Tudo sobre iluminação de rua LED para iluminação pública

As luzes de rua LED são a solução para uma iluminação de rua eficiente e amiga do ambiente. Dentro das soluções de iluminação urbana podemos encontrar duas opções diferentes: as próprias luzes de rua e as lâmpadas de LED para iluminação pública. Dependendo das luminárias existentes, escolheremos entre uma ou outra.

Iluminação pública LED

Vantagens das luzes de rua LED para iluminação pública

Ao adoptar este tipo de iluminação pública, as vantagens que obtemos são semelhantes às oferecidas pela tecnologia LED na maioria das aplicações de iluminação geral. Os benefícios económicos provêm da poupança de energia em comparação com outras tecnologias, tais como o halogeneto metálico ou as lâmpadas de vapor de sódio (aqui temos uma comparação das diferentes tecnologias de iluminação pública, que se situam entre 40% e 60%). A sua durabilidade é consideravelmente maior, até 50.000 horas, sem necessidade de manutenção.

De um ponto de vista ambiental, as luzes de rua LED poluem muito menos. Contribuem para a redução das emissões de CO2, poluição luminosa e não contêm elementos perigosos para o ambiente, tais como o mercúrio.

Finalmente, ao melhorar o nível de iluminação das ruas, aumentamos o nível de conforto e segurança nas estradas públicas. Além disso, os LEDs não emitem radiação UV ou IR e emitem muito pouco calor, pelo que atraem menos insectos.

Produtos recomendados

Lâmpadas LED para iluminação pública

Este tipo de lâmpada é a solução mais económica para melhorar a iluminação pública e quadrada, uma vez que o único elemento que é substituído é a própria lâmpada. Existem actualmente dois modelos de tomadas diferentes: E27, como as lâmpadas típicas com um fio de gordura, e E40.

Como escolher a lâmpada de iluminação pública certa?

Dependendo dos requisitos de iluminação do ambiente e da altura da luminária, podemos escolher entre uma gama de potências de 10W a 54W. Outro factor a ter em conta é a disposição da lâmpada na luminária e a forma da luminária. Desta forma, podemos escolher uma lâmpada com a protecção IP necessária e o ângulo de abertura correcto para maximizar a saída de luz. As aberturas de feixe típicas são de 180° e 360°. Descubra a gama completa de lâmpadas LED de iluminação pública na nossa loja online.

Luzes de rua LED ao ar livre

Substituir a luminária inteira é um pouco mais caro, mas de um ponto de vista técnico é o mais aconselhável. Embora demore um pouco mais para recuperar o investimento, em troca obteremos um melhor desempenho em termos de produção de luz, eficiência energética e durabilidade do produto.

Na efectoLED temos uma grande variedade de luminárias LED de iluminação pública, de 40W a 100W e em todo o tipo de desenhos, desde os mais clássicos aos mais modernos. Todos eles têm um factor de protecção IP65 ou superior que lhes permite resistir à inclemência do tempo.

Pormenor de uma rua com candeeiros de rua

Aplicações para lanternas de iluminação pública LED

Concebidos para utilização ao ar livre, vêmo-los principalmente em ruas, avenidas, parques e outras vias, quer seja dentro da cidade ou em rotundas e estradas. Dada a sua potência e durabilidade, podem também ser utilizados noutras áreas, tais como parques de estacionamento e em ambientes comerciais ou industriais, espaços onde são necessárias soluções de iluminação eficientes e resistentes. Não é surpreendente que os postes de iluminação de jardim se tenham tornado um elemento decorativo em todos os tipos de espaços.

Principais modelos de lâmpadas eléctricas de rua

Entre os modelos de lâmpadas disponíveis, podemos diferenciar entre as que emitem luz a 360º, disponíveis com tomadas E27 e E40, e as que irradiam a 180º. Aqui estão alguns exemplos:

Luminária de rua LED na forma típica de espiga de milho
Lâmpada LED para iluminação pública com a típica forma de espiga de milho.


O desenho desta lâmpada foca a luz 180º.
O desenho desta lâmpada foca a luz a 180°.

Desenhos principais de iluminação pública

Dentro da gama de luzes de rua LED encontramos todo o tipo de desenhos, desde as linhas mais vintage até às mais modernas. Aqui está uma pequena amostra:

Luz de rua LED com um design convencional
Luz de rua LED com um design convencional


Luminária de iluminação pública moderna
Luz de rua moderna LED para iluminação pública

Lembre-se que na nossa loja de iluminação online tem uma vasta gama de produtos de iluminação pública LED com muitos mais modelos por onde escolher.