Esquemas eléctricos

Em ocasiões anteriores, definimos o que eram circuitos em série e circuitos em paralelo. Nesta ocasião, vamos concentrar-nos na forma como podemos representar todos os tipos de instalações eléctricas.

O que é um esquema elétrico?

Um esquema elétrico é uma representação sintetizada de um determinado circuito elétrico. Permite-nos definir a posição relativa dos diferentes elementos que o compõem e a interligação entre eles.

Utilizações de um esquema elétrico

A utilização deste tipo de gráficos permite a qualquer pessoa que saiba interpretar o esquema montar ou instalar corretamente o circuito representado.

Por outro lado, são muito úteis quando se trata de encontrar possíveis falhas num sistema que já está a funcionar.

Elementos básicos de um esquema elétrico

Num esquema elétrico deste tipo , é habitualmente utilizada uma série de símbolos para representar os diferentes dispositivos eléctricos que fazem parte de uma instalação. Na norma EN 60617 podemos ver os diferentes símbolos gráficos que podem ser utilizados.

Símbolos eléctricos

Tipos de diagramas de cablagem

Entre os diferentes tipos de esquemas que podemos encontrar, e que detalharemos mais adiante, os mais importantes são:

  • O diagrama explicativo.
  • O diagrama topográfico ou de sítio.
  • O diagrama funcional ou de circuitos.
  • O esquema de ligação ou de instalação.

Este último tipo pode ser representado por um diagrama unifilar ou multifilar.

Diagrama explicativo ou sinóptico

É utilizado principalmente nas fases iniciais da conceção de um sistema. Define as diferentes unidades funcionais que compõem o sistema e que podem coincidir com um ou mais elementos do circuito final.

Não é utilizada qualquer simbologia específica e as linhas do diagrama não representam nada para além da relação entre os elementos que o compõem. Em suma, trata-se de um mapa concetual do sistema.

Esquema eléctrico sinóptico o explicativo

Na imagem podemos ver o que seria o diagrama explicativo de uma divisão de uma qualquer casa em que existe um candeeiro controlado por um interrutor e duas tomadas. Utilizaremos esta divisão fictícia como base para todos os modelos esquemáticos que iremos apresentar.

Produtos recomendados

Diagrama topográfico ou de sítio.

Neste caso, os principais elementos da instalação são apresentados na sua localização física no espaço. Desta forma, ao saber onde cada dispositivo deve ser colocado, o trabalho elétrico pode ser coordenado com o resto dos intervenientes no projeto, como, por exemplo, as obras civis.

Esquema topográfico de una instalación eléctrica

Na imagem, podemos ver os diferentes aparelhos eléctricos da nossa sala e a sua localização no espaço. S é o interrutor, E o candeeiro e TC as tomadas.

Diagrama funcional

Este tipo de diagrama é, sem dúvida, um dos mais populares. Este tipo de representação não só é essencial durante a fase de projeto, como também é utilizado em ambientes didácticos, como escolas secundárias ou universidades, onde se estuda a teoria dos circuitos.

Diagrama eléctrico funcional

Como podemos ver, todos os elementos a serem instalados na sala são mostrados entre os dois condutores que representam a fase e o neutro. Note-se que os fios não se cruzam em nenhum momento.

Isto mostra claramente, como já referimos noutras ocasiões, que os circuitos eléctricos de uma casa estão em paralelo.

Esquema elétrico das ligações

Este tipo de esquema é utilizado principalmente na fase de construção. Podem até tornar muito difícil deduzir o funcionamento do circuito, mas permitem uma excelente definição de questões essenciais para o instalador, como o número de condutores que passam por uma determinada conduta ou, se estiver representado na planta, o comprimento de cada troço de cablagem.

Dependendo da utilização de uma única linha ou de várias linhas separadas para representar os condutores, podemos distinguir entre diagramas unifilares e multifilares.

Diagrama unifilar

Esta representação agrupa os diferentes condutores numa única linha. O número de condutores é representado por linhas paralelas, geralmente mais finas que a cablagem, inclinadas a 45º em relação à perpendicular da secção que representam.

Esquema unifilar

A caixa representa a caixa de distribuição. Neste caso, optou-se por representar o diagrama sem considerar a localização física do equipamento.

Diagrama multifilar

Esta é, de longe, a representação mais exacta da forma como os diferentes dispositivos estão interligados. Este tipo de diagrama pode tornar muito difícil a interpretação do comportamento do circuito, mesmo em exemplos extremamente simples como o que utilizámos.

Esquema multifilar

Esperamos que esta nova parte do nosso dicionário de eletricidade e iluminação o ajude a descobrir o que são, para que servem e que tipos de esquemas eléctricos existem. Como sempre, se tiver alguma dúvida, pode deixá-la nos comentários.