Usos do temporizador elétrico

Um temporizador é um pequeno dispositivo que abre e fecha um circuito elétrico automáticamente e por um período de tempo específico. Em suma, podemos dizer que nos permite programar a ligação e desligamento de diferentes dispositivos de uma forma simples.

Principais usos de um temporizador

As aplicações que têm são muito diversas, aqui estão algumas das mais práticas e interessantes.

Simulador de presença

Uma boa estratégia para evitar assaltos em casas é fazê-los parecer desabitados, o que é especialmente útil quando vamos de férias. Isto pode ser conseguido através da programação de ligar e desligar as luzes ou um rádio, por exemplo.

o temporizador liga e desliga as luzes da casa

Reduzir o consumo de luz do aquecedor elétrico

Uma forma de poupar na sua conta de eletricidade é evitar manter o seu aquecedor elétrico de água ligado durante todo o dia para manter a água quente. Se o aquecedor de água demorar pouco tempo a aquecer a água, podemos ligá-lo uma hora antes de tomar um banho, por exemplo.

Outra opção, se tiver um contrato discriminatório de tempo, é que o aquecedor de água só é ligado durante as horas de não-pico, quando a eletricidade é mais barata.

Alimentos acabados de cozinhar

Este truque é especialmente útil para as pessoas que gostam de cozinhar usando a técnica do crockpotting ou a fogo lento. Com o temporizador podemos indicar quando começar a cozinhar e por quanto tempo. Além disso, podemos definir um tempo para reaquecer os alimentos, se necessário.

pote que se acende por um temporizador

Eliminar o consumo Stand By

Para reduzir o consumo “fantasma” dos dispositivos eletrônicos, devemos desligá-los completamente. Todos temos a televisão ou a aparelhagem de som numa faixa de alimentação com interruptor, mas muitas vezes, por esquecimento ou preguiça, não a desligamos. Com o temporizador, podemos desligar automáticamente estes elementos durante as horas em que não estão a ser utilizados.

Ligar as luzes do jardim

Com este dispositivo, podemos indicar as horas em que queremos que a iluminação do jardim permaneça ligada.

Como programar um temporizador analógico

A programação de um dispositivo deste tipo é muito simples e pode ser feita em três passos:

  1. Definir a hora atual do temporizador.
  2. Marcar o período de ligação com as linguetas dobráveis.
  3. Ligar.
temporizador analógico com ficha

Deve-se notar que tanto as linguetas que indicam os intervalos de ignição como as marcas de hora indicam períodos de 15 minutos.

Por outro lado, um botão de lado permite que o dispositivo se comporte como uma ficha normal.

Outros tipos de temporizadores

Nesta ocasião, analisamos algumas aplicações interessantes para os nossos temporizadores e concentramo-nos no funcionamento da sua versão analógica, mas existem outras opções.

Dentro da nossa gama de programadores e temporizadores elétricos podemos também encontrar versões de encaixe digital e outras (digitais e analógicas) que são instaladas no próprio painel elétrico, sobre um carril DIN.

Como podemos ver, as opções de utilização de um temporizador são variadas e aqui mostramos-lhe algumas delas. Para que outras utilizações pode pensar ou está a utilizar os seus temporizadores elétricos?

Produtos recomendados