Duplique o crescimento das suas plantas com luzes LED

A iluminação LED marcou sem dúvida um ponto de viragem no desenvolvimento de técnicas de cultivo interior, mas um estudo recente realizado no John Innes Centre em Norwich (Reino Unido) mostra que é possível reduzir para metade o tempo de cultivo de alguns cereais.

A importância das culturas de crescimento rápido

Estudos mostram que dado o aumento da população mundial, mudanças nos hábitos de consumo, etc., a produção agrícola precisa de duplicar globalmente para satisfazer a procura gerada até 2050.

tendências de rendimento das culturas
Tendências de rendimento das culturas de acordo com o estudo de 2013.*

Por outro lado, as tendências actuais de rendimento revelam um aumento insuficiente da produção para satisfazer a procura futura. Tendo em conta esta situação, a opção mais aconselhável é desenvolver novas técnicas para aumentar os rendimentos sem ter de aumentar a dimensão das culturas.

Produtos recomendados

Luzes LED para cultivo rápido de cereais

A fim de testar a influência da iluminação na velocidade de crescimento destas plantas, foram realizados vários estudos em estufas que trabalham simultaneamente.

As luzes de cultivo LED são a opção mais utilizada
Um holofote LED para o cultivo doméstico

O ambiente de crescimento baseia-se numa espécie de estufa que forma um ambiente totalmente controlado, ajustado aos seguintes parâmetros:

  • Temperatura regulada (22ºC durante o dia e 17ºC nas horas escuras).
  • Iluminação LED ajustada para optimizar o processo de fotossíntese.
  • 22 horas de luz por dia.
  • Simulação do nascer/pôr-do-sol com a duração de 1:30h.
  • Humidade relativa a 70%.

Os resultados não poderiam ser mais promissores. Num campo convencional, é habitual obter entre duas a três colheitas por ano, dependendo do tipo de cereal. Na estufa de crescimento acelerado, algumas variedades foram colhidas até seis vezes num só ano.

culturas de crescimento rápido

Por outro lado, havia um espaço com culturas de controlo onde não eram aplicadas medidas, bem como outras com várias configurações, tais como lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão. Estes últimos revelaram-se totalmente ineficazes devido à baixa qualidade da luz que emitem e ao elevado calor que geram.

Haverá um inconveniente nesta técnica?

A primeira questão é se a duplicação da taxa de crescimento destas culturas poderia ter consequências negativas. Os principais receios eram de que as plantas fossem fracas e quase não produzissem sementes. A realidade é totalmente diferente, as plantas que se desenvolvem nestas condições têm um hábito de crescimento mais vigoroso e, na realidade, parecem mais saudáveis do que as cultivadas em condições convencionais.

Quais são as vantagens do cultivo acelerado de LEDs?

Claramente, a aplicação mais importante é ser capaz de aumentar o rendimento dos campos de culturas utilizados para alimentar pessoas e animais.

De um ponto de vista mais técnico, tais desenvolvimentos tornam possível conceber e estudar novas variedades ao longo de várias gerações de plantas num período de tempo mais curto. Desta forma, é possível fazer progressos mais rápidos no desenvolvimento de variedades resistentes a certas doenças ou condições ambientais.

A cor do LED de interior aumenta o crescimento da luz.

Posso aplicar estas técnicas no cultivo interior?

As aplicações destas técnicas no cultivo interior são plenamente aplicáveis. Embora seja verdade que o equipamento utilizado no ambiente de crescimento acelerado descrito acima é bastante caro, foi concebido no próprio estúdio um ambiente de “baixo custo” que oferece bons rendimentos.

Tudo o que precisa é de um espaço fechado com ar condicionado, um humidificador e as luzes LED de cultivo que precisa para o cultivo interior. As probabilidades são de não duplicarmos os rendimentos das nossas plantas, mas elas certamente mostrarão mais crescimento.

Agora só falta ver as nossas plantas crescerem mais fortes e mais saudáveis do que nunca.

Referências:

Pode ver o artigo científico em:
*Ray DK, Mueller ND, West PC, Foley JA (2013) Yield Trends Are Insufficient to Double Global Crop Production by 2050. PLoS ONE 8(6): e66428. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0066428