Lifi. Internet numa lâmpada

A Internet das Coisas (IoT) centra-se na interligação de objectos do quotidiano, como lâmpadas e electrodomésticos, entre si e com as pessoas.

A Internet das coisas

Se juntarmos a isto o número crescente de smartphones, tablets, computadores, estações de TV ou rádio e outros objectos que utilizam sinais de rádio para comunicar, não é de admirar que o espectro de rádio esteja a ficar cada vez mais saturado.

É aqui que entra em jogo a tecnologia Lifi (light fidelity). A Lifi permite-nos ter uma ligação de dados através de impulsos, imperceptíveis para o ser humano, que são emitidos por qualquer lâmpada compatível e interpretados por um receptor especial.

Em que se baseia o Lifi?

Como já foi referido, o princípio de funcionamento desta tecnologia baseia-se em lâmpadas LED controladas por um driver que codifica, quer ligando e desligando a lâmpada, quer regulando a intensidade da luz, a informação a transmitir. Este sinal é captado por um sensor óptico muito sensível e depois descodificado.

O processo de comunicação é muito semelhante ao do código Morse.

O Lifi utiliza a multiplexagem ortogonal por divisão de frequência (OFDM). Muito resumidamente, esta técnica baseia-se na divisão de um canal de alta velocidade em vários canais mais pequenos, o que permite a transmissão simultânea de vários sinais “mais lentos” no canal original. Isto permite que a informação seja transmitida a alta velocidade, ocupando menos espaço.

A maioria dos sistemas de comunicação utiliza OFDM, como a televisão (DVB-T), as ligações à Internet (Wi-FI e ADSL) ou a telefonia móvel 4G.

A ligação à internet pode ser feita através de PLC (Power-line Communication) onde o sinal é transmitido através da rede eléctrica ou através de PoE(Power Over Ethernet) que transmite a alimentação através do próprio cabo de rede.

Vantagens da tecnologia Lifi

A tecnologia Lifi distingue-se de tecnologias como o Wi-Fi em vários aspectos decisivos como a velocidade de transmissão, a ausência de interferências e a segurança da informação transmitida.

Ventajas de LiFi sobre WiFI

Velocidade

A velocidade de uma ligação Wi-Fi é tipicamente até 54Mbps (Mega bits por segundo), embora existam técnicas que permitem atingir 1Gbps (Gigabit por segundo, em que um Gigabit equivale a 1.000 Megabits). Com o Lifi, podem ser atingidas velocidades de cerca de 3Gbps por cor, pelo que com os LED RGB pode ser atingida uma velocidade de 9Gbps.

Sem interferências

A tecnologia Wi-Fi utiliza frequências de rádio que podem causar interferências electromagnéticas. Estas interferem com o bom funcionamento de outros aparelhos electrónicos e podem ser potencialmente perigosas em aviões, centrais nucleares ou centrais de gás. A Lifi utiliza luz, que é naturalmente inofensiva e não gera qualquer interferência electromagnética.

Segurança

As ondas de rádio propagam-se através de tectos e paredes, mas a luz não. Um hacker pode ligar-se à nossa rede Wi-Fi a partir do exterior do edifício e extrair informações de equipamentos informáticos na rede. A informação transmitida pela Lifi só é acessível onde a luz brilha.

Produtos recomendados

Lifi na vida quotidiana

Ainda há um longo caminho a percorrer até podermos usufruir de dispositivos compatíveis no nosso quotidiano. A principal desvantagem desta tecnologia, na verdade de qualquer nova tecnologia, é o elevado custo do equipamento de transmissão e o facto de não ser barato ligar todas as lâmpadas através da Ethernet. Por último, o tamanho dos transceptores tem de ser reduzido para que possam ser integrados em smartphones ou tablets.

Una estancia con Lifi

Ainda assim, é importante lembrar que a velocidade da Internet é limitada pelo serviço prestado pelo fornecedor e, actualmente, não costuma ser superior a 300 Mbps. Assim, enquanto a velocidade do próprio acesso à Internet for inferior à do próprio Lifi, esta tecnologia não é viável, ou mesmo necessária, actualmente.

Embora as aplicações da Lifi na sociedade ainda estejam por vir, não há dúvida de que se trata de uma revolução nas comunicações sem fios e oferece uma via de ligação omnipresente que será essencial para o desenvolvimento da IoT. Até que as transmissões de dados através da luz se tornem uma realidade, na efectoLED continuaremos a trabalhar naquilo que fazemos melhor, oferecendo-lhe uma vasta gama de produtos de iluminação LED ao melhor preço e qualidade.