A luz e a perturbação afectiva sazonal (SAD)

A luz é uma fonte de vida e tem uma influência dramática no nosso humor. De facto, nos países setentrionais, onde o sol é muito raro, há um aumento de pessoas que, apesar de terem uma saúde mental normal, começam a ter sintomas de depressão na mesma altura do ano. Esta situação é conhecida como SAD(Seasonal affective disorder).

Principais sintomas da perturbação afectiva sazonal

Os casos mais frequentes ocorrem entre o Outono e o Inverno, mas em algumas pessoas surge na Primavera ou no início do Verão.

Os sintomas sentidos pelas pessoas afectadas por esta doença podem variar consoante a época do ano, sendo os principais sintomas

  • Sentir-se deprimido e com pouca energia.
  • Perturbações do sono.
  • Alterações do apetite.
  • Dificuldade de concentração.
  • Episódios de ansiedade.

Causas do SAD

As causas específicas do SAD permanecem um mistério. No entanto, existem certos factores com os quais está relacionado:

  • O próprio relógio biológico (ritmos circadianos).
  • Os níveis de serotonina.
  • Os níveis de melatonina.
Os ritmos circadianos são o nosso relógio interno.

Os ritmos circadianos

Todas as pessoas oscilam entre alturas do dia em que se sentem com mais energia e alturas em que se sentem sonolentas. Isto deve-se aos ritmos circadianos, um “pequeno relógio” situado no nosso hipotálamo.

Vários elementos externos, como o nível de luz ou qualquer perturbação dos hábitos de sono, podem influenciar os ritmos circadianos e afectar o humor.

Serotonina

Esta substância, também chamada 5-hidroxitriptamina, actua como um neurotransmissor, transportando mensagens de uma parte do cérebro para outra.

Influencia uma vasta gama de funções psicológicas e corporais gerais, como o apetite, o sono, a memória, alguns sistemas endócrinos, a temperatura corporal, etc.

Um desequilíbrio nos níveis de serotonina pode levar a episódios de depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, pânico ou raiva.

A melatonina

Produzida na glândula pineal, a produção desta hormona está ligada aos níveis de luz no ambiente.

Os níveis de melatonina aumentam com a escuridão que acompanha a noite, reduzindo o nosso nível de alerta e aumentando a necessidade de dormir. Em contrapartida, os níveis de melatonina são quase imperceptíveis à luz do dia.

A luz artificial, se for suficientemente intensa, pode impedir a secreção desta substância.

Moléculas de melatonina e de serotonina
Representação das moléculas de melatonina e de serotonina

Diagnóstico e tratamento do SAD

Dada a sintomatologia, é muito difícil diferenciar o TAS de outros tipos de depressão ou de perturbações mentais.

O tratamento pode ser triplo: farmacológico, psicológico e terapia da luz.

Os antidepressivos são frequentemente utilizados se os sintomas forem muito graves. Em muitos casos, recomenda-se a sua toma imediatamente antes da época do ano em que a perturbação se manifesta.

De um ponto de vista puramente psicológico, a terapia cognitiva funciona bem. Outras actividades como o exercício físico ou o relaxamento, que ajudam a reduzir os níveis de stress, são também muito benéficas.

Terapia de luz LED

Estes tratamentos de fototerapia são particularmente úteis para tratar a perturbação afectiva sazonal, especialmente a associada ao Outono.

A fototerapia LED consiste na exposição a uma fonte de luz brilhante especialmente concebida para o efeito, logo de manhã, ao acordar. Esta luz especial imita a luz natural e, por conseguinte, estimula os mesmos processos químicos que, como vimos, influenciam o humor das pessoas.

Terapia de luz LED para tratar o SAD

Como podemos ver, a falta de luz pode afectar-nos significativamente e é por isso que, quando a luz natural é escassa, é necessário ter uma alternativa como a iluminação LED, que fornece luz de qualidade.

Finalmente, se nos encontrarmos numa situação como as descritas acima, não basta ir a uma loja e comprar a lâmpada mais potente que encontrarmos e sentarmo-nos em frente a ela todas as manhãs. Em todos os casos, é indispensável um controlo por um médico e o seu conselho.

Não há dúvida de que as aplicações das luzes LED são cada vez mais numerosas e surpreendentes, desde o tratamento do TAS até à contribuição para a regeneração da pele.