Tudo sobre iluminação de quartos

O quarto não é apenas um quarto onde se dorme, é um espaço onde se realizam outras atividades e, portanto, é necessário ter uma iluminação LED para os dormitórios que se adapte às nossas necessidades.

Como iluminar um quarto

Um quarto deve ter uma luz homogénea, uniforme e sem sombras. É recomendado criar uma atmosfera harmoniosa que convide ao relaxamento e ao descanso. Para este fim, escolheremos uma luz quente, agradável e não demasiado potente. O nível de iluminação recomendado é de cerca de 200 lm.

Neste guia, centrar-nos-emos no caso mais genérico, como o quarto principal. Embora os conselhos que veremos possam ser aplicados a todos os tipos de quartos, temos um artigo específico sobre iluminação para quartos de criança que poderá achar interessante consultar.

Como é um espaço onde a luz não é obrigada a permanecer ligada durante horas, temos de escolher um tipo de iluminação que esteja preparada para suportar a ligação e desligamento contínuos e que nos proporcione a luminosidade total que emite instantaneamente.

Vários elementos de iluminação LED para quartos
Vários elementos de iluminação LED para quartos

Na iluminação LED para quartos pequenos, os mais utilizados são os plafóns LED ou candeeiros suspensos, estes últimos se o teto não for muito baixo, que são instalados no centro da habitação. Se for desejada uma luz mais indireta, podemos optar por apliques de parede. Por outro lado, se o quarto tiver um teto falso, seria melhor optar por projetores embutidos distribuídos de tal forma que todo o quarto fique igualmente iluminado. Uma das opções mais difundidas são os placas de downlight Superslim que nos permitem desfrutar de iluminação de qualidade, mesmo que o nosso teto falso não deixe muito espaço para instalar as luminárias.

Para conseguir uma iluminação geral em quartos espaçosos, podemos também incluir um candeeiro de pé, o que nos permitirá criar uma atmosfera mais íntima quando necessário. Ao escolher o abajur, é melhor optar pelos opacos, feitos de tecido, papel ou vidro colorido, pois filtram a luz e criam uma atmosfera mais relaxante.

Tipos de iluminação para o quarto

Em seguida, vamos rever os elementos que nos permitirão iluminar o quarto de forma apropriada e com a combinação de luzes necessárias para qualquer atividade. Como habitualmente fazemos, consideraremos a iluminação em camadas: geral, ambiente e funcional.

Iluminação geral dos quartos

Para iluminação geral no quarto, as opções predominantes são candeeiros de teto, os plafóns e downlights. Escolheremos um ou outro dependendo do estilo de decoração que temos ou queremos para o quarto, o quão espaçoso é e a altura do teto.

Se tivermos um único ponto de luz no teto, um candeeiro suspenso é geralmente a escolha mais comum. Procuraremos o desenho que melhor se adapte às nossas necessidades entre aqueles que oferecem um maior ângulo de abertura de luz, pois tentaremos tornar a iluminação o mais uniforme possível.

Se utilizar plafóns ou downlights, vale a pena distribuir os pontos de luz para evitar sombras (é altamente recomendável rever o nosso guia passo a passo onde pode planejar a iluminação de um espaço a partir do zero).

Normalmente, são utilizadas luzes de cores quentes. Como já mencionámos, este tipo de luz convida ao relaxamento e ao descanso, tornando o espaço mais acolhedor.

Produtos recomendados

Luz ambiente

Este tipo de luz é mais fraca do que a luz geral, mas mesmo assim permite-nos mover-nos pela sala sem tropeçar. É o mais recomendado para aqueles que têm uma televisão na sala. Podemos desfrutar de um bom filme ou do nosso programa preferido sem cansar os nossos olhos e sem reflexos incómodos.

Os apliques que fornecem luz indireta são a melhor opção e são também muito decorativos.

Iluminação indireta do quarto

Luzes funcionais

Aqui escolheremos luzes que têm uma função muito específica. Por este motivo, não existe uma orientação geral, pois a luz necessária para a leitura não é a mesma que a luz necessária para a maquilhagem.

Já vimos acima como escolher uma luz de leitura ou luzes para guarda-roupa. No caso de maquilhagem, é melhor usar luz neutra distribuída verticalmente em cada lado do espelho (neste post sobre luzes de maquilhagem temos uma explicação mais detalhada).

Luzes de quarto específicas para cada utilização – luz fria ou quente?

Dormir, ler, maquilhar-se ou vestir-se são todas atividades que têm necessidades de iluminação muito diferentes. Depois de ler estas breves dicas, será muito mais fácil escolher e combinar a iluminação LED correta do quarto para cada momento.

Luz fria para leitura na cama

Para uma pessoa que gosta de ler antes de dormir, escolheremos uma luz, de preferência focada, utilizando luminárias nos lados da cama ou na cabeceira. Além disso, poderá ler perfeitamente sem se preocupar em acordar o seu parceiro.

Se não conseguirmos encontrar uma luz de leitura que se adapte às nossas necessidades, um candeeiro de mesa pode ser uma boa opção. Em qualquer caso, é aconselhável que a luz seja fria, ou pelo menos neutra, para tornar a leitura mais confortável para os olhos.

Quarto com diferentes luzes LED
Quarto com diferentes luzes LED

Luzes nos guarda-roupas

A colocação de luzes no guarda-roupa está cada vez mais na moda. Nesta área é necessária uma luz com uma cor mais natural do que a iluminação geral no quarto, optando geralmente pelo branco neutro, de modo a reproduzir as cores reais da roupa. Uma boa iluminação no guarda-roupa ajudar-nos-á a escolher roupas e até a vestirmo-nos sem ter de acender todas as luzes do espaço. Se partilhar um quarto, não se preocupe, essa luz não o incomodará em nada quando estiver a dormir. O melhor a utilizar são projetores LED embutidos no teto que podem ser ajustados ou fitas de LED dentro do próprio guarda-roupa.

Luz ambiente para ver televisão ou relaxar

Para ver televisão confortavelmente da cama, precisamos de uma luz fraca que não produza reflexos no ecrã. Podemos optar por luz indireta ou por algum tipo de iluminação regulável.

Nos quartos dos jovens, independentemente de passarem ou não noites sem dormir a estudar, combinaremos a luz sobre a secretária com a luz em todo o quarto. Neste caso, uma lâmpada de luz fria, que ajude a manter a concentração, será mais do que suficiente. Lembre-se de o colocar no lado oposto ao lado onde está a escrever para evitar sombras.

Exemplos de luzes para quartos
Ejemplos de luces para dormitorios

Em resumo, o quarto não é simplesmente um espaço utilizado para dormir, mas para uma variedade de atividades com necessidades de luz muito diferentes. Um sistema básico de iluminação LED do quarto teria uma luz geral quente, uma luz fraca para ver filmes e uma luz mais focada para a leitura, de preferência fria.