Iluminação LED em parques de estacionamento e garagens

Os sistemas de iluminação nas garagens são muito diferentes dos sistemas de iluminação nos parques de estacionamento exteriores, mas ambos têm o mesmo objectivo, para nos permitir chegar ao nosso veículo em segurança. A concepção de um espaço bem iluminado, assegurando que não haja áreas escuras ou não iluminadas, oferecerá aos utilizadores conforto e segurança, o que é muito importante nas garagens e parques de estacionamento. Paredes pintadas em cores claras, evitando o cinzento do betão, e sinais claramente visíveis tanto para peões como para veículos, melhorarão a usabilidade do espaço.

A fim de obter uma iluminação eficiente, devem ser tidos em conta aspectos como a superfície ou a localização, quer estejam localizados no exterior ou no interior. Para diferenciar os dois, as áreas de estacionamento localizadas no interior ou no porão dos edifícios são referidas como garagens. Por parque de estacionamento, referimo-nos às áreas de estacionamento que se encontram ao ar livre. A localização do espaço é essencial para a escolha das luminárias que melhor se adaptem às condições circundantes. Não utilizaremos os mesmos elementos para a iluminação nos parques de estacionamento que para a iluminação nas garagens.

Iluminação LED nas garagens

Na maioria dos casos, as garagens são iluminadas quase 24 horas por dia. Precisamos, portanto, de um elemento de iluminação que tenha uma longa vida útil e forneça uma iluminação geral suficientemente potente. Desta forma, os utilizadores não terão qualquer problema em deslocar-se e encontrar o seu veículo.

Um sistema de iluminação LED nas garagens deve fornecer um mínimo de 50 lux, embora seja sempre recomendado que o nível de luz seja de pelo menos 75 ou 100 lux. Um dos elementos mais utilizados são os ecrãs LED, o substituto perfeito para os tubos fluorescentes. Devem ser instalados da forma mais eficiente possível. Eficiente significa uma distribuição eficaz das luminárias, que distribui a saída de luz da forma mais uniforme possível na sala. Isto requer ter em conta as dimensões da sala e as características das luminárias, em particular a luminância (lúmenes) e a distribuição da luz ou o ângulo de abertura em que a luz é emitida.

Os ecrãs LED são perfeitos para iluminação em garagens
Os ecrãs LED são perfeitos para iluminação em garagens

Não podemos esquecer as luzes de emergência LED, tão importantes e necessárias. Há luzes de emergência embutidas ou montadas à superfície, embora não haja grandes diferenças, excepto no que diz respeito à estética e ao processo de instalação. O importante é que desempenhem a sua função correctamente, indicando a saída e o caminho a seguir para lá chegar em caso de corte de energia. Para mais informações, ver o artigo sobre iluminação nos planos de emergência, que revê os regulamentos sobre iluminação de emergência.

Embora os elementos de iluminação nas garagens com tecnologia LED possam permanecer ligados durante longos períodos de tempo, não é aconselhável que fiquem ligados indefinidamente. Por conseguinte, é aconselhável programar o desligamento automático ou optar pela instalação de detectores de presença, que impedem que o sistema de iluminação esteja sempre ligado.

Ter detectores de presença permite-nos reduzir o consumo de electricidade quando o espaço não está a ser utilizado, poupando na conta de electricidade. Acabou-se aquele momento embaraçoso de procurar a luz no escuro ou de deixar cair os sacos para carregar no interruptor!

No caso de iluminação LED em garagens públicas, especialmente as localizadas em centros comerciais, é aconselhável instalar luzes verdes e vermelhas na parte superior de cada vaga de estacionamento. Isto facilita a visualização dos lugares de estacionamento livres (verdes) e dos que estão ocupados (vermelhos).

Produtos recomendados

Iluminação LED em parques de estacionamento

Como mencionado acima, os parques de estacionamento estão localizados ao ar livre. Neste tipo de espaço, são utilizados elementos de iluminação exterior, tais como projectores LED, colocados a uma altura elevada para facilitar uma distribuição mais uniforme da luz. A iluminação LED nos parques de estacionamento pode ser complementada, por exemplo, com dissuasores instalados a uma altura inferior. Embora os níveis mínimos de iluminação nos parques de estacionamento possam ser tão baixos como 20 lx, devemos ter sempre em mente que deve haver luz suficiente para poder encontrar o veículo e manipular as chaves.

A altura e o espaçamento das fontes luminosas depende da potência das fontes luminosas e da largura do feixe luminoso que emitem. É importante que as luminárias tenham um grau de protecção IP65 ou superior para garantir que são resistentes às intempéries e às intempéries.

Os holofotes LED são a melhor escolha para iluminação em parques de estacionamento
Os holofotes LED são a melhor escolha para iluminação em parques de estacionamento

Como neste caso os elementos de iluminação LED nos parques de estacionamento só funcionam à noite ou em horas de pouca luz, é habitual instalar sensores de luz ou temporizadores, elementos que nos permitem ligar e desligar as luzes automaticamente de acordo com um determinado nível de luz ambiente ou horário pré-definido.

Como se pode ver, a tecnologia LED oferece várias alternativas de iluminação em parques de estacionamento e garagens, tornando os espaços mais funcionais e reduzindo o consumo de electricidade.