Trocar halogéneos para LED

Se decidirmos trocar as lâmpadas de halogéneo, também conhecidas como vigias, por LED, somos confrontados com vários dilemas: Trocamos apenas a lâmpada ou a luminária inteira? Se decidirmos mudar apenas as lâmpadas, será melhor continuar a usar lâmpadas G5.3 ou MR16 ou mudar para lâmpadas GU10? Neste caso, falaremos sobre as opções que temos quando vamos substituir apenas as lâmpadas.

Porquê substituir os halogéneos por LED?

Desde 1 de Setembro de 2018, o fabrico de lâmpadas de halogéneo foi proibido na União Europeia e, uma vez esgotado o stock disponível, estas lâmpadas, que têm sido tão populares nos últimos anos, deixarão de estar à venda. É tempo de procurar uma alternativa e a mais benéfica destas é a iluminação LED.

A iluminação LED é muito eficiente e não contém substâncias como o mercúrio, que é muito comum nas lâmpadas fluorescentes de baixo consumo de energia. Se decidirmos trocar as lâmpadas de halogéneo por LED enquanto mantemos a luminária, temos duas opções para a troca: lâmpadas MR16 e GU10.

Produtos recomendados

Como substituir as lâmpadas de halogéneo por LED

Substituir as nossas antigas lâmpadas de halogéneo por LED é muito fácil. Em geral, pode haver dois casos: as lâmpadas actuais funcionam a 12V dc (corrente contínua) ou a 220V ac (corrente alternada).

No primeiro caso, podemos:

  1. Substituir directamente as lâmpadas de halogéneo de 12V por lâmpadas LED que também funcionam a 12V dc.
  2. Remover, para além da lâmpada actual, o balastro ou transformador e instalar lâmpadas que funcionam a 220V ac.

No segundo caso bastaria a substituição das lâmpadas.

Trocar as lâmpadas halogéneas por LED MR16

O processo de substituição é tão simples como tirar uma lâmpada e colocar a outra. Mas, como a maioria das soluções fáceis, tem mais desvantagens do que vantagens.

Conservar os transformadores de 12V não é recomendado na substituição dos halogéneos por lâmpadas LED.

Ainda estamos dependentes do transformador e este consome energia, gera calor e um ligeiro som que se torna cada vez mais alto com o tempo, tornando-se muito irritante. Ao mesmo tempo, como a carga do LED MR16 é muito inferior à dos halogéneos, as novas lâmpadas podem não funcionar correctamente.

Substituir os halogéneos por lâmpadas LED GU10

Neste caso, a mudança requer um pouco mais de trabalho. Temos de remover os transformadores, substituir os porta-lâmpadas e instalar as novas lâmpadas GU10 de baixo consumo. Desta forma, optimizamos ao máximo o consumo da instalação, eliminamos completamente o zumbido e garantimos que a nova iluminação funciona perfeitamente.

É de notar que se escolhermos esta última opção, teremos uma gama mais vasta de lâmpadas disponíveis. Isto permitir-nos-á seleccionar a luz que melhor se adapta às nossas necessidades.

As lâmpadas LED se pagam rapidamente
As lâmpadas LED se pagam rapidamente

Substituir lâmpada halogénea linear por LED

Se o que queremos é actualizar as típicas lâmpadas lineares, muito comuns por exemplo em candeeiros de pé, como a R7S, temos de olhar para o comprimento das mesmas. A menos que também mudemos o porta-lâmpadas (se a própria lâmpada o permitir) só podemos utilizar lâmpadas do mesmo comprimento que as actuais, como acontece quando trocamos as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED.

Quanto pode ser poupado ao mudar de halogéneo por luzes LED?

Se tivermos em conta a diferença no consumo de halogéneos e do seu transformador em relação aos LED, a mudança já é muito rentável. Tomemos por exemplo uma sala com quatro halogéneos, os típicos 50W, instalados. Neste caso, o consumo do conjunto lâmpada-transformador é de cerca de 65W, o que significa 260W no total. Podemos mudar estes halogéneos para LED GU10 de 7W, que terão um desempenho semelhante, e reduzir o consumo para 28W.

Ao substituir 4 lâmpadas de halogéneo de 50W por lâmpadas LED de 7W, recuperamos o investimento em menos de 100 dias.

Se considerarmos um preço por kW de 0,15 euros e um dia de 8 horas, a poupança anual é de 75€ excluindo o transformador, se tivermos isto em conta, a poupança ascende a 100€ por ano. Pode fazer o cálculo utilizando a calculadora de poupança de energia no nosso website. Além disso, se considerarmos que as quatro lâmpadas representam um gasto de apenas 20 euros, recuperamos o investimento antes dos primeiros quatro meses.

Calculadora de poupança LED

Se o incentivo económico não for suficiente, devemos ter em consideração que ao eliminar o transformador nos livramos do irritante zumbido que estes dispositivos produzem, o que pode ser muito estressante. Finalmente, é interessante notar que ter luzes LED no verão, especialmente em áreas quentes, é altamente recomendado, uma vez que emitem muito pouco calor, tornando o período de verão mais suportável.

Não há mais desculpas para o pagamento excessivo da sua conta de electricidade. Comece a desfrutar de uma iluminação de qualidade, eficiente, ecológica e sem ruídos.