O papel da iluminação LED num plano de emergência

No âmbito de um plano de autoproteção e de emergência, a iluminação desempenha um papel fundamental. Ter uma fonte de luz que é activada quando o fornecimento de eletricidade falha protege-nos de acidentes e evita o pânico. É por isso que é muito importante dispor de uma iluminação de emergência adequada.

O papel da iluminação num plano de emergência

A iluminação de emergência é constituída por instalações destinadas a “assegurar, em caso de falha da alimentação eléctrica normal, a iluminação dos locais e dos acessos até às saídas, para uma eventual evacuação do público ou para iluminar outros pontos indicados“. Obviamente, a ligação deve ser automática e deve ser efectuada rapidamente após uma falha na alimentação geral de energia.

Que regulamentação rege a iluminação de emergência?

Em Espanha, as normas que regem o seu funcionamento encontram-se no Código Técnico da Edificação (CTE), o quadro regulamentar que define os requisitos básicos que os edifícios devem cumprir para serem seguros e habitáveis.

É de salientar que o CTE define as directrizes a seguir, mas não estabelece a forma como estas devem ser implementadas. Desta forma, o regulamento é mais flexível e permite a adoção de eventuais inovações tecnológicas, uma vez que não se limita a determinados procedimentos aceites.

Os requisitos técnicos podem ser encontrados no Regulamento Eletrotécnico de Baixa Tensão (REBT).

Produtos recomendados

Onde é que é obrigatória a existência de iluminação de emergência?

O CTE, na sua secção SUA 4 (Segurança de utilização e acessibilidade), estabelece que os seguintes espaços devem ter iluminação de emergência:

  • Todos os recintos cuja ocupação seja superior a 100 pessoas.
  • Os percursos desde qualquer origem de evacuação até ao espaço exterior seguro e às zonas de refúgio, incluindo as próprias zonas de refúgio, de acordo com as definições do Anexo A do DB SI.
  • Parques de estacionamento fechados ou cobertos com área superior a 100 m2, incluindo corredores e escadas de acesso ao exterior ou às zonas gerais do edifício.
  • Locais onde se encontram os equipamentos gerais das instalações de proteção contra incêndios e os de risco especial, indicados no DB-SI 1 (outra secção do CTE).
  • Instalações sanitárias gerais de andares em edifícios de uso público.
  • Locais onde se situam quadros eléctricos ou quadros de distribuição da instalação de iluminação das áreas acima referidas.
  • Sinalização de segurança.
  • Percursos acessíveis.

Localização da iluminação de emergência

As luzes de emergência devem estar situadas a uma altura mínima de 2 m acima do nível do solo e devem ser instaladas nas portas de saída, onde exista um perigo potencial ou onde se encontrem equipamentos de segurança. Devem ser considerados, no mínimo, os seguintes pontos:

  • Nas portas existentes nas vias de evacuação.
  • Nas escadas, de modo a que cada lanço de escadas seja diretamente iluminado.
  • Em qualquer outra mudança de nível.
  • Nas mudanças de direção e nos cruzamentos de corredores.

Que luzes devem ser incluídas num plano de emergência?

Dentro deste tipo de iluminação, podemos distinguir entre iluminação de segurança e iluminação de substituição.

Tipos de luces de emergencia

Iluminação de segurança

É a iluminação que nos permite evacuar um local em segurança ou realizar uma tarefa potencialmente perigosa antes de proceder à evacuação. É activada quando a iluminação geral falha ou quando a tensão desce abaixo de 70% do seu valor nominal. Obviamente, este tipo de iluminação é fixo e tem as suas próprias fontes de energia, como as baterias. Dentro da iluminação de segurança distinguimos:

Iluminação de evacuação

Permite reconhecer e utilizar os meios e as vias de evacuação. A iluminância mínima para o percurso de evacuação é de 1 lux ao nível do solo e de 5 lux onde se encontra o equipamento manual de proteção contra incêndios. Deve funcionar em caso de falha da alimentação eléctrica e durante pelo menos uma hora.

Iluminação de emergência

É a iluminação que facilita o acesso às vias de evacuação, evitando assim os obstáculos. Este tipo de iluminação ambiente permite igualmente evitar qualquer risco de pânico.

Iluminação de zonas de risco

É a iluminação que garante a segurança das pessoas envolvidas em actividades que podem envolver um certo risco. Deve poder permanecer em funcionamento o tempo suficiente para interromper a atividade com segurança e deve fornecer um nível de iluminação de 15 lux ou 10% da iluminação normal, consoante o que for mais elevado.

Iluminação de substituição

É a parte da iluminação de emergência que permite a continuação das actividades normais. Se fornecer um nível de iluminação inferior ao da iluminação normal, deve ser utilizada apenas para concluir os trabalhos em segurança.

Modelos de iluminação de emergência LED

De seguida, vamos mostrar-lhe alguns dos elementos de iluminação de emergência LED que podemos encontrar na nossa loja de iluminação online, EfectoLED.

Luz de Emergência LED 3W

É a típica luz que se coloca perto das saídas. Está disponível com luz e sem luz permanente.

Luz de emergencia LED
Um dos tipos mais difundidos de luz de emergência LED.

Luminária embutida de emergência LED 5W Iluminação linear

A melhor escolha para iluminar as vias de evacuação porque ilumina num ângulo de 120° / 30°, o que optimiza a luz ao longo da via de evacuação.

Foco downlight LED de emergencia
Downlight de emergência LED ideal para corredores.

Kit de sinalização de emergência LED

O sinal típico que indica a saída ou a direção em que se encontra. Pode ser instalado de várias formas, no teto ou na parede.

Cartel de emergencia LED
Os sinais de emergência são essenciais para indicar a saída ou a localização dos extintores de incêndio.

Painéis LED com luz de emergência

Outra opção é instalar painéis que podem funcionar quando há uma falha de energia. Embora a luz que emitem em modo de emergência seja menor do que a emitida da forma habitual, são uma forma simples de ter um sistema de iluminação de emergência sem instalar elementos adicionais.

A iluminação LED desempenha um papel fundamental em qualquer plano de emergência e, por isso, é da maior importância dispor de todos os elementos necessários para que, em caso de corte de energia, as tarefas em curso possam ser concluídas em segurança e a área possa ser evacuada em segurança.