Como instalar uma lâmpada LED downlight

Como outras tecnologias aplicáveis à vida quotidiana das pessoas, a tecnologia LED tem vindo a evoluir e a ser optimizada. A chegada dos painéis LED do tipo downlight foi uma revolução quando se tratou de instalar pontos de luz em casa, pois ofereciam um desempenho de iluminação superior em comparação com soluções de iluminação anteriores, tais como tubos fluorescentes ou lâmpadas de halogéneo. Poupança, eficiência e facilidade de instalação são as grandes vantagens de instalar uma downlight.

Considerações antes da instalação da downlight

Vamos oferecer-lhe um guia simples para o ajudar com uma instalação que já é bastante simples, mas onde alguns conselhos nunca são demais, por isso vamos começar por listar as ferramentas de que vamos precisar:

  • A primeira coisa de que precisamos é obviamente da nossa nova placa LED downlight, na verdade, tem uma vasta gama de tamanhos, potências e acabamentos.
  • Lembre-se que estamos a trabalhar numa instalação de tecto, por isso devemos ter uma escada de trabalho segura e estável.
  • Se vamos substituir uma luz de tecto por uma luminária embutida LED do mesmo tamanho, temos a vantagem de já existir um buraco no tecto, pelo que só precisamos de descobrir o diâmetro com uma fita métrica.
  • No caso de não existir nenhum furo, precisaremos de um acessório de perfuração chamado cortador de círculo, o que nos permitirá fazer um corte perfeito e regular.
  • Precisaremos também de uma chave de fendas de lâmina plana, que será utilizada para ligar os cabos do Driver à faixa de alimentação.
  • Se, devido às características da instalação anterior, for necessário reduzir o comprimento dos cabos, utilizaremos um decapador de cabos.
  • Os dimmers estão disponíveis como opção na instalação de uma downlight, o que nos ajudará a adaptar o fluxo luminoso ao nosso gosto.

Como instalar uma downlight

1. desligue a energia

O primeiro passo é desligar a energia eléctrica do nosso diferencial, de modo a poder trabalhar em segurança. Lembre-se que os interruptores numa sala só cortam o cabo de retorno, pelo que deixam o cabo de fase vivo.

Passo 1. Retirar energia

2. remoção da luminária antiga

Com a ajuda de uma escada , remover a antiga luminária da sua localização e desligá-la da rede eléctrica. Devemos remover qualquer componente (transformador, lastro, etc…) que tenha acompanhado a luz do tecto anterior ou halogéneo, uma vez que a nossa downlight tem o seu próprio condutor.

Passo 2: Remover a velha downlight

Se precisarmos de ampliar o furo necessário para a instalação ou fazer um novo, usaríamos a broca e o seu acessório de corte circular para perfurar o tecto.

3. Ligação do condutor

Ligamos o condutor da nossa nova lâmpada de LED downlight à instalação eléctrica. Lembre-se que os fios de Fase são geralmente castanhos, pretos ou cinzentos e os fios Neutros são azuis (para mais informações ver o nosso posto sobre as cores dos fios eléctricos).

Passo 3. Ligar o condutor LED

Uma vez o Condutor ligado à fonte de alimentação, fazemos a ligação à placa LED Downlight. Agora que temos a instalação da nossa placa pronta, só temos de ligar novamente a energia e verificar se funciona correctamente.

4. a colocação da downlight no tecto

O último passo consiste em embutir a downlight no tecto, para o fazer dobramos as abas laterais da placa, de modo a que passem através do buraco. Quando a downlight é instalada, as abas serão escondidas e pressionadas contra o tecto para manter a placa no lugar.

Passo 4. instalar a nova Downlight

Como pode ver, é muito fácil desfrutar das vantagens dos painéis LED downlight, graças à sua facilidade de instalação. Fique atento ao nosso blog de iluminação para mais dicas sobre como tirar o máximo partido da iluminação LED.