Tipos de diodos LED disponíveis no mercado

A tecnologia LED está presente há bastante tempo no nosso dia-a-dia em casa e nos negócios. Desde as últimas inovações em exaustores industriais até às luzes indicadoras em electrodomésticos e máquinas. Os chips LED são adaptados às necessidades de cada produto, por esta razão existem diferentes tipos de chips LED. Conhece-os todos?

Tipos de LED

Podemos diferenciar entre quatro tipos básicos de LEDs:

  • LED DIP ou Dual In-Line Package
  • LED SMD ou Surface Mounted Diode
  • LED COB ou Chip on Board
  • MicroLED

Cada uma delas é descrita com maior detalhe abaixo.

Chip LED DIP

Los DIP (Dual In-Line Package) LED são as tradicionais luzes LED e aquilo em que a maioria das pessoas pensa quando lhes é pedido que descrevam um LED. O design consiste de um diodo numa cobertura de plástico duro transparente, do qual sobressaem dois pinos de ligação paralelos. A luz emitida pelo LED depende da cor da cobertura.

Chip LED DIP

Embora os chips DIP ainda sejam utilizados hoje em dia, a sua eficiência luminosa é baixa (4 Lúmens por LED) em comparação com os LEDs mais recentes, tornando-o mais amplamente utilizado como luz indicadora em vários produtos electrónicos.

Chip LED SMD

A sigla SMD significa “Surface Mounted Diode”, e nesta opção o diodo é encapsulado numa resina semi-rígida que é soldada à superfície do circuito. São muito mais pequenos e mais eficientes do que os chips DIP originais.

Chip LED SMD

O desenvolvimento de chips SMD foi um grande avanço na tecnologia LED, permitindo a inclusão de 3 diodos no mesmo chip. Recordemos que até agora uma das formas de alcançar a luz branca é a união das 3 cores primárias, Vermelho, Verde e Azul, daí a importância deste avanço. Com esta combinação, também é possível obter até 16 milhões de cores diferentes.

A outra opção para conseguir luz branca é revestir o chip com uma película de fósforo que absorve a luz azul, daí a característica cor amarela. A densidade desta camada determina a temperatura da cor do chip SMD.

Em termos de desempenho e características:

  • Os chips SMD produzem entre 60 e 80 lúmenes por watt, uma produção consideravelmente superior aos chips DIP anteriores, tornando-os os chips mais comuns em Fitas LED e Downlights.
  • Emitem luz unidirecional, mas como podem ser distribuídos por toda a superfície do suporte, é possível alcançar um ângulo de abertura de 360º.
  • Outra característica positiva é o seu CRI (Colour Rendering Index) de 80%, dando uma reprodução fidedigna da cor.
  • Uma das desvantagens dos SMDs é a temperatura que geram na junção do chip à placa, o que as torna impróprias para o funcionamento contínuo.

Chip LED COB

Os LEDs COB (Chip on Board) são um dos mais recentes avanços em iluminação LED, e a sua estrutura baseia-se na inclusão de vários diodos LED na mesma embalagem, reduzindo o custo de fabrico em até 20% em comparação com os chips SMD.

Chip LED COB

Uma das aplicações mais comuns dos chips COB é a sua utilização em pequenos dispositivos, tais como telemóveis ou câmaras fotográficas, pois geram uma grande quantidade de lúmens com uma quantidade de energia muito pequena, ideal para os flashes destes dispositivos.

Em termos de desempenho e características destacamos:

  • Oferecem um rendimento luminoso que pode exceder 120 lúmens por watt.
  • Apesar da concentração de diodos e do rendimento que proporciona, o design COB permite uma dissipação de calor eficiente e destina-se, portanto, a luminárias que têm de ser mantidas ligadas durante longos períodos do dia.
  • Outra vantagem em termos de durabilidade é a sua capacidade de resistir a mudanças de tensão na corrente eléctrica.
  • É capaz de oferecer um ângulo de abertura de até 160º, emitindo luz multidireccional.

MicroLED

Esta tecnologia, como o nome sugere, utiliza uma série de LEDs microscópicos para definir, por exemplo, um pixel. Este tipo de chip LED está a tornar-se cada vez mais popular no design de ecrãs planos à medida que melhora em vários aspectos da tecnologia anterior.

Os microLEDs proporcionam melhor contraste, menor tempo de resposta (latência) e maior eficiência energética.

Para além destas soluções centradas na iluminação, existem outros tipos de designs e aplicações baseadas na tecnologia LED, desde produtos electrónicos, tais como televisores, gadgets ou telemóveis até à indústria da moda.

Na efectoLED estamos confiantes de que a tecnologia LED continuará a evoluir e a alcançar novos marcos, para os quais estaremos prontos a oferecer-lhe sempre as melhores soluções de iluminação LED.