Um temporizador é um pequeno dispositivo que abre e fecha um circuito elétrico automáticamente e por um período de tempo específico. Em suma, podemos dizer que nos permite programar a ligação e desligamento de diferentes dispositivos de uma forma simples.
Principais usos de um temporizador
As aplicações que têm são muito diversas, aqui estão algumas das mais práticas e interessantes.
Simulador de presença
Uma boa estratégia para evitar assaltos em casas é fazê-los parecer desabitados, o que é especialmente útil quando vamos de férias. Isto pode ser conseguido através da programação de ligar e desligar as luzes ou um rádio, por exemplo.
Reduzir o consumo de luz do aquecedor elétrico
Uma forma de poupar na sua conta de eletricidade é evitar manter o seu aquecedor elétrico de água ligado durante todo o dia para manter a água quente. Se o aquecedor de água demorar pouco tempo a aquecer a água, podemos ligá-lo uma hora antes de tomar um banho, por exemplo.
Outra opção, se tiver um contrato discriminatório de tempo, é que o aquecedor de água só é ligado durante as horas de não-pico, quando a eletricidade é mais barata.
Alimentos acabados de cozinhar
Este truque é especialmente útil para as pessoas que gostam de cozinhar usando a técnica do crockpotting ou a fogo lento. Com o temporizador podemos indicar quando começar a cozinhar e por quanto tempo. Além disso, podemos definir um tempo para reaquecer os alimentos, se necessário.
Eliminar o consumo Stand By
Para reduzir o consumo «fantasma» dos dispositivos eletrônicos, devemos desligá-los completamente. Todos temos a televisão ou a aparelhagem de som numa faixa de alimentação com interruptor, mas muitas vezes, por esquecimento ou preguiça, não a desligamos. Com o temporizador, podemos desligar automáticamente estes elementos durante as horas em que não estão a ser utilizados.
Ligar as luzes do jardim
Com este dispositivo, podemos indicar as horas em que queremos que a iluminação do jardim permaneça ligada.
Como programar um temporizador analógico
A programação de um dispositivo deste tipo é muito simples e pode ser feita em três passos:
- Definir a hora atual do temporizador.
- Marcar o período de ligação com as linguetas dobráveis.
- Ligar.
Deve-se notar que tanto as linguetas que indicam os intervalos de ignição como as marcas de hora indicam períodos de 15 minutos.
Por outro lado, um botão de lado permite que o dispositivo se comporte como uma ficha normal.
Outros tipos de temporizadores
Nesta ocasião, analisamos algumas aplicações interessantes para os nossos temporizadores e concentramo-nos no funcionamento da sua versão analógica, mas existem outras opções.
Dentro da nossa gama de programadores e temporizadores elétricos podemos também encontrar versões de encaixe digital e outras (digitais e analógicas) que são instaladas no próprio painel elétrico, sobre um carril DIN.
Como podemos ver, as opções de utilização de um temporizador são variadas e aqui mostramos-lhe algumas delas. Para que outras utilizações pode pensar ou está a utilizar os seus temporizadores elétricos?