Cultivo interior com LED passo a passo

O cultivo interior LED é a última tendência na criação de jardins e hortas interiores. Não importa se mora no centro da cidade ou se não tem uma varanda ou terraço adequado para o cultivo de plantas.Se decidir criar um espaço para cultivo dentro de casa, não só melhorará a estética do seu ambiente. Estará também a melhorar a qualidade do ar e a fornecer-se de alimentos deliciosos e orgânicos.

Abaixo detalharemos os principais aspectos a ter em conta para que a nossa horta em casa funcione perfeitamente.

Espaço necessário para o cultivo interior

O cultivo de plantas dentro de casa pode ocupar tanto ou tão pouco espaço quanto se queira. Uma janela, uma mesa, uma prateleira ou um quarto inteiro: nós decidimos os limites do jardim.

Dependendo do local de cultivo, teremos de adaptar a área para tornar a tarefa tão confortável e limpa quanto possível. Afinal de contas, estamos a utilizar quantidades significativas de solo e água dentro de casa.

Como escolher as luzes LED de cultivo interior

A luz é essencial para o desenvolvimento da fotossíntese, um processo químico essencial para a vida das plantas. Normalmente, na ausência de luz, as plantas crescem altas, finas e sem folhas ou, no máximo, algumas plantas que não são completamente estendidas. Obviamente, se a planta não receber toda a luz de que necessita, não florescerá nem dará frutos. Para que as nossas plantas cresçam e se desenvolvam adequadamente, precisamos de lhes fornecer luz suficiente, o que significa escolher a luz certa para crescer. Ao fazê-lo, temos de considerar vários aspectos.

Intensidade da luz

As fases iniciais do crescimento das plantas, quando estão na chamada fase das mudas, requerem muita luz e mesmo a janela mais ensolarada pode não ser suficiente.

As plântulas precisam de muita luz
As mudas precisam de muita luz

Ter uma iluminação dedicada com luzes LED de cultivo interior permite-nos controlar exactamente a quantidade de luz que as nossas plantas recebem. A recomendação mais difundida é colocar a nossa lâmpada LED grow entre 5 e 7 centímetros acima da muda. À medida que cresce e desenvolve mais folhas, moveremos a lâmpada de modo a que fique sempre entre 8 cm e 10 cm acima da folhagem. Como as luzes LED quase não emitem calor, não há perigo de queimar as plantas.

Produtos recomendados

Quantas horas de luz precisam as plantas?

Tudo depende da variedade, mas a maioria dos vegetais pode precisar de até 18 horas de luz por dia. As horas de escuridão são igualmente importantes para um crescimento saudável. A melhor maneira de assegurar que a luz está ligada durante as horas necessárias é utilizar um temporizador que liga e desliga automaticamente as luzes ao longo do dia.

Cor da luz

A melhor luz é, evidentemente, a luz natural. Quanto à luz artificial, as luzes LED de cultivo interior, como as que oferecemos na nossa loja online, são a melhor escolha, combina diferentes comprimentos de onda (luz vermelha e luz azul) na proporção que é mais benéfica para o crescimento das plantas.

A cor da iluminação interior LED melhora o crescimento
A cor da iluminação interior LED melhora o crescimento

Vantagens dos LEDs no cultivo interior

Os LEDs são em vários aspectos superiores à iluminação tradicional e a sua aplicação para o cultivo de plantas de interior não é excepção. Entre as principais vantagens dos LEDs podemos destacar:

  • Menor consumo de energia em comparação com as alternativas tradicionais.
  • Quase não geram calor, pelo que podem ser colocadas mais perto das plantas sem perigo.
  • Maior duração, os LEDs duram muito mais tempo, pelo que não é necessário substituir as lâmpadas de crescimento com frequência.
  • Crescer em menos espaço. Como podemos colocar a luz mais perto das plantas, é necessário menos espaço.
  • Com os LEDs, o espectro da luz emitida pode ser optimizado tornando-o ainda mais eficiente.
  • Ao trabalhar a uma temperatura mais baixa e não utilizar compostos como o mercúrio, o LED é muito seguro.
  • Melhorias na produção. Vários estudos demonstraram que a utilização de LEDs melhora a quantidade e a qualidade das culturas.

Erros comuns na escolha de luminárias LED para cultivo interior

  • Colocar as luzes a uma distância inadequada.
  • Compra de LEDs com um brilho demasiado baixo.
  • Escolher o tipo errado de LED para o tipo de planta ou modelos de má qualidade.
  • Aplicação de um ciclo luz/obscuridade que não fornece horas de luz suficientes às plantas.

Outros aspectos a considerar no cultivo interior

Para além da luz que utilizamos na nossa área de cultivo interior, temos de prestar atenção a outros factores como a temperatura, que deve estar entre 18ºC e 24ºC, embora possa variar em torno dos 6ºC.

A humidade é também um factor a ter em atenção, especialmente quando se utiliza aquecimento ou ar condicionado. Se notarmos que as folhas no nosso jardim interior estão a ficar castanhas ou a começar a cair, podemos pulverizar regularmente as plantas ou instalar um humidificador.

Finalmente, o substrato é muito importante. Podemos comprar um substrato convencional em qualquer loja especializada ou podemos fazer o nosso próprio substrato. Em qualquer caso, o substrato deve permanecer solto, drenar bem e conter matéria orgânica suficiente para alimentar as plantas. Outra alternativa é optar pela hidropónica, que está a tornar-se cada vez mais popular.