Como reciclar correctamente as lâmpadas

A reciclagem das lâmpadas eléctricas não é uma questão trivial. Cada tipo de lâmpada é reciclada de forma diferente e, de fato, existem mesmo lâmpadas que não são recicladas. Nesta ocasião, vamos dizer-lhe como reciclar correctamente as lâmpadas e apresentaremos algumas opções para a reutilização das que não podem ser recicladas. Em resumo, é importante ter em mente os seguintes pontos:

  • Nunca se devem eliminar as lâmpadas em contentores de vidro. Uma vez que contêm materiais diferentes, devem ser tratados de forma diferente, por exemplo, de uma garrafa ou de um frasco de vidro.
  • Nem todas as lâmpadas são recicladas da mesma forma, algumas nem sequer são recicláveis.
  • Levá-los sempre a um ponto limpo ou a locais como lojas de ferragens ou de bricolage, onde têm áreas onde se podem depositar as lâmpadas.
  • Reutilizá-los. Neste artigo sugerimos diferentes formas de dar uma segunda vida às suas lâmpadas.
Que lâmpadas são recicladas

Que lâmpadas são recicladas?

Embora possa parecer estranho, como indicámos no início, nem todas as lâmpadas são recicladas. As lâmpadas halógenas e incandescentes não estão incluídas nos REEE, a legislação que regula a correcta gestão ambiental dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos.

Por esse motivo, podemos reciclar lâmpadas fluorescentes, lâmpadas de descarga e lâmpadas LED. Também podemos reciclar luminárias. Por outro lado, as lâmpadas de halogéneo e incandescentes não são recicladas. No entanto, como verá abaixo, podem ser utilizados em projectos de bricolage muito interessantes.

Onde são deitadas as lâmpadas ?

Isto dependerá do tipo de lâmpada que queremos eliminar, uma vez que a gestão de uma lâmpada CFL (de poupança de energia) é completamente diferente da de uma lâmpada LED.

Nunca deitar fora as lâmpadas no contentor de vidro.

Vamos ver onde temos de levar cada tipo de lâmpada para a sua correcta gestão.

Lâmpadas de filamento

Dado que este tipo de elementos de iluminação, como as lâmpadas de halogéneo, não são reciclados, devem ser atirados para o contentor cinzento ou verde escuro (dependendo da população). Neste contentor de resíduos, também chamado a fração restante, são deitados fora os elementos que não têm o seu próprio contentor para reciclagem.

As lâmpadas de baixo consumo de energia podem ser recicladas

Lâmpadas de baixo consumo ou fluorescentes

As lâmpadas deste tipo contêm mercúrio e, portanto, não podem ser eliminadas no lixo ou em qualquer contentor de reciclagem. Devem ser levados para um ponto limpo, onde serão tratados com segurança para reciclagem.

Lâmpadas LED

Estas lâmpadas são feitas de elementos electrónicos cujos componentes podem ser reutilizados. Para o seu tratamento correcto, devem ser levados para o ponto limpo correspondente.

Produtos recomendados

6 maneiras criativas de reciclar lâmpadas incandescentes

A reutilização criativa, mais conhecida como upcycling, é a transformação de produtos descartados ou já não úteis em novos produtos de maior qualidade ou valor ecológico.

Importante: Nunca utilizar uma lâmpada fluorescente para este tipo de projecto, elas contêm mercúrio que é altamente tóxico.

Neste caso, vamos apresentar algumas ideias para novas utilizações de lâmpadas incandescentes antigas.

Mini vasos

Removendo a parte da base e o filamento interno podemos utilizar a lâmpada como vaso para pequenas flores.

Vasos produzidos a partir de lâmpadas recicladas

Podemos colocá-los numa base e decorar mesas ou prateleiras ou, se adicionarmos alguns cordões ou fios para pendurá-los, teremos um jardim vertical fantástico..

Prateleiras de casacos

Com a lâmpada vazia, tudo o que temos de fazer é colocar cimento no interior, colocar um parafuso e esperar que se fixe.

Lâmpadas velhas cheias de cimento como suporte para casacos

Agora só temos de fazer um pequeno buraco na parede e colocar o nosso suporte de casacos. Podemos também utilizá-lo para renovar os puxadores de todos os tipos de portas.

Candeeiros de azeite

Como sempre, a primeira coisa a fazer é remover o filamento da lâmpada. Depois teremos de colocar óleo ou álcool para candeeiros ou tochas e colocar o pavio.

Candeeiros de azeite com lâmpadas recicladas

Decorações natalinas

Com algumas lâmpadas velhas podemos criar as nossas próprias decorações para árvores de Natal. Basta pintá-los com os seus temas preferidos e adicionar um pequeno pedaço de corda para pendurá-los.

Enfeites de Natal DIY feitos a partir de lâmpadas recicladas

Terrários

Com algumas pedrinhas e uma pequena planta ou pedaço de musgo, podemos fazer um terrário. Tal como com os mini vasos, podemos colocá-los sobre uma base ou pendurá-los.

mini-terrários numa lâmpada reutilizada

Barco numa lâmpada

Tal como uma garrafa, podemos construir um barco dentro da nossa lâmpada.

Barco em lâmpada reutilizada

Como se pode ver, o fato de algumas lâmpadas não poderem ser recicladas não significa que não possam ser utilizadas como acessórios decorativos.