O que é a UGR ou Índice de Brilho Unificado?

O UGR do inglês Unified Glare Rating ( Índice de Brilho Unificado ) é uma forma de avaliar e comparar o brilho produzido por diferentes fontes de luz.

Este índice é essencial para a concepção de iluminação apropriada para as atividades a realizar no espaço. É fácil de compreender que as necessidades de iluminação e conforto visual de um corredor não são as mesmas que as de uma classe ou de uma sala de cirurgia.

Antes de definir a UGR em detalhe, é importante rever o que se entende por brilho, quais são as suas causas e definir os seus efeitos.

Definição de brilho

Según la propia RAE el deslumbramiento es la “turbación de la vista por luz excesiva o repentina”. En definitiva, no es más que una disminución de nuestra capacidad de distinguir objetos provocada por aumento, normalmente brusco, de la luz.

brilho causado por um carro

Tipos de brilho

Podemos distinguir dois tipos de brilho de acordo com o efeito que eles têm sobre as pessoas:

  • Em primeiro lugar, há o brilho que causa desconforto. Isto causa alguma dificuldade em continuar com as atividades que estávamos a fazer e produz a necessidade de desviar o olhar.
  • O segundo tipo, embora possa não produzir aquele sentimento desconfortável, impede-nos de continuar com a tarefa que estávamos executando.

UGR como medida de brilho

O índice de brilho unificado é a forma quantitativa de medir o brilho num espaço recomendado pela Comissão Internacional de Iluminação ou CIE (do francês Commission internationale de l’éclairage)

O brilho é medido com um medidor de luminância e a UGR é simplesmente o logaritmo (na base 10) da luminância de todas as fontes de luz em relação à luminância de fundo. Matematicamente, pareceria assim:

Cálculo do índice de brilho

Onde:

  • Lb é a iluminação de fundo.
  • Ln é a luminância da fonte de luz visível ‘n’.
  • wn é o ângulo sólido da fonte de luz, visto do observador.
  • pn é o índice de posição de Guth de cada fonte.
Índice de posição de Guth
Índice de posição de Guth

A UGR considera valores que oscilam entre 10 e 30. Quanto maiores forem os valores UGR, maior será o desconforto gerado pela luz. É de notar que o brilho que prejudica a visão não se considera a esta escala.

Produtos recomendados

Valores máximos de UGR de acordo com a atividade

Normalmente, 16, 19, 22, 25, 28 são tomados como valores de referência, porque uma variação de 1 no valor do índice de brilho unificado não é perceptível, enquanto que uma variação de três pontos é perceptível.

UGR Atividades/espaços
16Desenho técnico, relojoaria
19Datilografia, CAD, salas de reunião
22Recepções, lojas
25Áreas de passagem, arquivos

Basicamente, os espaços onde são realizadas atividades de maior precisão requerem níveis de brilho mais baixos.

A norma europeia UNE 12464-1 relaciona todos os parâmetros mínimos, dependendo dos requisitos de iluminação interior de acordo com a atividade, para garantir o desempenho visual, conforto e segurança. Estes parâmetros incluem, além da UGR, iluminação, índice de restituição de cor e todos os tipos de exceções ou aplicações especiais, sempre que necessário.