Cozinhas, garagens, corredores… tubos fluorescentes estão presentes há muitos anos em instalações eléctricas em todo o mundo. Com a chegada da tecnologia LED, os antigos e ineficientes tubos fluorescentes estão a ser substituídos pelos novos tubos LED, que oferecem poupança e maior eficiência.
Os tubos LED oferecem maior poupança e eficiência do que os antigos tubos fluorescentes, para além de serem um produto amigo do ambiente.

Contenido
Se precisa de renovar as suas instalações eléctricas e quer saber como trocar um tubo fluorescente por um tubo LED, agora pode fazê-lo com este simples guia que preparámos com efeitoLED, vamos começar!
Vantagens da substituição de fluorescentes por tubos LED
Lo primero que debes saber a la hora de dar el salto a la tecnología LED son las principales ventajas y características de los tubos LED. A A primeira coisa que precisa de saber ao dar o salto para a tecnologia LED são as principais vantagens e características dos tubos LED. À primeira vista é difícil diferenciar os tubos antigos dos novos com tecnologia LED, e como não queremos que estripe o seu novo e novinho tubo LED, destacamos as principais diferenças internas e as suas vantagens:
Amigo do ambiente: os antigos tubos fluorescentes emitem luz devido à reacção química que ocorre no seu interior quando a corrente eléctrica passa através do vapor de mercúrio que eles contêm. Esta reacção produz luz ultravioleta, que é absorvida pelos químicos que cobrem o interior do tubo, para a transformar em luz visível. Os tubos LED não contêm quaisquer elementos químicos no seu interior e, por conseguinte, são uma alternativa muito mais ecológica.
- Amigo do ambiente: os antigos tubos fluorescentes emitem luz devido à reacção química que ocorre no seu interior quando a corrente eléctrica passa através do vapor de mercúrio que eles contêm. Esta reacção produz luz ultravioleta, que é absorvida pelos químicos que cobrem o interior do tubo, para a transformar em luz visível. Os tubos LED não contêm quaisquer elementos químicos no seu interior e, por conseguinte, são uma alternativa muito mais ecológica.
- E duram e duram e duram: os tubos LED podem durar mais de 50.000 horas, contra 10.000 horas para um bom tubo fluorescente. Estamos a falar de 500% de duração, quase nada!
- Acabou-se o lastro e o arrancador: os novos tubos LED passam sem estes elementos necessários para o funcionamento dos tubos fluorescentes. Para além de nos libertar do consumo gerado por estes dois componentes, torna a instalação dos novos tubos o mais fácil possível.
- Maior eficiência: ao contrário dos tubos fluorescentes que necessitam de uma campânula reflectora externa para redireccionar a luz que emitem para o tecto, os tubos LED são direccionais, emitindo luz apenas numa direcção, o que significa um grande aumento de eficiência. Outro ponto positivo a acrescentar à conta poupança LED.
- Acendem instantaneamente: não há mais espera e cintilação sempre que se precisa de entrar na cozinha, os tubos LED não precisam de ser carregados e não cintilam quando ligados. E não afecta o número de vezes que os liga e desliga.
Guia passo-a-passo para a mudança de fluorescentes para LED
Aqui estão os passos para começar a poupar com a instalação de tubos LED:
1. Desligar a energia eléctrica

O mais importante para começar é certificar-se de que a corrente não está ligada, o que nos impedirá de nos assustarmos. Aqui pode ver a configuração clássica dos tubos fluorescentes, com o balastro e o arrancador acompanhados até ao tubo e sendo essenciais para o seu funcionamento, com os novos tubos LED podemos dizer adeus para sempre.
2. Retirar o lastro e o arrancador

Para remover o lastro e o arrancador do tubo fluorescente, basta cortar o fio NEUTRAL (fio azul) ligado ao lastro e removê-lo. Repetir a mesma operação com o fio PHASE (fio castanho, preto ou cinzento) que liga o arrancador.
3. Substituir a lâmpada fluorescente com o LED
Agora vamos estabelecer uma ligação directa ao nosso tubo, mas devemos ter em conta o tipo de tubo LED que temos.
- Opção A: De um lado estão os últimos tubos que foram lançados no mercado e que têm apenas uma ligação lateral, à qual ligaremos o cabo NEUTRAL a um dos pinos metálicos da extremidade do suporte do tubo em que o condutor é colocado, e o cabo PHASE ao outro pino da mesma extremidade do tubo. Os tubos incluem um autocolante de informação para localizar a extremidade correcta do tubo para fazer a ligação.

- Opção B: A outra opção requer a ligação do cabo NEUTRAL aos dois pinos de uma extremidade do tubo e do cabo PHASE aos outros dois pinos da outra extremidade do tubo.

4. Ligar a corrente e ligar
Finalmente, voltar a ligar a corrente e verificar se o tubo funciona. Verá que a irritante cintilação das luzes na cozinha terminou graças à rápida iluminação dos novos tubos LED, uma das suas principais características.
Esperamos que o nosso guia tenha sido de grande ajuda para si e que possa usufruir de todas as vantagens que os tubos de iluminação LED oferecem. Lembre-se que na nossa loja online efectoLED encontrará uma vasta gama de tubos LED para renovar a iluminação da sua casa ou empresa.