Dicas para a instalação de Fitas LED Monocor e Fitas LED RGB/RGBW

Na secção do nosso blogue sobre decoração demos algumas ideias sobre as possibilidades que oferecem as fitas LED. É uma iluminação muito versátil, útil e divertida, que abriu um mundo de possibilidades em termos de iluminação. A seguir compartilhamos algumas dicas sobre como instalar fitas LED de 12V monocor ou RGB/RGBW e como calcular a alimentação elétrica que necessitamos para as alimentar.

A principal vantagem das fitas LED é que podemos instalá-las nós próprios, se soubermos como. Outra vantagem das fitas LED é que podemos cortá-las a um tamanho específico ou, utilizando os acessórios certos, podemos juntar várias fitas ou criar cantos e curvas.

Fita led 5m de 36w e 30led/m com fonte de alimentação
Fita LED 5m de 36w e 30 LED/m com fonte de alimentação

Que tipo de fitas LED podemos encontrar?

As Fitas LED estão disponíveis em várias tensões, 12V e 220V possuem ambas LED SMD 5050 com o mesmo desempenho, e com poucas diferenças.

As diferenças seriam as seguintes:

Fitas LED 220V

  • Devido ao isolamento, são menos flexíveis e têm um tamanho maior.
  • Ganhamos em facilidade de montagem, uma vez que a fita está diretamente ligada à rede eléctrica.
  • Podemos ligar até 50 metros de fita, dependendo do tipo de fita e controlador utilizado.
  • O retificador é de pequenas dimensões
Fita LED 220V DC SMD5050 60LED/m 1m com tomada
Fita LED 220V DC SMD5050 60LED/m 1m

Fitas LED DC 12V/24V

  • São de dimensões reduzidas
  • Facilidade de montagem, uma vez que têm normalmente uma fita autocolante.
  • Várias potências disponíveis em função do número de LEDs

Como instalar passo a passo fitas LED monocor e RGB/RGBW

Passo 1 – Escolher o tipo de fita a ser instalada.

A primeira coisa a fazer é decidir que tipo de fita LED 12V vai instalar. Existem atualmente três tipos de fitas: fitas monocor que emitem luz branca pura, fitas RGB que podem gerar uma vasta gama de cores combinando fitas vermelhas, verdes e azuis e fitas RGBW que combinam as características das duas anteriores.

Passo 2 – Medir o espaço onde a fita deve ser colocada e cortar o comprimento necessário.

A primeira coisa a fazer é medir o comprimento que queremos iluminar a fim de saber o tamanho da fita LED que precisamos e poder calcular a potência da fonte de alimentação com que alimentaremos a nossa fita LED.

Passo 3 – Limpar a superfície onde a fita será instalada.

Para garantir a adesão duradoura da fita à superfície de instalação, limpe a área com álcool, um pano húmido ou sabão e água.  Assim que a superfície estiver completamente seca, remova o suporte adesivo da parte traseira e cole a fita na área seleccionada.

Passo 4 – Ligar as fitas a
um regulador de intensidade (opcional)

Este passo só é necessário ao instalar as fitas LED RGB/RGBW, pois é o dispositivo que nos permite selecionar a cor da luz emitida pela fita, ou se quisermos regular a intensidade da luz emitida por uma fita monocor regulável para criar ambientes diferentes de acordo com as nossas necessidades.

Passo 5 – Ligar a fonte de alimentação à rede e à fita.

Para que a nossa fita LED funcione, temos de ligar o extremo da fita LED ao conector e este, por sua vez, à fonte de alimentação de acordo com as instruções da fonte de alimentação que selecionemos.

Quando precisamos cortar a fita LED, temos de nos certificar de que o fazemos nos locais marcados para o efeito de acordo com o modelo de fita LED.

Fita LED 12v onde vemos sinalizada a zona habilitada para cortar a fita.
Fita LED 12v onde vemos sinalizada a zona habilitada para cortar a fita.

Ligação detalhada da fita LED à fonte de alimentação

Para que comece a funcionar, temos de ligar o extremo da fita LED ao conector e este, por sua vez, à fonte de alimentação. Para o efeito, ligue os fios VERMELHO e PRETO da fita à saída da fonte de alimentação como indicado a seguir:

SIGNO + ou +V com cabo VERMELHO

SIGNO – ou -V com cabo PRETO

Neste caso, como baseámos este exemplo em fitas LED de 12V, ligamos a fonte de alimentação à rede eléctrica de 220V AC (Fase, Neutro e Terra). Em qualquer caso, pode consultar outras fontes de alimentação temos disponíveis.

Se a fita for RGB ou monocor, colocaremos um CONTROLADOR/DIMMER entre a fita e a fonte de alimentação para poder selecionar a cor/intensidade. Abaixo podemos ver um exemplo da instalação do Dimmer.

Ligamos o regulador à fita
Ligamos o regulador à fita.
Conectamos a fonte de alimentação.
Conectamos a fonte de alimentação.
Podemos agora regular a cor e a intensidade da nossa fita.
Podemos agora regular a cor e a intensidade da nossa fita.

Lembre-se que na efectoLED também temos kits de fitas LED com todos os componentes prontos para instalar.

Como calcular o transformador necessário para uma Fita LED de 12/24V

A potência necessária da fonte de alimentação ao instalar as fitas LED depende da potência total (W) do tramo que vamos instalar, que será determinada pelo seu comprimento e pelo número de LEDs por metro, e da eficiência da fonte de alimentação, que determinará a potência real que temos disponível para alimentar a fita.

Embora deva sempre verificar o consumo da fita que vai comprar, pois pode variar de um produto para outro, no momento de escrever os consumos típicos são os indicados na tabela abaixo:

Nº de LED/mW/m de Fita
30 LED/m7.25 W/m
60 LED/m10 W/m
120 LED/m14 W/m

A seguinte equação será utilizada para o cálculo:

Pfte = L x Wm / Feff

Onde, Pfte é a fonte de alimentação que precisamos, L é o comprimento da fita, Wm são os watts por metro consumidos pela fita e Feff la a eficiência da fonte de alimentação.

Portanto, se tivermos 8 metros de fita de 30 LED/m e uma fonte com uma eficiência de 85% (outro fato para verificar o produto adquirido), precisaremos: Pfte = 8 x 7,25 / 0,85 = 68,23 W. Instalaremos então a fonte com uma potência imediatamente superior, no nosso caso 75 W.

Fonte de alimentação universal de 36W 12V
Fonte de alimentação universal de 36W 12V

Como ligar uma fita LED a 220V

Finalmente, vamos explicar brevemente como instalar uma fita que funciona a 220VAC. Como já mencionámos, este tipo de elemento não requer uma fonte de alimentação. As principais diferenças e aspectos a ter em conta em relação ao processo descrito para as fitas de 12V são as seguintes:

  1. Verificar se o retificador que vamos utilizar para ligar a fita à rede é capaz de suportar o comprimento de fita que precisamos para a instalação.
  2. Escolher o tipo correto de retificador/controlador para o tipo de fita (monocor/RGB).
  3. Utilizar uma fixação adequada (fita dupla-face, agrafos, etc.).

É claro que temos de seguir todas as etapas de medição e limpeza da superfície de instalação e, muito importante, cortar sempre as fitas nas áreas previstas para o efeito.

Como vimos, é muito fácil instalar fitas LED seguindo este pequeno guia. Não há mais desculpas para desfrutar das possibilidades decorativas oferecidas por este tipo de iluminação LED!