O cabo como elemento decorativo

A cablagem de todos os tipos de aparelhos eléctricos e candeeiros sempre foi considerada como algo que era melhor esconder, que era capaz de estragar o aspecto do candeeiro de design mais exclusivo.

Vamos mostrar-lhe alguns truques para transformar os cabos dos nossos candeeiros em algo decorativo.

Cabo eléctrico têxtil

A maneira mais fácil de evitar a necessidade de esconder um cabo eléctrico decorativo é utilizar um cujo aspecto combine com o estilo da decoração.

O cabo eléctrico têxtil, como o que pode encontrar na secção de bricolage da nossa loja online, está disponível numa grande variedade de cores, tanto liso como entrançado.

cabo têxtil eléctrico

Ao utilizar este tipo de cabo, em vez de um típico cabo de plástico preto, irá certamente aumentar o valor decorativo de qualquer candeeiro.

Por outro lado, ao combinar o cabo com uma roseta e o casquilho à sua escolha, pode criar o seu próprio candeeiro personalizado no mais puro estilo “faça você mesmo”. De facto, como já vimos, podemos criar os nossos próprios abajures.

O cabo decorativo como elemento artístico

Com um pouco de engenho, podemos transformar os cabos dos candeeiros em obras de arte.

Desenho feito com cabo

Para este truque, é necessário que os cabos sejam bastante compridos, uma vez que vamos desenhar no tecto ou na parede com eles.

Não é preciso ser Velázquez e fazer um desenho espectacular, as formas geométricas simples são muito modernas e decorativas.

Formas geométricas altamente decorativas

Cabos decorados

Se não quisermos complicar as coisas trocando o cabo dos candeeiros por um mais bonito ou suficientemente comprido para os nossos “desenhos”, podemos optar por decorá-lo.

Cabo decorado

Basta personalizar os grampos que o prendem com um pouco de imaginação e obteremos resultados muito originais e divertidos. Também podemos cobri-lo com tecido ou linha.

Produtos recomendados

Cablagem oculta

Por vezes, ou não há outra opção ou simplesmente não queremos que sejam visíveis, nem mesmo que se transformem numa bela paisagem urbana. Nestes casos, só há uma coisa a fazer: escondê-los.

Se os cabos que queremos esconder são, por exemplo, os diferentes carregadores que temos em casa e que, convenhamos, são cada vez mais numerosos. Podemos transformar a gaveta de qualquer cómoda ou móvel num espaço de carregamento onde podemos deixar o nosso telemóvel, tablet e até o nosso computador portátil.

gaveta de arrumação de cabos

Outra situação bastante comum é quando temos um candeeiro de pé ou outro electrodoméstico que está bastante longe de qualquer tomada. Uma alternativa, muito mais agradável à vista, a ter os cabos no meio da divisão é passá-los por cima da tomada e decorá-la de forma a que os fios não sejam visíveis.

plinto decorado

Isto pode ser aplicado a todos os tipos de cabos da casa, mesmo aos cabos de rede. Neste caso, certificar-nos-emos de que o cabo é de alta qualidade e que, ao adicionar mais alguns metros para, por exemplo, fazer o nosso desenho, a qualidade da ligação não será reduzida.

Conhece outros truques para esconder os cabos de luz ou alternativas para os tornar mais decorativos? Não hesite! Deixe-nos as suas ideias na secção de comentários.