Certificado TÜV

Provavelmente já conhece os certificados mais comuns para produtos de iluminação, tais como RoHS, que limita a utilização de elementos como chumbo ou mercúrio, ou a marcação CE, que é essencial para um produto a ser vendido na UE.

Desta vez vamos falar sobre os certificados TÜV, que também pode encontrar numa vasta gama dos nossos produtos.

Etiqueta TÜV

O que é o certificado TÜV?

É um certificado emitido pelo Technischer Überwachungs-Verein ( daí o nome TÜV). Estas organizações alemãs, embora presentes em vários países, estão entre os organismos de certificação mais exigentes do mundo.

O certificado TÜV é, portanto, uma garantia de qualidade e segurança tanto para as pessoas como para o ambiente.

Tipos de produtos que podem ser certificados

Os sectores em que os TÜV normalmente trabalham são muito variados: transportes, bens de consumo, indústria, segurança no trabalho e muitos mais.

Os seus certificados não se limitam a produtos, mas também se aplicam a processos e mesmo a pessoas.

Um TÜV pode emitir um certificado de conformidade a elementos tão variados como uma lâmpada, um veículo ferroviário, um sistema de prevenção de riscos profissionais ou um sistema de produção de energia.

Produtos recomendados

Origens dos TÜV

Estas organizações remontam ao tempo da revolução industrial. Após um acidente numa cervejaria em Mannheim, no qual explodiu uma caldeira, um grupo de engenheiros criou a primeira associação de inspectores de caldeiras(Dampfkessel Überwachungsverein ou DÜV).

Caldeira de vapor para cervejaria

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, os DÜV ofereceram serviços de inspecção para elas. Mesmo em 1906 o Grão-Ducado de Baden lançou uma série de regulamentos para veículos e condutores, colocando o DÜV local no comando.

Em 1938 já existiam 37 DÜV que foram reorganizados em 17 TÜV. Ao longo do tempo, atingiram uma dimensão internacional oferecendo os seus serviços a indústrias, governos, indivíduos privados e organizações sem fins lucrativos.