Luz indireta para decoração

O que é iluminação indirecta?

Esta técnica consiste em projectar luz sobre paredes ou tectos. Desta forma, o espaço é iluminado pela luz reflectida nestas superfícies.

Como as luminárias estão escondidas e a luz está mais dispersa, a maior parte do brilho e das sombras são eliminados e consegue-se um efeito muito decorativo.

É mais comum planear este tipo de iluminação no início de qualquer projecto. Isto porque iremos utilizar diferentes elementos arquitectónicos, tais como molduras, para manter escondida a localização das luzes.

sala de estar contemporânea

Iluminação das paredes

Sem dúvida uma das mais comuns. É relativamente fácil de implementar em qualquer espaço, pois podemos criar o efeito com algumas luzes de parede, sem a necessidade de renovações.

É uma técnica muito elegante que é normalmente utilizada em cozinhas, quartos ou salas de estar.

Produtos recomendados

Luz indirecta no tecto

O tecto em qualquer sala passa normalmente despercebido. Ao utilizar luz indirecta sobre ela, estaremos a dar-lhe um maior destaque no espaço.

É muito importante definir a distribuição da luz para que a atmosfera seja agradável.

iluminação indirecta do chão

Luzes para o chão

Muito menos comum do que as opções anteriores, a iluminação indirecta nos pavimentos produz um efeito muito decorativo e, acima de tudo, original. Em zonas de trânsito, tais como escadas e corredores, é um verdadeiro chamariz.

Iluminação indirecta em salas diferentes

Agora que conhecemos as diferentes variantes deste tipo de iluminação, vamos rever como aplicá-las nas diferentes divisões da casa.

Iluminação indirecta para a sala de estar

O mais comum é utilizá-lo no tecto, seja ao longo do perímetro ou formando diferentes “ilhas”. É também muito comum colocar este tipo de luz sobre elementos de mobiliário, tais como prateleiras ou aparadores.

Luz indirecta na sala de estar

Corredores e escadarias

Na iluminação do corredor, este tipo de iluminação é vista tanto no tecto como ao nível do chão e, dependendo do tamanho do espaço, pode ser suficiente.

Nas escadas são frequentemente utilizadas como iluminação de degraus, geralmente a partir da parede ou por meio de tiras de LED no fundo da saliência do degrau.

Casa de banho

Ao implementar o sistema de iluminação numa casa de banho, a iluminação mais directa é geralmente escolhida. No entanto, pode ser interessante iluminar o espelho.

Iluminação indirecta no quarto

A iluminação a partir do tecto continua a ser a opção mais comum. Mesmo assim, com o advento dos LEDs podemos ver luzes atrás da cabeceira, debaixo da cama, mesas de cabeceira ou outros acessórios.

quarto de iluminação indirecta

Cozinha

A cozinha, tal como a casa de banho, é um espaço eminentemente funcional. No entanto, quando se trata de iluminação, o design e a praticidade não têm de estar em desacordo.

Se iluminarmos a parte inferior dos armários por cima da bancada, obteremos uma iluminação muito útil e decorativa.

Iluminação exterior indirecta

Se já usamos esta técnica de iluminação com grandes resultados em espaços interiores, porque não aplicá-la na iluminação de terraços e jardins?

Com a utilização de iluminação indirecta poderemos desfrutar do jardim a qualquer hora do dia ou da noite. Temos apenas de pensar um pouco sobre a disposição das fontes de luz para alcançar a atmosfera desejada.

Iluminação exterior com luzes LED

A iluminação indirecta é uma excelente opção para decorar e iluminar ao mesmo tempo. Permite-nos criar atmosferas muito acolhedoras, proporcionar amplitude visual ao espaço e realçar as linhas arquitectónicas que mais nos interessam.

Além disso, ao utilizar luzes LED que quase não emitem calor, não há perigo de danificar mobiliário ou paredes, tornando mais fácil esconder os pontos de luz.