Condutor LED. Tensão constante ou corrente constante

Os condutores são o equivalente tecnológico e eficiente dos antigos balastros utilizados nas lâmpadas fluorescentes e convertem a corrente alterna da rede em corrente contínua adequada para os aparelhos de iluminação. Desta forma, o LED está protegido contra as flutuações da tensão da rede e outras variações da fonte de alimentação que possam danificar a luminária.

O condutor é a chave para o funcionamento do LED.
O condutor é a chave para o funcionamento dos LEDs.

Em ocasiões anteriores já discutimos a importância do condutor na iluminação LED em maior comprimento e diferenciámos entre condutores externos e integrados. Neste caso, vamos estabelecer dois tipos de condutor, dependendo da forma como o LED é alimentado. Assim, faremos a distinção entre um condutor de corrente constante e um condutor de tensão constante.

Produtos recomendados

Condutores de corrente constante

Uma característica dos LEDs é que existe uma relação exponencial entre a tensão directa e a corrente através do LED. Dependendo do modelo, uma mudança de voltagem de apenas 5% pode duplicar a corrente que flui.

Relação corrente/intensidade do LED CREE modelo Xp-E2 Torch
Relação entre corrente e intensidade da tocha CREE modelo Xp-E2 LED

Embora uma intensidade mais elevada aumente o brilho do LED, também tende a sobrecarregá-lo. Assim, temos uma situação em que qualquer pequena flutuação na tensão de entrada pode elevar a corrente de uma forma descontrolada. Isto resulta em mais calor no LED, o que reduz drasticamente o seu tempo de vida útil. A corrente máxima que um LED pode suportar é determinada pela resistência térmica entre os pontos de junção do LED e o ambiente. Isto é crucial para a concepção do produto final onde o objectivo é minimizar a resistência térmica, optimizando a sua duração e características ópticas. Por esta razão, a utilização de um condutor de corrente constante é a melhor opção para alimentar um LED de alta potência.

Quando a corrente aumenta, o LED emite mais luz.
Quando a corrente aumenta, o LED emite mais luz.

Condutores de tensão constante

Se alimentar um LED a um nível de corrente constante é a melhor opção, porque é que precisa de controladores de tensão constante? Bem, porque no mundo real são utilizados sistemas que integram vários LEDs e não é viável alimentar cada um deles independentemente.

Para a concepção de luminárias, são utilizados conjuntos de LEDs que incluem a electrónica necessária para equilibrar os níveis de corrente entre os seus elementos. Desta forma, é apenas necessário fornecer o nível de tensão necessário para que o circuito funcione perfeitamente.

Vantagens

O condutor de intensidade constante distingue-se por garantir a integridade do LED e por fornecer uma intensidade luminosa mais consistente.

Por sua vez, a utilização de um condutor de tensão constante é muito útil para a concepção e instalação de soluções de iluminação e é mais económica em aplicações de grande escala.