As lâmpadas LED reguláveis permitem-nos brincar com a potência da luz emitida, criando atmosferas diferentes ao alterar o aspecto visual e o estado de espírito do espaço. É importante notar que, para além da própria lâmpada, precisamos de um dimmer para podermos ajustar a intensidade da luz. Há também produtos que podem ser utilizados para controlar o tom da luz, o que nos permite criar a atmosfera perfeita em casa.
Na nossa loja de iluminação online efectoLED temos controladores de regulação da intensidade luminosa especialmente concebidos para a iluminação LED.
É aconselhável não comprar lâmpadas LED com regulação de fluxo luminoso sem primeiro seleccionar um regulador de fluxo luminoso adequado. Desta forma, já saberá a carga máxima que o regulador de regulação de fluxo luminoso pode suportar e escolher a potência das lâmpadas de acordo com este valor.
Dividir as lâmpadas numa divisão entre mais de um regulador de fluxo luminoso dá-nos mais controlo, permitindo-nos ajustar os níveis de luz por zonas e criar um espaço multifuncional.
As lâmpadas que funcionam nativamente em corrente contínua são sempre reguláveis em intensidade luminosa. Por outro lado, as lâmpadas que têm um condutor para converter a corrente alternada, tais como LEDs, devem ser fabricadas especificamente para que possam ser reguladas em intensidade da luz. Caso contrário, podemos ter problemas com cintilação, escurecimento incorrecto ou mesmo danificar as próprias lâmpadas.
Vantagens das lâmpadas de LED com regulação de fluxo luminoso
Ao optar por iluminação regulável, é evidente que conseguimos melhorar o conforto de qualquer espaço, uma vez que teremos sempre a quantidade certa de luz disponível para a actividade que estamos a realizar.
Por outro lado, quando estamos a utilizar lâmpadas LED com regulação de fluxo luminoso abaixo da sua intensidade máxima, estamos a reduzir o consumo de electricidade. Por exemplo, se tivermos dez lâmpadas de 7W a funcionar a 50%, o consumo não seria de 70W, mas de cerca de 56W. Por outras palavras, poupamos 40% da potência regulada. Além disso, uma luminária que esteja a trabalhar abaixo da sua potência nominal dura mais tempo e reduz assim os custos de substituição.
Produtos recomendados
As minhas novas lâmpadas cintilam ou não podem ser atenuadas, porquê?
Estes problemas são muito comuns quando decidimos actualizar as nossas lâmpadas com regulação de fluxo luminoso para LED, mas não consideramos a renovação do resto da instalação. Para evitar qualquer destes problemas, é altamente recomendável mudar não só as lâmpadas, mas também o regulador de fluxo luminoso e eliminar, se existir, o transformador de 12V e optar por luminárias que funcionam directamente a 220V.
A cintilação é inerente à combinação da fonte de luz e da electrónica associada. Mesmo as lâmpadas incandescentes tradicionais exibem alguma cintilação quando a tensão de alimentação passa de 0V, e isto ocorre até 120 vezes por segundo. Neste caso, o tempo que decorre não é suficientemente longo para o filamento arrefecer e parar a iluminação. Mas com a iluminação LED, alguns microssegundos são suficientes para que ele se desligue completamente.
Isto acontece principalmente por duas razões. A primeira deve-se à carga mínima do próprio dimmer, que pode ser demasiado elevada para “detectar” correctamente as lâmpadas, especialmente quando o dimmer está abaixo dos 50% de intensidade. Também pode acontecer que nunca possamos baixar a intensidade luminosa abaixo de um determinado limiar devido à baixa carga que temos com as lâmpadas LED com regulação de fluxo luminoso.
A segunda e mais comum razão é a incompatibilidade do regulador de intensidade da luz com as luminárias LED. Isto acontece principalmente quando actualizamos apenas as lâmpadas, deixando o condutor existente no lugar. De facto, se o dimmer pré-existente funcionar por impulsos, pode danificar o condutor interno das lâmpadas LED com regulação de fluxo luminoso, deixando-as inutilizáveis.
Na EfectoLED temos dimmers, lâmpadas, luzes de tecto e placas reguláveis que se adaptarão perfeitamente às nossas necessidades e nos permitirão criar um número infinito de ambientes.