Luz verde LED contra dores de cabeça

A dor de cabeça é uma das doenças mais comuns hoje em dia. A forma mais comum de a combater é usar drogas como o ibuprofeno, que está a ser cada vez mais abusado, ou pelo menos tem sido até agora.

Estudos do Dr. Mohab Ibrahim mostram que a utilização de luz verde LED pode reduzir significativamente as enxaquecas.

As origens da terapia com luz que elimina a dor crónica

A ideia surgiu das aparentemente bastante frequentes dores de cabeça do irmão do Dr. Mohab, que disse que estar sentado no parque junto às árvores o fazia sentir-se melhor e sem necessidade de medicação. O próprio Ibrahim tinha experimentado isto e perguntou-se qual poderia ser a causa. No início ele pensou que poderia ser porque o parque era um lugar calmo, mas o seu gabinete também lhe permitiu estar relaxado, e mesmo assim, não o libertou da dor. Depois pensou que talvez as árvores estivessem a libertar algum tipo de agente químico para o ar ou que era simplesmente a cor verde das suas folhas. Foi assim que começou a sentir os efeitos da luz verde sobre a dor crónica.

Dr. Mohab Ibrahim
Dr. Mohab Ibrahim

Experiências com ratos e testes clínicos

A experiência inicial foi levada a cabo em ratos de laboratório, que foram divididos em três grupos. O primeiro grupo foi colocado numa caixa transparente que permitiu que os ratos fossem imersos em luz. O segundo grupo foi colocado numa sala com luz verde e equipado com lentes de contacto que permitiram a passagem do comprimento de onda da luz verde. O terceiro grupo foi colocado em lentes de contacto opacas e não foram expostas à luz em momento algum.

O resultado foi que os ratos, originalmente a sofrer de dor neuropática, banhados em luz verde, exibiam uma maior tolerância a vários estímulos térmicos e tácteis que anteriormente lhes tinham causado dor. Não foram detectados efeitos secundários.

Caixa com luz LED verde onde os ratos eram mantidos
Caixa de luz verde LED na qual as ratazanas eram mantidas

Em pessoas com fibromialgia, foram efectuados testes clínicos cegos para estudar os efeitos da luz verde na atenuação da dor crónica causada por esta doença. Os participantes tiveram de olhar fixamente para uma faixa verde LED durante uma a duas horas por dia, durante um período de 10 dias. No final do teste, a dor foi reduzida em 40-50%.

O mistério da luz verde a reduzir as enxaquecas

A razão pela qual a luz verde LED pode reduzir significativamente a dor crónica permanece escondida. Pode ser puramente psicológica, mas os dados preliminares sugerem que este tipo de luz pode estar a modificar os níveis de certas substâncias no corpo que podem reduzir a dor e mesmo a inflamação no sistema nervoso.

A descoberta do Dr. Mohab Ibrahim seria certamente uma forma rentável de combater a dor crónica. Um problema que afecta milhões de pessoas de todas as idades.