A verdade é que, estritamente falando, os LEDs não se fundem. Pelo menos não no sentido a que estamos habituados com lâmpadas de filamento. As luminárias LED emitem gradualmente menos luz ao longo do tempo, como discutimos no artigo sobre a duração de vida de uma lâmpada. Então, se um LED não se queima, porque é que estes elementos de iluminação falham?
Porque é que uma lâmpada de LED se queima?
Uma das principais causas da fundição das lâmpadas é que a tecnologia LED necessita de uma tensão constante, se em qualquer altura for provocado um pico de energia, isto faz com que a temperatura dos díodos na lâmpada suba e esta se funda ou falha num curto período de tempo. No entanto, esta não é a única razão, uma lâmpada, ou qualquer outro tipo de luminária com tecnologia LED, pode falhar por várias razões, tais como as seguintes:
- Defeito do produto: Sem dúvida o caso mais raro. Pode ser devido a qualquer pequeno erro no processo de fabrico, como por exemplo, que alguma ligação interna não esteja correcta ou que a pasta térmica entre os díodos e o dissipador de calor não tenha sido aplicada correctamente, produzindo um excesso de temperatura que pode danificar a lâmpada de forma permanente.
- Utilização inadequada: As especificações de cada produto respondem às necessidades de um ambiente específico. Iluminação num centro comercial que permanece ligado durante mais de doze horas não é o mesmo que iluminação numa cozinha de uma casa. Utilizamos frequentemente produtos para coisas que podem exceder as suas capacidades.
- Picos de energia: os LEDs precisam de uma tensão constante para funcionar. Se houver um pico de energia, a corrente que flui através dos díodos aumentará e estes sobreaquecerão e falharão a curto prazo.
- Mistura de luzes de várias tecnologias: os LEDs são muito eficientes, mas não se misturam bem com outros tipos de iluminação, tais como fluorescentes e semelhantes. Estes últimos precisam de uma alta tensão para arrancar e esta sobretensão pode afectar os LEDs e reduzir drasticamente a sua vida útil.
- Sobretemperatura: Nem todos os LEDs são concebidos para funcionar em luminárias fechadas. Nestes não há possibilidade de o ar circular correctamente e isto faz com que a temperatura interna da lâmpada se eleve acima dos valores recomendados.
- Problemas de instalação: A instalação deve estar em boas condições, não só para que os elementos de iluminação funcionem correctamente, mas também para o resto dos aparelhos elétricos. Os principais problemas são geralmente a qualidade da cablagem, as conexões e a ausência de ligação à terra.
Como prolongar a vida útil das lâmpadas LED?
Ao tentar evitar as situações principais acima referidas, que podem afetar negativamente a durabilidade do LED, conseguimos prolongar a sua vida útil.
Temos de considerar para que é que vamos utilizar a luminária antes de a adquirir. Por exemplo, podemos colocar um downlight convencional numa casa de banho ou um especialmente concebido para este tipo de espaço. É provável que ambos funcionem correctamente, mas a médio prazo a humidade e o vapor do chuveiro acabarão por afectar a luminária convencional, que não está preparada para suportar as condições deste tipo de ambiente.
Para evitar sobretensões devido à qualidade do fornecimento de energia ou elementos naturais, tais como uma trovoada, podemos instalar protetores de sobretensões permanentes ou transitórias, dependendo do caso.
Em cada circuito de ignição, certificamo-nos de não misturar LEDs com Fluorescentes, neste caso vale a pena trocar todas as lâmpadas ou nenhuma.
Um pequeno truque para prolongar a vida útil do LED é fazer funcionar o LED abaixo da sua capacidade. Se uma lâmpada funcionar a 70% da sua luminosidade máxima, estará a funcionar a uma temperatura mais baixa, o que prolongará a sua vida útil. Quando atinge o fim do seu ciclo de vida, quando começa a acender a um nível inferior, podemos pô-lo a funcionar a 100% e voltará a acender correctamente. Isto é muito fácil de conseguir com LEDs reguláveis.
Produtos recomendados
Como já sabíamos, as luzes LED são muito mais duráveis do que a iluminação convencional, mas todos sabemos de casos de lâmpadas que duram muito pouco e agora podemos descobrir porquê. Se comprarmos as nossas luminárias LED a profissionais que oferecem produtos com garantia, é muito raro que tenham falhas. Se vários deles falharam ou estragaram com alguma frequência, é aconselhável verificar a nossa instalação elétrica.