Guia para escolher a sua lâmpada LED

Comprar luzes LED não é tão fácil como comprar outros tipos de luzes, mas quando se sabe como o fazer, é simples! Só precisa de saber algumas noções básicas sobre este tipo de iluminação, o que o ajuda a poupar mais na sua conta de eletricidade e a ser mais amigo do meio ambiente.

Então chega o dia, já ouviu falar das vantagens da iluminação LED. Sabe que precisa de mudar, mas não sabe por onde começar. Aí está, finalmente decidido a procurar as suas primeiras lâmpadas LED, mas existem tantas lâmpadas diferentes.

O que preciso saber para escolher corretamente as luzes LED?

Ao seleccionar uma lâmpada tradicional, somos guiados pela potência. Até agora era fácil, dependendo de onde será colocado e de quanta luz precisamos, escolhemos mais ou menos watts.

Normalmente relacionamos os watts com a quantidade de luz que uma lâmpada emite, mas os watts são na realidade um indicador do consumo de energia. Claro que, quanto mais luz uma lâmpada emite, mais energia consome. Mas, ao escolher as luzes LED precisamos de conhecer alguns conceitos básicos para que possamos escolher melhor que lâmpada LED comprar.

Esclarecendo conceitos:

  • Um watt (W) mede o consumo total de energia. Eles indicam a potência que consome.
  • Um lúmen (lm) mede a quantidade total de luz emitida.
  • Os graus Kelvin (K) medem a temperatura da luz. Indicam as tonalidades de cor da luz, que podem variar de ligeiramente azulado a mais amarelado.
  • A eficácia luminosa é a quantidade de luz emitida em relação à energia consumida. É medida em lúmenes por watt (lm/W).
  • A iluminação mede a intensidade da luz que cai sobre uma superfície. Mede-se em lux (lx). 1 lux = 1 lúmen/m2.

A maior vantagem de escolher luzes LED é o seu baixo consumo de energia e é esta poupança significativa na conta de eletricidade que este tipo de lâmpada nos oferece.

Agora que sabemos o que procurar ao escolher uma lâmpada LED, veremos como escolher a mais adequada.

Produtos recomendados

Como escolher uma lâmpada LED?

Neste momento, coloca-se uma questão que é a quantidade ou o número de luzes LED necessárias. Se temos tido iluminação tradicional na casa até agora, podemos estar gradualmente a substituí-la por luzes LED e precisamos de alguma informação sobre como substituí-la.

Para saber como escolher as luzes LED, é importante considerar vários fatores:

1. Lúmenes de lâmpadas LED

O benefício energético de ter lâmpadas LED pode ser até 80% de poupança no consumo de eletricidade. A grande vantagem é que paga de acordo com a quantidade de watts consumida. Geralmente 1W é equivalente a cerca de 90 lúmenes. Pode consultar a nossa Tabela de Eficiência Luminosa.

2. O ângulo de abertura da luz

Conforme o que quisermos iluminar, escolheremos entre:

  • Uma lâmpada com um ângulo de abertura de 40º para iluminar de uma forma mais focalizada. Esta iluminação direta é mais apropriada quando queremos iluminar um ponto específico de luz ou jogar com a luz ao decorar um espaço, destacar um canto ou iluminar áreas de leitura, por exemplo.
  • Uma lâmpada com um ângulo de abertura de 120º, se quisermos iluminar completamente uma superfície. Este ângulo mais aberto tem uma maior capacidade de iluminar com uma única lâmpada. São normalmente utilizados para iluminar uma sala.

3. A temperatura da luz

Ao comprar iluminação LED, é importante que fique claro qual a temperatura de cor mais adequada para a sala que se pretende iluminar.

As lâmpadas podem ser divididas de acordo com a sua temperatura em 3 tipos:

  • Branco frio (6500K). Luz branca mais intensa, perfeita para espaços de trabalho como escritórios, cozinhas…
  • Branco puro ou neutro (4000K). Intensidade média, adequado para casas de banho, instalações comerciais…
  • Branco quente (2800K). Mais acolhedor e atmosférico. Ideal para salas de jantar ou salas de estar, quartos de dormir…
Temperatura de cor do LED

4. Adaptador de lâmpadas

A base de cada lâmpada ou candeeiro, ou seja, o tipo de ligação, é um dos aspectos mais importantes a ter em conta antes de escolher uma lâmpada LED. Conheça os diferentes tipos de encaixes que existem, a sua nomenclatura e o seu design.

que luzes LED escolher

5. Uso que fazemos em casa

Para além da função que cada lâmpada LED desempenha, é importante considerar certos fatores que podem afetar a quantidade de luz de que necessitamos.

  • O tom de cor das paredes. Uma pintura mais escura exigirá mais luminosidade.
  • Altura do teto. Quanto mais alto for o teto, mais potência é necessária.
  • Objectos. Móveis e decorações numa sala podem lançar sombras ou reflexos.
  • Posicionamento das luzes. Dependendo do tipo de luz de que precisamos, colocaremos as luzes numa ou noutra posição. Normalmente não estarão perto das paredes, mas se quisermos criar iluminação indireta, esta pode ser uma boa opção.
  • Quantidade. Várias luzes pequenas distribuídas numa sala podem fornecer uma boa iluminação.

Agora que conhecemos e compreendemos as características de uma lâmpada LED, podemos argumentar a favor da escolha de luzes LED. Está dentro?