3 passos para escolher a lâmpada perfeita

Quando somos confrontados com a compra de um novo produto, podem surgir muitas questões que temos de resolver para fazer a escolha certa. De seguida, veremos os passos fundamentais que podemos seguir para escolher a lâmpada ideal.

Os princípios básicos da lâmpada eléctrica perfeita

Se vamos substituir as nossas lâmpadas actuais por lâmpadas novas, a opção mais inteligente é comprar lâmpadas LED. Os LEDs são conhecidos pela sua elevada eficiência energética, reduzindo o consumo de eletricidade até 90% em comparação com uma lâmpada incandescente que emite a mesma quantidade de luz.

Produtos recomendados

A durabilidade é também outro ponto a seu favor. O seu tempo de vida mede-se em dezenas de milhares de horas de utilização. São muito resistentes a uma grande variedade de agentes externos e não contêm elementos poluentes.

1º – De que tomada necessito?

O casquilho é a parte da lâmpada onde se realiza a ligação eléctrica. Pode assumir uma grande variedade de formas, mas, felizmente, a grande maioria das lâmpadas mais utilizadas pertence a um dos seguintes tipos.

Os dois tipos de lâmpadas mais comuns são, sem dúvida, as lâmpadas de rosca larga, cujo nome oficial é E27, e as de rosca fina, chamadas E14.

Lâmpadas LED com casquilho E27 e E14
Lâmpadas LED com casquilho E27 e E14

As lâmpadas de halogéneo que são ligadas através de dois pinos finos são MR16 e as que têm fichas GU10 mais grossas.

Lâmpadas LED com ligações MR16 e GU10
Lâmpadas LED com ligações MR16 e GU10

Para ver todos os tipos de ligação disponíveis, pode consultar o nosso guia de tipos de casquilhos de lâmpadas.

2º – De que potência necessito?

A comparação de watts já não serve para saber qual a lâmpada que dá mais luz, serve apenas para saber qual a que consome mais energia. A quantidade de luz (luminosidade) mede-se em lúmens e é isso que devemos ter em conta para comparar as lâmpadas, quer utilizem a mesma tecnologia ou não.

Por exemplo, se tivéssemos uma lâmpada incandescente de 100W, teríamos uma luminosidade de cerca de 1.000 lúmens. Com uma das nossas lâmpadas LED A60 de 12W, teremos 1.129 lúmens. Portanto, obteremos uma poupança de 88%. Para nos guiar nesta conversão, no EfectoLED elaborámos uma tabela de equivalências LED. Em qualquer caso, esta tabela é apenas um guia, pois existem diferentes tipos de luminárias que podem dar mais luz com o mesmo consumo.

3º – Luz branca, fria ou neutra?

Finalmente, há que escolher a cor de luz que melhor se adapta ao local onde se encontra a luminária. Numa casa, a luz quente é normalmente utilizada em salas de estar e quartos para criar ambientes acolhedores, a luz fria na cozinha onde é necessária muita luz para preparar e cozinhar os alimentos e a luz neutra nas casas de banho, pois é a mais recomendada para aplicar a maquilhagem.

temperatura de cor LED

Em última análise, a escolha de uma ou outra temperatura de cor dependerá dos gostos de cada pessoa, das actividades que se realizam no espaço e do ambiente que se pretende criar.

Seguindo estes três passos, podemos ter a certeza de que vamos comprar a lâmpada LED que realmente se adapta ao que precisamos, a lâmpada perfeita.