Temperatura de cor LED

No campo da iluminação, a temperatura da cor permite-nos classificar as tonalidades da luz branca emitida por diferentes fontes de luz. Graças a este valor, cujo nome mais exato é temperatura de cor correlacionada, podemos agrupá-los em três grupos principais, falando assim de luz quente, neutra ou fria.

Como é definida a temperatura da cor

Do ponto de vista físico, a temperatura da cor de uma fonte de luz é a temperatura à qual teríamos de aquecer um corpo negro (um objecto teórico que absorve toda a luz e energia incidente sobre ele) para o fazer emitir luz semelhante à da fonte.

Esta temperatura, que é medida em kelvins (K), não coincide necessariamente com a da luminária. No caso de uma lâmpada incandescente, que se ilumina por radiação térmica, a temperatura da cor da luz que emite é bastante semelhante à temperatura física do filamento no seu interior. Pelo contrário, os LEDs não emitem luz por radiação térmica, daí a sua eficiência muito elevada, e o valor que lhe é atribuído nada tem a ver com a temperatura atingida pelos chips LED.

Temperatura
1700K
1850K
2700K
4000K
5000K
5500K
6200K
6500K
9500K
Fuente
Fósforo
Vela
Lâmpada incandescente
Lâmpada de vapor de mercúrio
Tubo fluorescente
Luz do dia
Lâmpada de xenon
Dia nublado
Televisor LCD

Diferentes fontes de luz onde vemos a cor da luz que emitem e a sua temperatura de cor correlacionada.

Qual a temperatura de cor a escolher para a iluminação

Os elementos de iluminação LED podem ser encontrados nas três temperaturas de cor e, como já mencionámos, a escolha de um ou outro depende do gosto pessoal de cada indivíduo. Em qualquer caso, existem tendências mais ou menos generalizadas que são seguidas na maioria dos casos.

Luz Quente <3500 K

Esta temperatura de cor cria uma sensação de conforto e relaxamento. É normalmente utilizado em salas de estar e quartos para criar uma atmosfera acolhedora. É a cor das lâmpadas de filamentos incandescentes convencionais.

Luz Neutra 3500K-4500K

A temperatura de cor neutra oferece um tipo intermediário de iluminação e é a utilizada nas casas de banho, onde é a mais recomendada, pois é muito melhor para tarefas como, por exemplo, aplicar maquilhagem, embora seja perfeitamente válida para qualquer divisão. É considerada a mais natural e pode ser utilizada em todos os tipos de espaços.

Luz Fria>4500 K

A luz fria destaca-se porque favorece a concentração e permite que os contrastes se distingam melhor. É utilizado em cozinhas, escritórios e espaços de trabalho em geral. Normalmente, estes são espaços com uma grande quantidade de luz (iluminação) que também contribui, como veremos nas curvas de Kruithof, para uma iluminação agradável.

Em qualquer caso, não temos de nos limitar a um ou a outro. Por exemplo, nos quartos de crianças e jovens, onde é comum ter um pequeno espaço de estudo, a iluminação geral, que normalmente é quente, é normalmente combinada com uma fonte de luz fria, normalmente um candeeiro de mesa, para iluminar a escrivaninha.

Curvas de Kruithof

Na maioria dos casos, a escolha de uma ou outra temperatura de cor depende do gosto do usuário em relação à cor aparente da luz emitida pela luminária. Para além da própria temperatura da fonte, o nível de iluminação, que é o número de lux no espaço, também influencia a cor percebida. Assim, uma dada temperatura de cor pode parecer mais azul, neutra ou avermelhada, dependendo da quantidade de luz presente.

O físico holandês Arie Andries Kruithof definiu as chamadas curvas de Kruithof onde são estabelecidos níveis de iluminação (medidos em lux) e temperatura de cor para os quais a luz resultante é considerada agradável e natural.

As curvas de Kruithof definem as áreas onde a combinação temperatura-luminosidade da cor é natural.

Em resumo, a temperatura da cor é um parâmetro que nos permite classificar a tonalidade da luz branca, desde a mais âmbar até à mais azulada, a fim de escolher a que melhor se adequa à atmosfera que desejamos criar no espaço ou às actividades que nele se vão realizar.