A bricolage (do it yourself) está cada vez mais na moda e o mundo da iluminação não é exceção. Para fazer um candeeiro você mesmo, não precisa de ser eletricista. Tudo o que precisa é de alguns materiais, como tecido ou papel, um pouco de habilidade e muita vontade de criar algo único.
Na EfectoLED gostamos de pessoas criativas e é por isso que lhe facilitamos a vida, pois temos uma gama completa de candeeiros DIY. Aqui encontrará as diferentes partes essenciais de um candeeiro que pode combinar para criar o seu próprio candeeiro personalizado.
Elementos de um candeeiro DIY
Em primeiro lugar, temos as rosáceas. A roseta é a peça que serve para disfarçar ou embelezar o buraco no teto por onde saem os fios da nossa instalação eléctrica. São feitas de cerâmica e podem ser encontradas em diferentes cores. Também dispomos de uma rosácea com capacidade para até seis lâmpadas. Com uma distribuição de 5 orifícios nas extremidades e um orifício central para a cablagem, permite-lhe criar os seus próprios desenhos. Fabricada em alumínio, um material que proporciona resistência e leveza, é perfeita para suportar um peso considerável. Neste caso, está disponível em preto ou branco, cores que podem ser combinadas com qualquer estilo.
A gama “faça você mesmo” inclui também suportes para candeeiros. Estes estão disponíveis na mesma gama de cores que os fleurons e são igualmente feitos de cerâmica. É nesta parte que a lâmpada é colocada e a ligação eléctrica fica perfeitamente protegida.
Não podemos esquecer a cablagem. É um elemento a que normalmente não damos muita importância, talvez porque o que se destaca é o casquilho, que é normalmente o que mais olhamos ou o que nos chama a atenção. Pode escolher o cabo para o seu candeeiro de bricolage entre as diferentes cores e desenhos que lhe propomos. Estes cabos são fabricados em PVC, um material de grande durabilidade e resistência. Tudo isto é garantido pelo certificado VDE que assegura a sua elevada qualidade e fiabilidade.
Produtos recomendados
Personalize o seu candeeiro DIY
Uma óptima ideia para criar o seu abajur faça-você-mesmo é utilizar a técnica japonesa do origami. Esta técnica segue um padrão definido e repetitivo de dobras, normalmente de papel, para criar uma variedade de formas. Algumas formas requerem uma junção de peças, enquanto outras são contínuas no mesmo papel. Dependendo da opacidade pretendida, podem ser utilizados diferentes materiais, como cartão, folha de alumínio, papel vegetal ou papel japonês.
O tipo de iluminação a utilizar deve ser sempre tido em conta. Isto é importante porque, se a lâmpada estiver acesa durante muito tempo, se o papel estiver demasiado próximo da lâmpada ou se a lâmpada emitir muito calor, a lâmpada pode ficar danificada ou queimada. Para evitar que isto aconteça, recomendamos qualquer uma das nossas lâmpadas LED que, sendo LED, geram uma quantidade mínima de calor.
Se quiser dar um toque especial ao seu design, recomendamos as lâmpadas reguláveis ou as lâmpadas RGB, perfeitas para desfrutar da iluminação consoante a hora do dia.
Abaixo, pode ver como fica depois de terminado. Neste caso, basta utilizar folhas de papel cuidadosamente unidas, seguindo um padrão, para obter um candeeiro magnífico no mais puro estilo “faça você mesmo”.
Este é um exemplo fácil, perfeito para se iniciar no mundo dos candeeiros personalizados. Depois de o dominar, não vai querer esperar para começar o próximo, incorporando novas técnicas e fazendo desenhos mais elaborados.
Se tem consciência ambiental, se as suas ideias são sempre sustentáveis e se utiliza materiais orgânicos ou reciclados, é isto que procurava para decorar a sua casa, o candeeiro de abóbora.
O candeeiro da imagem é obra do artista polaco Przemek Krawczynski, criador da marca Calabarte. Przemek passa o seu tempo a criar candeeiros a partir de abóboras. Qualquer variedade pode ser utilizada para este tipo de trabalho, mas a mais comum é a chamada “Peregrina”, porque o interior está vazio, pelo que é necessário menos trabalho. Os seus designs são únicos e impressionantes, com desenhos e padrões que, uma vez instalada a lâmpada no interior, são projectados. Certamente que não o deixarão indiferente.
Junte-se ao movimento DIY e partilhe connosco as suas criações.