Cores dos cabos elétricos

Como já sabemos, existem dois tipos principais de instalações elétricas de corrente alternada: monofásicas e trifásicas. Os cabos elétricos em cada um deles podem desempenhar uma das três seguintes funções: fase, neutro e terra.

Aqui lhe diremos como podemos diferenciar um do outro graças à codificação por cores dos cabos elétricos.

Deve-se notar que internamente os três cabos são os mesmos, eles diferem apenas na cor da capa.

Norma IEC 60446

Esta é a norma da Comissão Eletrotécnica Internacional que indica as cores e/ou etiquetas para identificar cada tipo de cabo.

É a mais utilizada na Europa.

Podem ser usados preto, marrom, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, violeta, cinza, branco, rosa e turquesa. O verde e o amarelo podem ser usados desde que não causem confusão.

As combinações de cores também podem ser usadas, mas a combinação verde/amarelo só pode ser usada para identificar o terra.

Cor do cabo de fase

Antigamente, a cor marrom ou preta costumava ser usada para identificar o cabo de fase. Atualmente, a norma indica que, em instalações monofásicas, deve ser utilizada a cor marrom. Este cabo está etiquetado como L.

Cor cabo fase

Esta cor também identifica a primeira fase (L1) de uma instalação trifásica, sendo as seguintes fases: preta (L2) e cinza (L3).

Não é de surpreender que em alguns casos também encontremos fios cinza para identificar a fase em uma instalação doméstica.

Cor do cabo neutro

O neutro, se seguirmos a IEC 60446, mantém a cor azul das versões anteriores da norma. Sua etiqueta é N.

Cor cabo neutro

Cor do cabo terra

O cabo terra é descrito como verde-amarelo. Na maioria dos casos, ele é na verdade verde com uma linha amarela. Estes condutores não têm marca.

Cor cabo terra

Cores de cabos antigos no Reino Unido

Ainda que atualmente sigam os regulamentos da Comissão Eletrotécnica Internacional, isso não era o caso há alguns anos. Por este motivo, é possível encontrar instalações com outras cores de cabos, por exemplo:

  • Fase: Vermelho (monofásica). Vermelho, amarelo e azul (trifásica).
  • Neutro: Preto.
  • Terra: Verde-amarelo.

Tabela de cores dos cabos elétricos AC

 EtiquetaIECUK (Velho)USA
TerraVerde-amareloVerde-amareloSem capa
Verde
Verde-amarelo
NeutroNAzulPretoBranco
Cinza
Fase (monofásica)LMarromVermelhoPreto
Fase (trifásica)L1MarromVermelhoPreto
Fase (trifásica)L2PretoAmareloVermelho
Fase (trifásica)L3CinzaAzulAzul

Qual é a finalidade dos fios neutro, fase e terra?

Nas instalações domésticas é usual e o que a regulamentação indica é ter três fios: fase, neutro e terra.

O fio fase é o que transporta a corrente e deve ser manuseado com muito cuidado. Se vamos fazer qualquer tipo de trabalho, como colocar uma lâmpada, sempre desligamos a energia do quadro de luz.

O fio neutro é aquele que fecha o circuito permitindo que a eletricidade circule pela instalação fazendo funcionar os aparelhos que temos ligados. Se só tivermos o fio fase, o circuito fica aberto e os electrões não podem viajar.

O fio terra é aquele que nos protege de qualquer incidente. Se houver um curto-circuito, a corrente passaria por este fio até à terra. De facto, este cabo vai desde o ponto de luz até ao quadro elétrico e continua até um espigão que se encontra no subsolo, daí o seu nome.