Energia solar

Como todos sabemos, a energia solar é uma energia renovável obtida a partir da radiação solar.

Nesta ocasião, iremos rever brevemente as diferentes alternativas tecnológicas que estão incluídas na energia solar, especialmente térmica e fotovoltaica, e veremos as suas principais utilizações.

Diagrama de energia solar fotovoltaica

O que é a energia solar?

Como mencionámos no início deste artigo, a energia solar é um tipo de energia renovável que tira partido do campo electromagnético oscilante irradiado pelo sol. Embora os humanos tenham sempre utilizado a energia do sol, esta é atualmente aproveitada de duas formas principais: calor e eletricidade.

Principais tipos de energia solar

As principais formas de aproveitar este tipo de energia são:

  • Energia solar térmica: Utilizada para produzir água quente doméstica e aquecimento.
  • Energia solar fotovoltaica: Produz eletricidade por meio de painéis solares.
  • Energia eólica solar: O ar é insuflado através de uma chaminé onde existem geradores.
  • Energia solar térmica concentrada: Produz eletricidade a partir de um fluido aquecido a uma temperatura elevada.
Central solar térmica

Também pode ser feita uma classificação de acordo com a necessidade de meios mecânicos ou elétricos para aproveitar, transformar e/ou armazenar o calor gerado pelo sol, o que requer meios mecânicos ou uma entrada de energia externa.

Neste último caso, podemos distinguir entre energia solar passiva e energia solar ativa.

Energia solar térmica

A energia solar térmica é utilizada principalmente para cozinhar alimentos, para produzir água quente para uso sanitário e aquecimento ou para produzir energia mecânica e, por fim, para a transformar em eletricidade.

Uma aplicação mais curiosa é a dos sistemas de refrigeração de absorção. Estes sistemas são capazes de produzir refrigeração utilizando calor em vez de eletricidade.

Água quente sanitária

A água quente doméstica (ACS) é uma das principais aplicações da energia solar térmica. De fato, em muitos países, incluindo a Espanha, é obrigatório ter este tipo de instalação solar em edifícios (recentemente construídos ou reabilitados) que fazem uso de ACS.

energia solar térmica

Energia solar fotovoltaica

É também o mais difundido para a produção de eletricidade e, mais uma vez, o Código Técnico de Edificações (CTE) torna-o obrigatório para edifícios com determinadas utilizações e acima de determinadas dimensões.

UsoDimensões
Shopping/Lazer3000 m2 construidos
Administrativos4000 m2 construidos
Hipermercados5000 m2 construidos
Armazéns10000 m2 construidos
Recintos de feiras (Pavilhões)10000 m2 construidos
Hotéis/Alojamentos100 plazas
Hospitais/Clínicas100 camas

A produção fotovoltaica mundial já é suficiente para cobrir entre 3,5% e 7% da procura de eletricidade. Em alguns países, como a Alemanha, Espanha, Itália ou Reino Unido, atinge 10% da produção. Em 2015, já representava um total de quase 184 TWh. Se quiser saber mais sobre como a luz solar é transformada em eletricidade e as suas principais aplicações, pode ler o nosso artigo detalhado sobre energia solar fotovoltaica.

Central fotovoltaica

Actualmente, o auto-consumo solar nas casas está a tornar-se cada vez mais popular graças aos subsídios para este tipo de instalação e à melhor oferta de kits de auto-consumo solar.

Como já vimos, a energia solar é verdadeiramente versátil e tem um enorme potencial. O seu papel na eliminação da dependência dos combustíveis fósseis é fundamental, mas mesmo assim, o primeiro passo é consumir a energia de forma responsável e eficiente.

Produtos recomendados