Decoração empresarial com iluminação LED

Quando falamos em decorar empresas com luzes LED, a primeira coisa em que pensamos é em instalações comerciais onde as pessoas entram e saem a toda a hora. Vêm-nos à mente lojas de roupa, cafés ou padarias. Podemos até lembrar-nos de uma recepção de hotel que chamou a nossa atenção. Embora qualquer espaço possa ser decorado com estilo, associamos sempre este tipo de actividade à iluminação de empresas, como lojas, em vez de escritórios ou fábricas. Neste último, a iluminação é apenas mais uma ferramenta que torna o nosso trabalho mais fácil e mais produtivo.

Iluminação em loja de roupa

Camadas básicas de iluminação

Antes de nos concentrarmos nas muitas opções que temos ao decorar um negócio com luz, vamos rever como funciona a iluminação em camadas. Um método simples para definir iluminação para qualquer tipo de espaço.

Iluminação geral ou ambiente

Esta é a principal fonte de luz no espaço. O seu objectivo é fazer com que os clientes se sintam à vontade e se movimentem confortavelmente no local do evento. Quando se trata de escolher a iluminação geral, existem duas posições muito diferentes. A primeira e, em princípio, mais lógica é a de conceber este tipo de iluminação antes das outras. Contudo, há aqueles que preferem introduzir a iluminação ambiente como último passo e apenas em áreas que necessitam de brilho extra para não deixar áreas demasiado monótonas.

Os principais elementos deste tipo de iluminação são as downlights e os painéis. Caracterizam-se pelo seu amplo ângulo de abertura do feixe e pelo seu difusor opala que minimiza o brilho.

Bar decorado com LEDs

Iluminação de acentuação

Na decoração empresarial, é utilizado para destacar produtos, objectos decorativos ou outros elementos desejados. Normalmente encontramos este tipo de iluminação centrada em prateleiras ou vitrinas, na entrada de uma loja ou onde são expostos produtos novos ou sazonais e em vitrinas de lojas.

Neste caso, os projectores que concentram a luz e têm um CRI elevado, que reproduzem as cores naturalmente e sem distorção, são o que precisamos. A iluminação de pistas é a mais comummente utilizada para este fim. Destaca-se pela sua versatilidade, pois permite-nos mover e rodar as luminárias de modo a que se adaptem perfeitamente à disposição dos artigos.

Iluminação de trabalho

É utilizado em áreas onde é necessária luz mais intensa para realizar determinadas tarefas. Normalmente utilizamos esta luz na área de checkout, no serviço ao cliente ou nos provadores.

caixa registadora

Decoração de espaços comerciais

Neste caso, o que procuramos é acrescentar aquele ponto de sofisticação e beleza que torna cada espaço único. Em muitos casos, o design da luminária é mais importante do que a luz que emite. Afinal, estamos a falar de um elemento decorativo, como uma escultura, e não tem de ser funcional.

Embora a decoração LED nos proporcione uma grande variedade de possibilidades, o foco do negócio deve ser o produto ou serviço que oferecemos e não a decoração.

A iluminação decorativa está lá para ser vista e, consequentemente, deve ser colocada em locais onde possa ser vista adequadamente, tais como: nas montras das lojas ou visível delas, na entrada das instalações ou em tectos altos. Uma coisa a ter em conta é que a iluminação deve estar de acordo com o estilo e decoração da empresa e, quando apropriado, com os produtos que ela oferece. Não faz muito sentido colocar uma luz de parede de última geração numa loja de antiguidades.

candeeiro decorativo num espaço comercial

Principais alternativas para a decoração de empresas com luzes LED

  • Tiras de LED. Temos falado longamente sobre a versatilidade das tiras de LED para decorar empresas ou qualquer espaço. Na realidade, podem ser utilizadas não só como decoração, mas também como iluminação de acentuação nas prateleiras ou expositores de produtos.
  • Lâmpadas retrorreflectoras. São perfeitas para dar um aspecto vintage ou mesmo industrial a um espaço. Combinam na perfeição com lâmpadas de filamentos.
  • Arandelas de parede. Os candeeiros de parede interiores podem ser personalizados e tornar-se verdadeiras obras de arte.
  • Móveis de LED. Móveis com luz não têm de ser utilizados apenas em terraços de lugares da moda. São perfeitos para dar um toque de cor e originalidade a qualquer negócio.
Decoração de jardim com mobiliário LED

  • Grinaldas coloridas. As grinaldas LED, que são amplamente utilizadas especialmente na época do Natal e na iluminação de tendas para eventos, podem ser utilizadas para criar desenhos que darão personalidade ao espaço e que podem ser variados ao longo do tempo.
  • Grinaldas de LED. Constituídas por diferentes módulos luminosos, são utilizadas principalmente na sinalização, e podem ser adaptadas a qualquer objecto para o iluminar a partir do seu interior. As correntes de LED podem ser fixadas a qualquer superfície por colagem, aparafusamento ou snapping.
Corrente LED

Quando se trata de decorar empresas com iluminação LED, as possibilidades são infinitas. A única coisa que temos de evitar é usar elementos ou design que não correspondem à imagem de marca que queremos transmitir e que a decoração distrai do que é realmente o foco do negócio, sejam os produtos que vendemos ou os serviços que oferecemos.