Guia para planejar a iluminação de uma habitação

O planejamento da iluminação numa habitação pode causar mais do que uma dor de cabeça. Nesta ocasião tentaremos mostrar-lhe algumas orientações que servirão de guia para responder a perguntas tais como: Quantos pontos de luz preciso? Como tenho de os distribuir? Entre outros.

Onde começar a planejar a iluminação

A primeira coisa a ter em conta são as dimensões do espaço, tanto os metros quadrados como a altura do teto, e se se trata de um espaço completamente em plano aberto.

Iluminação da sala de estar

Além disso, como já recomendamos em várias ocasiões, é importante saber para que é que a habitação vai ser utilizada. As atividades que têm lugar no espaço são fundamentais para planejar a iluminação de uma habitação e decidir o tipo de luz necessária.

É interessante ver alguns dos nossos artigos sobre como iluminar espaços (quartos, lojas…) nos quais explicamos os diferentes níveis de iluminação sobre os quais devemos basear a nossa distribuição.

Quantos pontos de luz preciso?

A forma mais simples de estimar a quantidade de luz necessária para iluminar uma habitação é, se utilizar iluminação LED, utilizar cerca de 4W por metro quadrado. Por exemplo, numa sala de 3m x 2,5m precisaríamos de cerca de 30W.

Sótão com luz natural

Se decidirmos utilizar downlights de 6W para iluminar a habitação, 5 unidades seriam suficientes, mas seria aconselhável instalar 6 unidades para uma iluminação mais uniforme.

Como a altura do teto influencia a iluminação

A altura do teto influencia dois aspectos fundamentais na escolha e posicionamento das luminárias: o espaçamento das luzes e a luminosidade das luminárias.

O espaçamento mais comum entre pontos de luz é de 1m ou 1,2m. Se tivermos em conta que o teto está geralmente a uma altura de cerca de 2,40 metros, podemos deduzir que o espaçamento entre luminárias é aproximadamente metade da altura do espaço.

Por outro lado, se os tetos forem mais altos do que o habitual, precisaremos de downlights para fornecer mais luz.

Separação de luzes das paredes

Como já vimos, a altura do espaço influencia o espaçamento entre as luminárias. Para além disso, iremos tirar um espaçamento de 50 ou 60cm das paredes.

Localização dos pontos de luz

Voltando à nossa habitação de exemplo de 7,5 metros quadrados, concluímos que com 6 x 6W downlights teremos iluminação geral suficiente.

Distribuição de pontos de luz no espaço

Tentaremos sempre assegurar que a iluminação seja tão homogénea quanto possível. Como é uma habitação retangular, é mais fácil organizar as luzes de forma equidistante.

Planejar a iluminação de uma habitação passo a passo

Uma vez que tenhamos clareza sobre o básico, é tempo de fazer um plano de iluminação passo a passo de um espaço mais realista. Os únicos materiais de que precisamos são um lápis, uma fita métrica, uma régua e uma folha de papel, melhor se tiver algum tipo de grelha.

1. Medição do espaço

A primeira coisa a fazer é medir a habitação e desenhá-la à escala em papel, marcando a localização de portas, janelas, chaminé, etc.

Uma das escalas mais utilizadas é de 1:50, onde cada metro real é representado por 2cm no papel.

Depois desenharemos todo o mobiliário da habitação.

2. Decidir sobre a utilização de cada área do espaço

Como já mencionamos, é importante prever a utilização e as atividades a serem realizadas em cada habitação ou em certas partes da mesma.

Pode verificar aqui os níveis de luz recomendados em diferentes divisões de uma casa.

Uma habitação multifuncional necessita de um sistema de iluminação que se adapte às diferentes tarefas que nela se realizam.

Quarto de dormir com iluminação LED

Numa sala de jantar existem duas áreas claramente diferenciadas. Na zona de jantar teremos de concentrar a luz sobre a mesa e na zona de estar uma luz ambiente suave será suficiente.

Se for também um leitor ávido, será muito útil ter uma luz de leitura.

É também nesta fase que temos de decidir se estamos interessados em destacar quaisquer elementos arquitectónicos ou decorativos.

Produtos recomendados

3. Localização das luminárias

Agora que sabemos onde vamos precisar da luz, vamos desenhar os pontos de luz e marcar as “zonas de influência” de cada um. Para calcular estas zonas podemos utilizar as equações que apresentamos no poste sobre o ângulo de abertura do LED.

Como guia, uma luminária com uma abertura de 120º a uma altura de 2,40 metros ilumina um diâmetro de pouco mais de 8 metros ao nível do solo. Se for utilizada uma abertura de 90º, a área coberta seria reduzida a uma circunferência de 4,8 metros de diâmetro.

Diferentes ângulos de abertura da luz à mesma altura
Luminarias con diferentes ángulos de apertura a 3m de altura.

Se quiséssemos que os feixes de luz destas luminárias atravessassem um metro acima do solo, teríamos de separar as luzes por 4,85 e 2,8 metros, respectivamente.

Se vamos realizar uma nova construção ou renovação, a localização dos interruptores e tomadas deve ser tida em conta.

Um tipo de luminária para cada função

Há uma multiplicidade de candeeiros, candeeiros de parede, downlights, etc. que podemos escolher para iluminar uma habitação, sendo os principais:

  • Luminárias de parede: São normalmente utilizadas para ambientação e como complemento da iluminação geral. São candeeiros de parede ou luzes de parede que normalmente não fornecem uma grande quantidade de luz, mas são essenciais para a iluminação de qualquer espaço.
  • Luminárias de teto: Estes são os elementos básicos na iluminação geral. Luzes de teto, downlights ou candeeiros de teto com um amplo ângulo de abertura são geralmente utilizados para que a distribuição da luz seja a mais uniforme possível.
  • Luzes decorativas: O exemplo mais típico deste tipo de luz são as fitas de LED que instalamos, por exemplo, na moldagem do teto. Embora não sejam essenciais, acrescentam estilo e personalidade extra.
  • Luzes de trabalho: Embora o trabalho possa não ser o nome mais exacto, permite diferenciá-los claramente de outros tipos de luminárias. São candeeiros que são utilizadas para tarefas específicas, tais como a leitura, que têm requisitos de luz mais específicos. Os candeeiros de chão ou de mesa são os mais comuns.

Mesmo assim, podemos encontrar modelos que podem ser ajustados a diferentes papéis no nosso planejamento. Por exemplo, uma luz descendente direcional de parede pode ser uma luz ambiente perfeita, ou uma luz de parede ao lado da cabeceira pode ser uma luz de leitura muito prática.

Esperamos que, seguindo estes passos, consiga tornar todos os seus projetos de iluminação uma realidade. Como sempre, pode deixar quaisquer perguntas nos comentários.