O que é o ângulo de abertura LED?

O ângulo de abertura da luz de uma luminária LED indica o ângulo em que o feixe de luz se abre e, portanto, define a área que pode ser iluminada em função da distância à fonte de luz. Deve ter-se em conta que os LEDs são muito mais focais do que, por exemplo, os halogéneos, pelo que deve ser dada uma atenção especial a este aspecto.

Esta é sem dúvida uma das características mais importantes a ter em conta quando se planeia a iluminação de uma estância.

Qual ângulo de abertura devo escolher?

Dependendo do uso pretendido, será interessante uma fonte de luz com um ângulo de abertura diferente. Normalmente, as luzes com um ângulo de abertura menor são utilizadas como iluminação de realce, para destacar elementos decorativos ou, no caso de uma loja, os diferentes produtos. Por outro lado, luminárias com um ângulo mais amplo, geralmente a partir de 90°, são utilizadas para a iluminação geral do espaço.

O espaço iluminado a partir da mesma altura (3m) aumenta com o ângulo de abertura.
O espaço iluminado a partir da mesma altura (3m) aumenta com o ângulo de abertura.

Para escolher um ângulo ou outro, devemos ter em conta a altura da luminária e a superfície a ser iluminada. Se a altura for alta e tivermos um ângulo muito amplo, perderemos a intensidade luminosa em comparação com uma luz mais focalizada, mas a iluminação será mais uniforme. Por outro lado, para iluminar uma sala baixa em geral, se utilizarmos uma luminária que fecha demasiado a luz, ela pode criar sombras porque as áreas iluminadas serão muito bem definidas, como se estivéssemos a utilizar uma lanterna.

O mesmo ângulo de abertura a diferentes alturas (1m, 2m e 3m) ilumina áreas diferentes.
O mesmo ângulo de abertura a diferentes alturas (1m, 2m e 3m) ilumina áreas diferentes.

Como posso calcular o espaço iluminado com base no ângulo de abertura?

Nesta secção vamos ser um pouco mais técnicos e vamos mostrar-vos, com uma pequena fórmula, como realizar os cálculos que utilizámos para fazer os gráficos anteriores.

Para conhecer a largura da área iluminada, dada uma largura e uma altura de feixe, aplicamos a fórmula mostrada abaixo:

cálculo do espaço iluminado em função da altura e do ângulo de abertura

Onde:

  • a é a largura do espaço a ser iluminado.
  • α é o ângulo de abertura do feixe da nossa luminária.
  • b é a altura em que a luminária se encontra.

Como posso calcular o ângulo de abertura de que necessito?

Se quisermos calcular o ângulo de abertura, precisamos de iluminar uma determinada área a partir de uma determinada altura, podemos utilizar a seguinte fórmula:

cálculo do ângulo de abertura de acordo com a área a ser iluminada e a altura

Onde:

  • α é o ângulo que queremos saber.
  • a é a largura do espaço a ser iluminado.
  • b é a altura em que a luminária se encontra.

Deve ter-se em conta que estes cálculos, embora corretos, são apenas aproximados. Ao escolhermos uma lâmpada ou candeeiro devemos ter em conta outros aspectos tais como a luminosidade que proporciona ou a distribuição dos pontos de luz.