Guia para a compra de uma lâmpada LED de qualidade

Ao comprar qualquer produto, é importante ter certos conceitos claros para saber se o que estamos a adquirir é de qualidade. No mundo da iluminação isto não é excepção e, actualmente, com a quantidade de lojas e informações a que estamos expostos, pode ser difícil separar o trigo do joio. Aqui estão algumas directrizes para o ajudar a saber se está a escolher uma lâmpada LED de qualidade quando faz uma compra.

Como saber se uma lâmpada é uma lâmpada de qualidade?

Sem dúvida, o método mais eficaz para saber com toda a certeza se um produto é de qualidade é efectuar uma análise do mesmo. Neste caso, devemos verificar vários aspectos, tais como se o desempenho real da lâmpada está de acordo com as especificações do vendedor. Verificar se durante o funcionamento, parâmetros como a temperatura permanecem dentro da razão e, claro, examinar todos os aspectos electrónicos e outros aspectos construtivos da lâmpada.

Produtos recomendados

Para avaliar realmente a qualidade de fabrico, é necessário abrir o produto e ver o seu conteúdo. Verificaremos se a placa contendo os LEDs está em contacto (com a pasta térmica correspondente) com o dissipador de calor, verificaremos se a electrónica que compõe o condutor é suficiente e analisaremos a limpeza e a qualidade da soldadura. A única desvantagem é que tem de comprar pelo menos uma lâmpada, desmontá-la e ter um conhecimento mínimo de electrónica para saber o que se está a ver.

Diferentes drivers LED

Se estiver a ler isto e não tiver ideia do que é um condensador ou como deve ser uma solda quando é feita correctamente, não se preocupe. Nos pontos seguintes detalhamos algumas dicas simples para a escolha de uma lâmpada de qualidade.

Aspectos básicos para avaliar a qualidade de uma lâmpada de LED

A primeira coisa a fazer é comprar o seu bulbo a um retalhista de confiança. Se vamos fazer a compra através da Internet, devemos certificar-nos de que o website tem os respectivos dados fiscais e de contacto da empresa e que a informação fornecida é clara. Por outro lado, é essencial que todas as acções que envolvem o intercâmbio de informações sensíveis (processo de registo, acesso, pagamento) sejam levadas a cabo a partir de páginas seguras. Devemos igualmente prestar atenção à garantia oferecida.

A página de login para a conta de utilizador é segura e exibe "https".
Podemos ver que a página de acesso à conta de utilizador é segura (mostra “https”).

Quanto ao produto em si, é importante que tenha os certificados correspondentes que garantam a segurança, tais como a marcação CE ou o certificado RoHS, que restringe o uso de substâncias perigosas, tais como chumbo ou mercúrio. Existem outros tipos de certificados como os certificados TÜV, que são emitidos por organizações certificadoras alemãs (Technischer Überwachungs-Verein) e são considerados como estando entre os mais rigorosos do mundo. É muito provável que uma lâmpada LED de qualidade tenha os três certificados.

Do ponto de vista do desempenho, a qualidade de uma lâmpada é determinada pela sua vida útil, a eficiência dos seus LED (lúmenes por watt) e o índice de restituição de cor da luz emitida.

A luz deve ser adaptada à utilização que vamos dar ao espaço.
A luz deve ser adaptada à utilização que vamos fazer do espaço.

Neste ponto, é de notar que, ao adquirir qualquer elemento de iluminação, devemos seleccionar aquele que melhor se adapte às nossas necessidades. Isto significa escolher um sistema de iluminação que ofereça uma quantidade de luz suficiente para as actividades a realizar no espaço, com o ângulo de abertura e a temperatura da luz que cria a atmosfera desejada.

Pode consultar outros artigos neste blogue para ideias e dicas sobre como iluminar um quarto, escolhendo luzes de vaidade, luzes de escada e muito mais. Se precisar de ajuda para escolher, a nossa loja de iluminação LED online tem uma equipa fantástica de profissionais que responderão a quaisquer perguntas que possa ter e, claro, também pode deixar qualquer dúvida nos comentários.