Como solucionar o piscar de uma lâmpada de LED

O piscar de uma lâmpada de LED é um dos problemas mais comuns relacionados com a tecnologia LED. Em alguns casos, quando se substitui uma lâmpada de halogéneo por uma lâmpada de LED, a nova lâmpada pisca ou não se apaga de todo, vamos ver como podemos resolver este problema de uma forma simples e fácil. Se o problema é que a lâmpada não se desliga completamente, podemos encontrar a solução neste outro artigo.

Porque pisca uma lâmpada de LED?

A maioria das vezes este problema ocorre quando se substitui a iluminação de halogéneo por iluminação LED, simplesmente removendo umas lâmpadas e colocando outras, sem eliminar o transformador que tínhamos com os nossos halogéneos. Sendo estes últimos a causa do piscar da nossa lâmpada de LED.

Quando se trata de iluminação LED, em vez de transformadores, precisamos de drivers ou controladores, que têm a mesma função que um transformador, ou seja, regular o fluxo de eletricidade, assegurando que um LED ou uma série de LEDs são sempre alimentados com a voltagem e corrente adequadas, independentemente de flutuações na rede eléctrica.

Ao contrário de um driver, um transformador elétrico fecha o circuito quando a lâmpada é ligada e começa a registar o consumo. Então, quando colocamos uma lâmpada de LED que consome menos watts, temos uma carga que não é suficiente para fechar esse circuito, e o circuito entra então num ciclo de abertura e fecho do sistema, causando o piscar uma lâmpada de LED. Um transformador ajuda a regular o consumo de luz e a alcançar uma maior eficiência luminosa.

 O driver impede o piscar das lâmpadas de LED
Driver LED

Soluções para o piscar de lâmpadas de LED

O ideal, contudo, é que o transformador existente na instalação seja substituído por um driver específico para as luzes LED, hoje trazemos-lhe duas formas de resolver rápida e facilmente o piscar de uma lâmpada de LED, mantendo o transformador elétrico.

Manter um transformador que alimente várias lâmpadas

Há a possibilidade de ligar em paralelo tantas lâmpadas LED quantas forem necessárias para atingir a carga mínima. Embora não haja necessidade de contabilizar, uma vez que o próprio driver ou transformador também consumem alguma energia. Por exemplo, se tivermos um transformador que forneça até 60W e se tivermos lâmpadas de LED de 5W, não seríamos capazes de colocar 12 lâmpadas, mas 5 estaria bem, já que atingimos os 25W e seria mais do que suficiente que o transformador não fizesse as lâmpadas piscar.

Desta forma, corremos o risco de que, se uma das lâmpadas em paralelo falhar, irá novamente desequilibrar a carga e, como consequência, causaria problemas para os outros elementos da instalação.

Acrescentar um condensador em paralelo à saída do transformador

Um transformador está preparado para alimentar lâmpadas de halogéneo, por exemplo, de 50W e sua substituição por lâmpadas de LED de cerca de 5W, poderíamos dizer que o transformador nem sequer se apercebe. Podemos adicionar um condensador a placa elétrica do transformador para eliminar o piscar de uma lâmpada de LED. É muito simples e está ao alcance de qualquer pessoa.

Um condensador elétrico é um dispositivo capaz de armazenar energia. Pode ser adicionado em paralelo a um transformador para fornecer parte da corrente elétrica necessária para evitar o piscar.

Condensador elétrico
Condensador elétrico

A sua instalação é muito mais simples do que a solução anterior. Se instala em paralelo com a saída do transformador, e sendo uma saída alternada, ou seja, de proteção elétrica, não temos contato com a corrente. Como é uma saída segura, podemos trabalhar com corrente.

A pesar de que é aconselhável substituir o transformador existente na instalação por um driver específico para as luzes LED, podemos estabilizar a iluminação de uma lâmpada de LED com estes dois truques que nos tirarão de um ponto apertado e assim acabar com o irritante piscar que cansa os olhos e desta maneira o som que produz.

Gostaria de experimentar estes truques para se ver livre do piscar?