Iluminação de destaque para decoração de interiores

O iluminação de realce é utilizado para criar interesse visual e é normalmente utilizado para iluminar um determinado objecto, superfície de trabalho, ou uma determinada direcção. Este tipo de iluminação é atraente e versátil e pode ser utilizado por si só ou como complemento de uma iluminação ambiente mais geral. A iluminação de destaque pode ser encontrada tanto em casa como em espaços públicos: restaurantes, hotéis, boutiques, escritórios ou galerias de arte.

iluminação de sotaque instalações comerciais

Esta iluminação de realce altera a luz para criar contrastes e destacar certas áreas de modo a focar a atenção nos detalhes, criando assim hierarquias visuais que guiam o olhar. O resultado é uma combinação de claro-escuro e sombras acentuadas que caracterizam o espaço.

Produtos recomendados

5 dicas para uma iluminação de acentuação bem sucedida

A iluminação de acentuação é muito atractiva na decoração se soubermos tirar o máximo partido dela, por isso queremos partilhar estas dicas sobre onde e como colocar a iluminação de acentuação.

Utilize a iluminação de realce para iluminar o que pretende destacar

Através da iluminação, temos a capacidade de dirigir a atenção para as coisas que queremos destacar numa sala. A iluminação tem o poder de trazer um drama visual a uma sala que só pode ser alcançado desta forma.

iluminação de realce

Brincar com a iluminação de fundo ou com a iluminação de cima

Se colocarmos uma luz por baixo ou por detrás de um objecto numa parede, conseguiremos um efeito de museu ao darmos a essa peça e objecto um efeito de auréola glamorosa.

casa de banho com sotaque

Utilizar holofotes para iluminação pontual

A utilização de iluminação para chamar a atenção para pontos focais numa sala pode realmente fazer a diferença. Os holofotes são o melhor suporte para dirigir uma luz de ângulo estreito.

Os trilhos são uma solução para dirigir diferentes pontos de luz em diferentes direcções.

iluminação monofásica com acento de pista

Originalmente utilizados apenas em instalações comerciais, agora também podem ser encontrados em cozinhas, salas de estar, corredores e quartos de dormir. Se procuramos uma iluminação funcional, moderna e de classe, estas pistas são a melhor ideia, uma vez que cada spotlight é independente e podemos direccionar a luz na direcção mais conveniente.

iluminação de acentuação - projectores de via direccionais
Focos de luz LED em trilhos

Utilizar holofotes encastrados para iluminação discreta.

Dependendo do ângulo de abertura, estes downlights dão-nos a opção de iluminação tanto geral como de acentuação. Esta luminária é a mais discreta e também, como não são visíveis, criam um efeito que dá a impressão de que o espaço é mais elevado do que realmente é. As tiras de LED são um bom aliado para destacar certas áreas de uma forma discreta.

iluminação acentuada

Já tem algumas ideias para experimentar?