Usos e vantagens do CCTV

Um CCTV é um sistema de vigilância que utiliza câmaras de segurança e é cada vez mais comum, mesmo em ambientes domésticos.

Elementos de um sistema de CCTV

A implementação mais simples de um sistema de CCTV é uma câmara ligada a um monitor ou unidade de gravação. A partir deste ponto de partida, a instalação pode ser expandida com câmaras adicionais. Se desejar, a instalação pode ser complementada com outros elementos, tais como sensores de movimento.

Duas câmaras exteriores

Aplicações do CCTV

A vigilância não é a única utilização que se pode fazer deste tipo de instalação. Em suma, a CCTV pode ser agrupada em três blocos principais:

  • Vigilância por vídeo
  • Reconhecimento
  • Identificação

Desta forma, podem ser utilizados para identificar indivíduos, monitorizar pessoas ou processos ou identificar todo o tipo de elementos.

Estes usos implicam a sua integração em sistemas de segurança passiva, tanto em empresas e casas, como mesmo em estradas públicas.

tentativa de roubo

Vantagens

As vantagens de ter câmaras de segurança são muito diversas, sendo as mais notáveis as seguintes:

Dissuasão da actividade criminosa

As câmaras de segurança têm um grande poder dissuasor contra todos os tipos de comportamento ou actividades que possam constituir um crime. Isto pode incluir tudo, desde roubo a agressões ou condução imprudente.

Custos mais baixos da apólice de seguro

Estreitamente ligado ao ponto anterior, se tivermos CCTV no nosso negócio ou em casa, o risco de roubo diminui e o custo do seguro é geralmente mais baixo.

Além disso, as imagens tiradas podem servir de prova em caso de qualquer incidente.

Uma sensação de paz de espírito

Muitas vezes não é suficiente estar protegido, é preciso sentir-se protegido. Ter um sistema de câmara dá-nos uma paz de espírito extra, pois temos a confiança de que a nossa propriedade está sob vigilância.

instalação cctv

Desvantagens das câmaras de vídeo

Como qualquer outro sistema de segurança, este tipo de instalação tem os seus inconvenientes.

Eles não param o ladrão

Embora sejam fundamentais em qualquer processo de identificação de ladrões ou agressores, não podem impedir que o crime seja cometido e, por si só, não são capazes de alertar os vizinhos ou a polícia.

Privacidade

Em alguns casos, estes sistemas podem pôr em risco o direito das pessoas à privacidade.

Nos locais de trabalho, a instalação de tais câmaras pode não ser bem-vinda, uma vez que cria desconfiança e tensões nas relações empregador-empregado.

Produtos recomendados

Alguns modelos de máquinas fotográficas

Aqui estão algumas das opções disponíveis quando adquirimos as nossas câmaras.

Câmara Bullet 720p AHD IP67 IR25m CCTV Bullet

Câmara cctv bala 720p

Excelente relação custo-benefício. É uma máquina fotográfica económica mas com muito boas características. Perfeita para uso interior e exterior.

Câmara Bullet 1080p AHD IP67 IR80m CCTV Bullet

Câmara de 1080p bullet cctv

Uma câmara com características muito avançadas tais como resolução de 1080p a 25fps ou visão nocturna até 80 metros de distância.

4 Câmaras IP e WIFI NVR Recorder Kit

kit de câmaras ip

Sem dúvida a forma mais fácil de começar no mundo da videovigilância. Este pacote inclui quatro câmaras HD e uma unidade de gravação.

Sem dúvida, a aquisição de um sistema de videovigilância é algo que já está ao alcance de todos e, além disso, a sua configuração é bastante simples. Descubra todas as suas possibilidades na secção Smart Home da nossa loja online, onde encontrará não só câmaras de segurança mas também alarmes e todo o tipo de dispositivos para maximizar o conforto e a segurança da sua casa ou empresa.