Tudo sobre o grau de proteção IP

Ao realizar qualquer instalação elétrica, é essencial conhecer as condições ambientais do local onde vamos instalar as diferentes luminárias LED. Cada ambiente tem as suas próprias características, tais como temperatura, humidade, exposição ao vento ou a possibilidade de chuva, razão pela qual cada produto deve ter uma classificação de proteção IP diferente contra agentes externos.

No guia seguinte sobre o grau de proteção IP, vamos descobrir o significado da sua nomenclatura e classificar os produtos de acordo com a sua classificação, vamos começar!

O que significa IP?

No gráfico pode ver o significado de cada dígito que acompanha a sigla IP, que corresponde às palavras inglesas “Ingress Protection”. Este grau de proteção é regulado pela norma internacional IEC 60529, que é utilizada na maioria dos países do mundo. É obrigatório que os produtos sejam marcados com o grau de proteção IP, para que saibamos se um foco, um candeeiro ou uma campânula são apropriados para instalação num determinado ambiente.

Existe um terceiro dígito que corresponde ao Grau de Proteção IP contra impactos, mas a sua utilização é limitada a alguns países como a França. Estes dados são regulados pela norma UTE C20 010, e mostram numa escala de 1 a 9, as diferentes forças, massas e distâncias com as quais um produto pode ser impactado.

Vejamos agora como interpretar os dados sobre a classificação de proteção IP de um produto:

Tomemos como exemplo uma campânula LED industrial, que garante um grau de proteção IP 65.

O primeiro dígito “6” significa que a nossa campânula está totalmente protegida contra o pó e outros agentes externos, tais como insetos.

O segundo dígito “5” assegura que o produto está protegido contra jatos de água, independentemente do ângulo de onde provêm.

Deste modo, sabemos que o nosso exaustor é adequado para instalação em interiores de fábricas, oficinas ou armazéns, sem nos preocuparmos com o pó e as sujeiras que possam ser geradas pela nossa atividade diária, ou possíveis fugas ou salpicos. De fato, podemos até utilizá-lo ao ar livre.

De que grau de proteção IP necessito?

Ahora que ya sabemos como interpretar el código que nos indica el grado de protección IP, vamos a ver la tabla en la que se muestran los diferentes grados de protección:

Primeiro dígito. Proteção contra sólidos

Nível de proteção contra sólidosProteção contra
0Sem proteção.
1Objetos com um diâmetro superior a 50 mm
2Objetos com um diâmetro superior a 12,5 mm
3Objetos com um diâmetro superior a 2,5 mm
4Objetos com mais de 1 mm de diâmetro
5Proteção contra o pó.
6Proteção total contra o pó.

Segundo dígito. Proteção contra líquidos

Nível de proteção contra líquidosProteção contra
0Sem proteção.
1Gotejar água a partir de 200 mm acima do equipamento durante 10 minutos (a uma taxa de 3-5 mm³ por minuto).
2Gotejar água durante 10 minutos (a uma taxa de 3-5 mm³ por minuto). Quatro testes, um por cada volta de 15°, tanto na vertical como na horizontal, cada vez a partir da posição normal de trabalho.
3Água pulverizada num ângulo de até 60° à direita e à esquerda da vertical a uma média de 11 litros por minuto e a uma pressão de 80-100 kN/m² durante pelo menos 5 minutos.
4Jatos de água a uma média de 10 litros por minuto, uma pressão de 80-100 kN/m² durante pelo menos 5 minutos.
5Jatos de água de um bico de 6,3 mm de diâmetro, a uma média de 12,5 litros por minuto, pressão de 30 kN/m² durante pelo menos 3 minutos e a uma distância de 3 metros ou mais.
6Jatos de água muito potentes. Água jacto através de um bico de 12,5 mm de diâmetro a uma velocidade de 100 litros por minuto, a uma pressão de 100 kN/m² durante não menos de 3 minutos e a uma distância de 3 metros ou mais.
7Imersão total em água a 1 metro de profundidade durante 30 minutos.
8Imersão completa e contínua na água à profundidade e durante o tempo especificado pelo fabricante, desde que as condições sejam mais severas do que para o valor 7.
9KJatos de curto alcance (14-16 l/minuto a 0,1-0,15 m) a alta pressão (8000-10000 kPa / 80-100 Bar) e alta temperatura (80 °C). Este nível de proteção é definido na norma alemã DIN 40050-9, e não na ICE 60529.

Letras adicionais

Em alguns casos, podemos ver letras que acompanham os valores IP. Estes são utilizados para acrescentar informação extra sobre o dispositivo e o seu nível de proteção.

  • D: Cabo
  • f: Contra o óleo
  • H: Dispositivo de alta voltagem
  • M: Dispositivo em movimento durante o teste
  • S: Dispositivo imóvel durante o teste
  • W: Condições climáticas

Tabela de resumo dos níveis de proteção IP

Tabela de proteção contra sólidos Níveis Tabela de proteção contra líquidos
Sem proteção 0 Sem proteção
Proteção contra objectos com um diâmetro superior a 50mm 1 Proteção vertical contra o gotejamento
Proteção contra objectos com um diâmetro superior a 12mm 2 Proteção contra o gotejamento com uma inclinação de 15°.
Proteção contra objectos com um diâmetro superior a 2,5mm 3 Proteção contra spray
Proteção contra objectos com um diâmetro superior a 1mm 4 Proteção contra salpicos de água
Proteção contra o pó 5 Proteção contra jatos de água
Completamente estanque ao pó 6 Proteção contra jatos de água contínuos
7 Proteção contra a imersão temporária
8 Proteção contra a imersão permanente

Com esta tabela em mãos, podemos escolher o produto de que necessitamos de acordo com o local onde será instalado.

Os índices de proteção IP mais comuns

A seguir detalharemos o âmbito típico de utilização das classificações dos fatores de proteção IP mais utilizados.

IP20

Começamos com um produto com uma classificação de proteção IP 20, como uma lâmpada. Não necessita de proteção elevada, foi concebido para instalação interior, pelo que não será exposto a agentes externos que sejam perigosos para os seus componentes internos. Além disso, se a utilizarmos ao ar livre, a luminária onde a instalamos é a que irá proporcionar a proteção.

Lâmpada com IP20
Lâmpada com IP20

IP44

Na gama média em termos de requisitos de proteção, encontraríamos elementos com uma classificação IP 44, o que garante uma boa proteção contra sólidos e líquidos. Isto é muito comum em aparelhos de iluminação de casas de banho. Elementos com um fator um pouco mais elevado como o IP54 podem ser utilizados na maioria dos espaços exteriores sem demasiados problemas.

Downlight LED especial para casas de banho que tem IP44
Downlight LED especial para casas de banho que tem IP44

IP65 e IP66

É recomendado para a maioria dos produtos de exterior, tais como focos projectores LED. A proteção IP65 e IP66 assegura uma proteção completa contra sólidos como o poeira e a chuva.

Focos LED para exterior com IP65
Focos LED para exterior com IP65

IP67 e IP68

Finalmente, produtos com a mais alta classificação de proteção. Tanto os dispositivos com classificação IP67 como IP68 podem resistir à imersão completa na água. No primeiro caso (IP67) devem resistir à submersão a uma profundidade de um metro durante meia hora sem serem submersos. No segundo caso (IP68), é o fabricante que indicará o tempo, mas sempre em condições mais severas do que no caso anterior.

Lâmpada LED submersível com IP68, utilizada em piscinas.
Lâmpada LED submersível com IP68, utilizada em piscinas.

Norma DIN 40050-9 – IP69K

Como mencionado acima, o nível de proteção IP69K não pertence à norma internacional IEC 60529, mas é desenvolvido em DIN 40050-9. Surge da necessidade de qualificar equipamento elétrico ou eletrônico, principalmente em veículos rodoviários, que operam em condições de alta temperatura e pressão e devem resistir à lavagem com água e limpadores industriais.

Como indicado no quadro acima, durante o processo de teste da norma, o elemento em questão é sujeito a jatos de água com um caudal de 14 a 16 litros por minuto, a uma temperatura de 80°C, a uma pressão de 8 a 10 Mpa, a uma distância de 10 a 15 cm.

Este teste é realizado a partir de diferentes posições em relação à horizontal: 0°, 30°, 60° e 90°, durante pelo menos 12 segundos em cada posição. Durante o teste, o objeto permanece em rotação no seu eixo por volta das 5 rpm.

Esperamos que tenha gostado do nosso guia e que ele o ajude a escolher os seus produtos. Na efectoLED temos um departamento de serviço ao cliente que responderá a quaisquer perguntas que possa ter sobre as especificações dos nossos produtos.

Produtos recomendados