dois pontos de vista.

A primeira é iluminar a sala como um todo. Como mencionado acima, cerca de 100lx é suficiente. Em seguida, completaremos a luz nas áreas em que for necessário.

A segunda seria definir a iluminação para cada zona independentemente. Embora, estritamente falando, não teríamos iluminação geral.

Se escolhermos a primeira opção devemos tentar tornar a distribuição dos pontos de luz tão uniforme quanto possível.

Luz ambiente

Complementa a iluminação geral e é utilizado para criar uma atmosfera mais íntima no espaço.

É habitual utilizar luzes de parede que fornecem luz indirecta.

Este tipo de luz é principalmente decorativa, embora possa ser muito útil quando, por exemplo, queremos desfrutar de um filme.

Luz indirecta na sala de estar

Iluminar a área de jantar

A área de jantar é a área à volta da mesa. Embora não seja necessário ter boa iluminação geral, É mais comum colocar uma ou mais lâmpadas suspensas sobre a mesma.

Em um post anterior, discutimos mais extensivamente como escolher a lâmpada perfeita para a mesa de jantar.

Truques para a iluminação de uma sala de estar moderna

Agora sim, vamos dar-lhe algumas dicas e truques para iluminar uma sala de estar de estilo moderno, embora na realidade eles possam ser adaptados a todos os tipos de espaços.

Optar por iluminação de carril

É um tipo de luz que é amplamente utilizado nas lojas devido à sua versatilidade, mas está a tornar-se cada vez mais comum vê-la em ambientes domésticos.

Só temos de instalar uma guia no teto onde colocaremos vários focos.

A principal vantagem deste sistema é que podemos apontar os focos para onde quisermos e até deslocá-los ao longo do carril.

Sala de estar com iluminação de carril

Compensa o brilho da televisão

A maioria de nós gosta de apreciar um bom filme ou a nossa série ou programa favorito enquanto se senta confortavelmente no sofá.

Preferimos frequentemente que a luz seja desligada para evitar aqueles reflexos irritantes no ecrã. Isto torna a luz emitida pelo próprio ecrã irritante.

Podemos compensar esta luz colocando uma lâmpada que emite uma luz muito fraca ao lado do ecrã. Desta forma, a nossa visão ficará mais relaxada. Uma alternativa muito interessante é a colocação de tiras de LED atrás do ecrã.

Produtos recomendados

Lâmpadas de leitura com luz fria

Se temos uma área onde normalmente nos sentamos para ler, é uma boa ideia ter uma luz de leitura. Isto dar-nos-á a luminosidade necessária para o fazermos confortavelmente.

Tal como nas áreas de trabalho, como num escritório, é recomendado o uso de luz fria, devemos seguir a mesma recomendação na sala de estar.

Aproveita a luz natural

Isto é básico para qualquer sala. Se tivermos a sorte de ter boa luz natural na nossa sala de estar, devemos aproveitá-la.

Sala com luz natural

Candeeiros de sala de estar para todos os estilos

Não há dúvida de que a escolha das luminárias dependerá do estilo que quisermos para a sala de estar. Aqui dar-lhe-emos alguns exemplos que podem ser adaptados a cada tipo de sala de estar.

Sala de estar minimalista

Optaremos por downlights embutidos, mas se precisarmos de iluminação extra podemos usar um candeeiro de chão ou de mesa.

Em geral, os candeeiros de estilo minimalista destacam-se pelas suas linhas simples, em harmonia com o mobiliário que caracteriza as salas de estar neste estilo.

Salas de estar minimalistas

Sala de estar nórdica

As lâmpadas de filamento e os fios expostos são uma opção muito interessante. Candeeiros suspensos com um toque industrial também irão perfeitamente com a nossa sala de estar em estilo nórdico.

Na realidade, temos disponível uma grande variedade de candeeiros de estilo nórdico. Só temos de nos lembrar que os desenhos não devem ser exagerados.

Salas de estar nórdicas

Sala de estar Vintage

Aqui os candeeiros suspensos são os protagonistas, especialmente com acabamentos metálicos, imitando cobre ou latão, e com braços múltiplos.

Mais uma vez, as lâmpadas que recriam o aspecto de lâmpadas de filamentos antigos são o par perfeito para estas candeeiros retro e vintage.

Salas Vintage

Sala de estar colonial

Neste caso, podemos escolher modelos mais rústicos que utilizam materiais naturais, como a madeira. Os candeeiros com abajures de linhas rectas são os mais populares.

Dado o aspecto pesado do mobiliário utilizado para decorar uma sala de estar de estilo colonial, tentaremos não preencher demasiado o espaço.

Salões coloniais