O que é um disjuntor e como ele funciona?

Um disjuntor é um interruptor automático que corta a corrente elétrica se certas condições forem atendidas. Serve para proteger pessoas e dispositivos elétricos.

Em contraste com os fusíveis, que são de uso único, um disjuntor pode ser reiniciado desde que as causas que o desencadearam tenham sido resolvidas.

Características dos disjuntores elétricos

Ao adquirir um destes componentes eléctricos, devemos ter em conta algumas características:

  • Tensão de trabalho: Tensão para a qual eles são projetados. Eles podem ser monofásicos ou trifásicos.
  • Intensidade nominal: Como no caso da tensão, este é o valor da corrente de trabalho.
  • Poder de corte: A intensidade máxima de corrente que pode interromper.
  • Poder de fechamento: Intensidade máxima de corrente que pode ser suportada sem danos.
  • Número de pólos: O número de conectores que podem ser conectados ao dispositivo.
Interruptor automático de 4 pólos

Tipos de disjuntores

Os principais tipos de disjuntores são:

  • Disjuntor térmico
  • Disjuntor magnético
  • Disjuntor magnético-térmico
  • Disjuntor diferencial.

Abaixo detalharemos aqueles mais utilizados em instalações domésticas, como o disjuntor magnético-térmico e o disjuntor diferencial.

Disjuntor magnético-térmico

Este dispositivo, mais conhecido como um magnético-térmico , é responsável por cortar a corrente quando ela excede um determinado limite. Eles protegem o resto da instalação e os equipamentos conectados a ela de possíveis sobrecargas e curtos-circuitos.

Esquema de disjuntor magneto-térmico

Como já vimos ao falar da instalação elétrica de uma casa, cada um dos circuitos que são instalados tem seu próprio Disjuntor magnético-térmico.

Um tipo especial é a proteção do motor, que é muito comum em ambientes industriais. Seu comportamento é exatamente o mesmo, mas é projetado para suportar os picos de corrente gerados durante a partida dos motores elétricos.

Disjuntor diferencial

O disjuntor ou interruptor diferencial é o encarregado de proteger às pessoas de choques elétricos. Funciona em conjunto com a ligação do terra de todos os elementos da instalação.

Esquema disjuntor diferencial

Este dispositivo compara a intensidade que entra no circuito com a intensidade que sai. Se tudo estiver correto, eles devem ser os mesmos e o interruptor deve permanecer fechado, permitindo a passagem de eletricidade. Se, por exemplo, entrássemos em contato com qualquer parte da instalação e sofrêssemos uma descarga, a intensidade de saída seria menor, ativando o interruptor que cortaria a corrente.

Deve-se notar que os diferenciais incorporam um botão de teste para verificar se eles estão funcionando corretamente. Dada sua importância na proteção da vida das pessoas, é muito importante que verifiquemos se ainda estão em perfeitas condições (apertando este botão) de vez em quando.

Produtos recomendados

Localização dos disjuntores

Os diferentes tipos de disjuntores são instalados no quadro elétrico. A configuração mais comum é ter o interruptor principal e imediatamente após ele o diferencial, do qual ” penduram ” os disjuntores magnético-térmicos de cada um dos circuitos da instalação.

Esquema dos disjuntores em um quadro elétrico

O ICP, se presente, é instalado acima do interruptor principal, mas com medidores digitais este dispositivo não é mais necessário.

Como podemos ver, os disjuntores são elementos básicos de segurança em instalações elétricas e protegem aparelhos elétricos e pessoas. Você tem alguma dúvida sobre os disjuntores elétricos? Deixe-nos um comentário.