Iluminação LED: presente e futuro da iluminação

A iluminação LED é um tipo de luz que surgiu como um passo intermédio entre as lâmpadas tradicionais e as lâmpadas economizadoras de energia. É uma tecnologia mais avançada que está destinada a ser a luz do futuro.

Para além das vantagens económicas que oferece, a iluminação LED desempenha também um papel ambientalmente responsável, pois poupa muito mais energia e é não tóxica.

O que é que a iluminação LED tem de tão especial?

Este sistema de iluminação LED consiste num díodo ou pequeno dispositivo revestido de plástico com um ‘fio’ semicondutor no interior que, quando é aplicada uma corrente eléctrica, emite luz de uma cor pré-determinada. Esta cor depende do material de que é feita. Até agora, havia cores vermelho e azul, mas o branco, muito mais recente, não tinha sido obtido.

LED significa “Light Emitting Diode” (Díodo Emissor de Luz).

Embora pareça uma tecnologia recente, (o LED branco é comercializado desde 1997) a ideia original desta iluminação tem mais de 100 anos. Desde que a iluminação LED chegou às lojas, o seu preço foi adaptado para a tornar cada vez mais acessível e muito mais eficiente do que outras fontes de iluminação, o que a torna rapidamente amortizável.

Tecnologia LED

Como já detalhámos anteriormente, um LED não é mais do que um semicondutor. Portanto, a tecnologia LED consiste na união de materiais com propriedades especiais capazes de conduzir electricidade. Quando aplicamos uma voltagem ou tensão nas extremidades do LED, os electrões da fonte de alimentação de corrente contínua (CC) começam a fluir através do díodo. O excesso de energia que os electrões adquirem para poderem atravessar a barreira potencial é transformado em energia electromagnética, que é libertada, nesse preciso momento, sob a forma de um fotão de luz. Consoante o material semicondutor, a luz pode ser verde, azul, infravermelha, ultravioleta, etc.

Iluminação LED colorida

Conhecemos a iluminação LED mesmo antes de termos conhecimento dela. O primeiro contacto com as luzes LED foi através dos indicadores vermelho e verde de ligar/desligar e mais tarde através do díodo de infravermelhos para controlos remotos.

A cor de uma luz LED varia de acordo com o material ou “fio” semicondutor que emite luz quando uma corrente passa através dele. Consoante o material semicondutor escolhido (gálio, índio, alumínio…), a iluminação pode ser vermelha, azul, verde, âmbar, laranja ou ciano. A luz branca é obtida colocando LEDs vermelhos, azuis e verdes juntos (que podem causar efeitos estranhos nas sombras) ou adicionando fosforos para converter o azul em luz branca, semelhante ao que é feito nas lâmpadas fluorescentes.

Aplicações da iluminação LED

Hoje em dia, encontramos luzes LED em todo o lado, tanto em casas como na iluminação pública. A iluminação LED também conseguiu encontrar o seu lugar em sectores como a indústria automóvel e a publicidade, onde pode ser utilizada de uma forma muito versátil e eficiente.

Porque é que a iluminação LED é a iluminação do futuro

Apesar do facto de que ao comprar material LED é um pouco mais caro que outros tipos de iluminação economizadora de energia, tais como halogéneo e fluorescente, a iluminação LED é cada vez mais preferida tanto pelos profissionais como pelos utilizadores.

Hoje, é um candidato a continuar a evoluir para melhorar a versão actual que conhecemos e que é escolhida por estas razões:

  • A tecnologia LED consome muito menos do que outras luzes eficientes do ponto de vista energético. A poupança pode ir até 90% quando comparada com estes três tipos de iluminação economizadores de energia. E a boa notícia é que eles vão continuar a trabalhar para fazer ainda mais esta diferença.
  • As lâmpadas, tubos e outro material de iluminação LED têm uma vida média entre 20.000 e 50.000 horas, dependendo da qualidade das lâmpadas e dos seus LEDs. Mas isto equivale a 8 anos de vida se for mantido durante cerca de 2 horas por dia.
  • A iluminação LED é amiga do ambiente. Desde 2012, quando as lâmpadas incandescentes deixaram de ser produzidas devido ao seu elevado nível de poluição, os LED são a opção mais “verde”, uma vez que não contêm mercúrio ou outros materiais poluentes, e também não emitem raios UV ou infravermelhos.
  • Os LEDs iluminam-se mais rapidamente do que as lâmpadas incandescentes ou halógenas. Além disso, pode ser ligado e desligado tantas vezes quantas as necessárias sem reduzir a sua duração de vida.
  • O material de iluminação LED é capaz de resistir perfeitamente a vibrações e choques devido à sua estrutura em formato semicondutor. Continuarão a funcionar mesmo que a caixa de plástico que os protege esteja partida, ao contrário de outras tecnologias.
  • A luz LED é uniforme e não produz sombras na área iluminada. Além disso, tem uma variedade de cores e pode ser adaptada às necessidades do ambiente, por exemplo, a luz branca varia do branco puro a um branco mais quente.
  • A possibilidade de integração oferecida pela iluminação LED em qualquer ambiente, graças ao seu tamanho compacto e baixa temperatura, permite a possibilidade de conceber um espaço com diferentes pontos e variações de luz no mesmo local. Além disso, como na LFC, existe a possibilidade de regular a intensidade eléctrica em alguns modelos de iluminação LED, sendo uma opção muito útil para criar ambientes dinâmicos.
  • A iluminação LED tem mais lúmenes e menos consumo por cm2 do que os tubos fluorescentes e o halogéneo.

A tecnologia LED tem muitas vantagens, especialmente pela sua longa duração e design atractivo, para além das muitas possibilidades de utilização que oferece. Todas estas propriedades e benefícios reforçam a ideia de que os LEDs são a iluminação do futuro, embora, ainda hoje, haja necessidade de um trabalho de comunicação para demonstrar estas vantagens em relação a outros tipos de iluminação convencional.

Poderia acrescentar outras vantagens?