Guia para a iluminação de tetos baixos

Um dos maiores problemas na iluminação de um espaço é a altura do teto. As salas com tetos baixos são por natureza mais complexas à iluminar, e não só porque limitam a escolha de luminárias.

Desta vez, mostraremos-lhe como escolher candeeiros LED para tetos baixos e, no final, contaremos alguns truques para fazer uma sala parecer mais alta.

O problema dos tetos baixos

Se uma casa, local ou parte deles não tiver um teto suficientemente alto, existem certas desvantagens quando se trata de escolher o sistema de iluminação.

O problema mais óbvio é o tamanho limitado das luminárias. Recomenda-se que qualquer item suspenso no teto tenha pelo menos 2m de altura para evitar inconvenientes, principalmente bater com a cabeça. Num teto padrão de 2,4m, isto deixa apenas 40cm para caber uma lâmpada.

espaços com mobiliário baixo

Devemos também ter em conta que a distribuição de luz será menor. Como já explicámos noutras ocasiões, a superfície que um ponto de luz pode iluminar aumenta na proporção da altura em que está instalado.

Ter uma sala com uma altura de teto baixa pode também dar uma sensação de desconforto, uma vez que o espaço parece mais pequeno. É por isso que, além de termos uma distribuição adequada da luz, devemos cuidar dos aspectos que nos ajudam a “elevar” o teto.

Produtos recomendados

Como escolher uma luminária para tetos baixos?

Aqui estão algumas directrizes sobre como escolher a luminária mais adequada para instalar num teto baixo:

  • Esteja atento ao espaço que temos disponível. Como dissemos, de dois metros até ao teto, é todo o espaço que temos para a luminária.
  • Optar por luminárias de encastrar. Os Downlights são ideais ou, se não quisermos complicar as coisas fazendo buracos no teto, podemos usar plafón que ocupam pouquíssimo espaço.
  • Limitar os candeeiros suspensos ao espaço por cima da mesa. Desta forma, mesmo que estejam a uma altura inferior, não tropeçará neles.
  • Escolher luzes com um amplo ângulo de abertura. Isto irá distribuir a luz de forma mais uniforme e evitar sombras.
  • Ter fontes adicionais de luz. Os apliques ou candeeiros de pé são excelentes para complementar a iluminação geral.
Paredes com papel de parede de linha vertical

7 truques para fazer o teto de um local parecer mais alto

  • O branco e as cores claras trazem amplitude ao espaço. Aqui é importante que o teto seja alguns tons mais claro do que as paredes.
  • Utilizar desenhos verticais nas paredes. Tal como com as camisas, as linhas verticais farão a parede parecer mais alta.
  • Vestir as janelas a partir do teto. A utilização de cortinas compridas perto do teto cria uma sensação de altura.
  • Pendure quadros mais altos do que o normal. Esta é uma forma simples e pouco utilizada de enganar o olho e criar uma altitude mais elevada, mas evitando molduras horizontais.
  • Utilizar mobiliário baixo. Desta forma, se dermos destaque ao mobiliário, fazemos com que o espaço pareça muito maior.
  • Colocar um espelho. Ao reflectir parte da sala, multiplicará o espaço visual e a sensação de amplitude. Deve ser alto e estreito.
  • Menos é mais. Uma máxima que, neste caso, é perfeitamente cumprida. Se sobrecarregarmos o espaço, este parecerá ainda mais compacto.

Como pode ver, ter um quarto com um teto inferior ao que gostaríamos não é necessariamente um problema. Basta seguir algumas directrizes na decoração, escolher a iluminação certa e verá como o espaço cresce, mesmo que apenas de uma forma aparente.