Porque é que os LEDs se queimam?

A verdade é que, estritamente falando, os LEDs não se fundem. Pelo menos não no sentido a que estamos habituados com lâmpadas de filamento. As luminárias LED emitem gradualmente menos luz ao longo do tempo, como discutimos no artigo sobre a duração de vida de uma lâmpada. Então, se um LED não se queima, porque é que estes elementos de iluminação falham?

Porque é que uma lâmpada de LED se queima?

Uma das principais causas da fundição das lâmpadas é que a tecnologia LED necessita de uma tensão constante, se em qualquer altura for provocado um pico de energia, isto faz com que a temperatura dos díodos na lâmpada suba e esta se funda ou falha num curto período de tempo. No entanto, esta não é a única razão, uma lâmpada, ou qualquer outro tipo de luminária com tecnologia LED, pode falhar por várias razões, tais como as seguintes:

  • Defeito do produto: Sem dúvida o caso mais raro. Pode ser devido a qualquer pequeno erro no processo de fabrico, como por exemplo, que alguma ligação interna não esteja correcta ou que a pasta térmica entre os díodos e o dissipador de calor não tenha sido aplicada correctamente, produzindo um excesso de temperatura que pode danificar a lâmpada de forma permanente.
  • Utilização inadequada: As especificações de cada produto respondem às necessidades de um ambiente específico. Iluminação num centro comercial que permanece ligado durante mais de doze horas não é o mesmo que iluminação numa cozinha de uma casa. Utilizamos frequentemente produtos para coisas que podem exceder as suas capacidades.
  • Picos de energia: os LEDs precisam de uma tensão constante para funcionar. Se houver um pico de energia, a corrente que flui através dos díodos aumentará e estes sobreaquecerão e falharão a curto prazo.
  • Mistura de luzes de várias tecnologias: os LEDs são muito eficientes, mas não se misturam bem com outros tipos de iluminação, tais como fluorescentes e semelhantes. Estes últimos precisam de uma alta tensão para arrancar e esta sobretensão pode afectar os LEDs e reduzir drasticamente a sua vida útil.
  • Sobretemperatura: Nem todos os LEDs são concebidos para funcionar em luminárias fechadas. Nestes não há possibilidade de o ar circular correctamente e isto faz com que a temperatura interna da lâmpada se eleve acima dos valores recomendados.
  • Problemas de instalação: A instalação deve estar em boas condições, não só para que os elementos de iluminação funcionem correctamente, mas também para o resto dos aparelhos elétricos. Os principais problemas são geralmente a qualidade da cablagem, as conexões e a ausência de ligação à terra.

Como prolongar a vida útil das lâmpadas LED?

Ao tentar evitar as situações principais acima referidas, que podem afetar negativamente a durabilidade do LED, conseguimos prolongar a sua vida útil.

Temos de considerar para que é que vamos utilizar a luminária antes de a adquirir. Por exemplo, podemos colocar um downlight convencional numa casa de banho ou um especialmente concebido para este tipo de espaço. É provável que ambos funcionem correctamente, mas a médio prazo a humidade e o vapor do chuveiro acabarão por afectar a luminária convencional, que não está preparada para suportar as condições deste tipo de ambiente.

Para evitar sobretensões devido à qualidade do fornecimento de energia ou elementos naturais, tais como uma trovoada, podemos instalar protetores de sobretensões permanentes ou transitórias, dependendo do caso.

protetor contra sobretensões

Em cada circuito de ignição, certificamo-nos de não misturar LEDs com Fluorescentes, neste caso vale a pena trocar todas as lâmpadas ou nenhuma.

Um pequeno truque para prolongar a vida útil do LED é fazer funcionar o LED abaixo da sua capacidade. Se uma lâmpada funcionar a 70% da sua luminosidade máxima, estará a funcionar a uma temperatura mais baixa, o que prolongará a sua vida útil. Quando atinge o fim do seu ciclo de vida, quando começa a acender a um nível inferior, podemos pô-lo a funcionar a 100% e voltará a acender correctamente. Isto é muito fácil de conseguir com LEDs reguláveis.

Produtos recomendados

Como já sabíamos, as luzes LED são muito mais duráveis do que a iluminação convencional, mas todos sabemos de casos de lâmpadas que duram muito pouco e agora podemos descobrir porquê. Se comprarmos as nossas luminárias LED a profissionais que oferecem produtos com garantia, é muito raro que tenham falhas. Se vários deles falharam ou estragaram com alguma frequência, é aconselhável verificar a nossa instalação elétrica.