Como iluminar um restaurante

Iluminar correctamente um restaurante não é uma tarefa simples. A iluminação deve estar de acordo com o estilo das instalações e o tipo de pratos servidos, mas deve também facilitar o trabalho dos chefes de cozinha, empregados de mesa, etc.

Ao definir o tipo de luzes a utilizar, a sua potência e temperatura de cor, temos de diferenciar as áreas e actividades que são realizadas em cada uma delas.

locais iluminados por lâmpadas penduradas

Regulamentos para a iluminação de restaurantes

Dentro da Norma Europeia UNE 12464-1, os restaurantes estão incluídos na secção sobre locais de concorrência pública na mesma secção que os hotéis.

Quatro áreas são diferenciadas: o salão, o escritório do caixa, a cozinha e a própria sala do restaurante. Neste caso, são definidos níveis mínimos de iluminação para todos eles, excepto para a zona de refeições. Aqui apenas é indicado que a luz deve ser suficiente para criar a atmosfera certa.

Área de entrada e bar

É necessário um mínimo de 100 lux com um rácio de brilho (UGR) de 22 ou menos. A iluminação deve ser aumentada para 300 lux onde se encontra a caixa registadora e onde trabalham os empregados de mesa.

Cozinha

São necessários cerca de 500 lux aqui e recomenda-se a utilização de luzes frias. Este tipo de luz aumenta a concentração e a visibilidade, melhorando o desempenho e a segurança no trabalho. Recomenda-se a existência de uma área com luz de transição para evitar o encandeamento e permitir que os olhos se adaptem melhor a possíveis diferenças de luz da sala.

é importante que a cozinha esteja suficiente e adequadamente iluminada.

Sala de jantar ou sala de estar

Neste caso, temos total liberdade para conceber a iluminação de acordo com a imagem do negócio. Em qualquer caso, a luz deve permitir que trabalhadores e clientes se desloquem em segurança. Nas mesas, o ideal é que a luz seja pelo menos suficiente para ver o que está a ser comido.

Iluminação LED na indústria hoteleira

A tecnologia LED é um importante salto em frente na forma como bares e restaurantes são iluminados. Não só nos permite ter luminárias com desenhos que até agora eram impossíveis, como também significa a possibilidade de reduzir significativamente os custos associados à manutenção e ao consumo de electricidade.

As luzes LED são muito eficientes e consomem até 90% menos do que os seus equivalentes halogéneos. Por outro lado, são muito mais duráveis.

Decoração de restaurantes com luz

Em muitos casos, a tendência actual é a de utilizar a iluminação como elemento decorativo do espaço. Desta forma, a luz ajuda a criar a atmosfera certa para que os comensais se sintam à vontade.

O nosso objectivo é conseguir coerência entre a iluminação, o mobiliário, o acabamento das paredes, etc.

cada restaurante tem de adaptar a iluminação às suas instalações

Elementos fundamentais para a iluminação de um restaurante

Há uma multiplicidade de luminárias LED à escolha, basta dar uma vista de olhos à nossa loja online e ver a vasta gama de opções que temos à nossa disposição. Abaixo apresentaremos algumas das principais.

Downlights

Um clássico da iluminação geral. Permitem uma iluminação muito uniforme do espaço. São a melhor opção para a cozinha e qualquer outra área onde precisamos que a luz seja, por assim dizer, abundante. Os modelos mais pequenos com um ângulo de abertura menor permitem-nos criar atmosferas muito acolhedoras.

Iluminação de pistas

Embora tradicionalmente utilizado na iluminação de lojas, este tipo de iluminação é muito útil em restaurantes e bares.

Baseia-se em calhas electrificadas nas quais são instalados diferentes projectores que podem ser deslocados. Isto proporciona uma grande versatilidade, pois podemos adaptar a disposição das luminárias se houver, por exemplo, alterações na distribuição das mesas.

Lâmpadas pendentes

As lâmpadas pendentes são também amplamente utilizadas, especialmente em mesas. Normalmente utiliza-se uma temperatura de luz quente e um brilho médio-baixo para que não sejam perturbadores.

Tiras e néon

Tanto as tiras de LED como o néon são frequentemente utilizados como iluminação de acentuação, especialmente na área do bar ou por baixo das prateleiras.

No final, a iluminação de um restaurante é a peça que dá personalidade ao local e deve estar de acordo com a decoração e a proposta gastronómica em oferta.