Como iluminar a mesa de jantar

A escolha de um candeeiro de mesa é possivelmente a decisão mais importante quando se trata de planear como acender a mesa de jantar.

Para tal, nada melhor do que seguir algumas orientações simples que nos guiarão na nossa viagem em direcção à lâmpada de tecto perfeita.

Forma e dimensões da lâmpada

Tanto o tamanho como a forma da lâmpada que usamos para iluminar a mesa de jantar dependerá das características da mesa.

Por exemplo, se a nossa mesa for redonda, uma lâmpada com esta mesma forma circular terá muito melhor aspecto do que uma rectangular. Além disso, uma única fonte de luz será suficiente para iluminar a mesa inteira.

Luminárias adaptadas à forma da mesa

Se a nossa mesa for rectangular, uma alternativa é dispor várias lâmpadas no sentido do comprimento. Naturalmente, pode sempre escolher uma lâmpada alongada.

Escolhendo a lâmpada certa

A chave para uma boa iluminação é assegurar que tanto a decoração da mesa como os pratos que vamos servir têm o seu melhor aspecto. Para o conseguir, é essencial escolher uma lâmpada de qualidade. Embora já tenhamos discutido em várias ocasiões o que procurar ao comprar uma lâmpada, vale a pena rever alguns pontos importantes:

  • O CRI ou índice de restituição de cor: É necessário um valor elevado de 80 ou mais para que a luz não distorça as cores e estas sejam mostradas como realmente são.
  • Intensidade luminosa regulável: Chave para poder criar atmosferas diferentes. Não precisamos da mesma luz para o jantar que para jogar às cartas e ser capazes de ajustar a intensidade permitir-nos-á adaptá-la às necessidades do momento.
  • LED: Para eficiência, durabilidade, porque é mais ecológico, porque poupa luz, porque não produz calor… as razões para utilizar esta tecnologia são inúmeras.

Ideias para a iluminação da mesa de jantar

Além de colocar um candeeiro no centro da mesa (mesa redonda – candeeiro redondo, mesa longa – candeeiro longo) podemos optar por diferentes combinações, desde as mais tradicionais até às mais ousadas.

Várias das mesmas lâmpadas

Se não quisermos apostar, colocar duas ou três lâmpadas idênticas ao longo da mesa é uma excelente opção.

Se quisermos transmitir ordem e simetria, instalaremos um número ímpar de lâmpadas, sendo três a mais comum.

Diferentes lâmpadas combinadas

Lâmpadas em diferentes alturas ou em diferentes desenhos

Ao jogar com diferentes formas, cores, alturas e até ângulos de abertura da luz, as opções multiplicam-se. Mesmo assim, não é aconselhável variar mais do que duas características no conjunto.

Obviamente, temos de ser claros quanto ao objectivo que perseguimos com o conjunto e que o resultado se enquadra no nosso estilo.

Lâmpadas expostas

Com as novas lâmpadas de filamento LED, é muito comum dispensar os abajures.

downlight sobre mesa de jantar

Com esta alternativa, combinar diferentes comprimentos de cabos não é tão arriscado como com lâmpadas cheias.

Minimalismo

Se quisermos manter um estilo totalmente minimalista, as downlights são a nossa melhor opção.

As Downlights proporcionam uma iluminação uniforme sem ocupar espaço. São também altamente recomendados se tivermos de instalar a luz em tectos baixos.

Produtos recomendados

Problemas com a colocação de lâmpadas por cima da mesa de jantar

A situação ideal seria aquela em que, uma vez colocada a mesa, o ponto de luz está no centro da mesa. Claro que, embora esta seja a situação ideal, não é necessariamente a mais comum.

Pode acontecer que o ponto de luz esteja fora do centro ou que simplesmente não esteja disponível, ou porque não existe ou porque está demasiado afastado da zona de jantar.

Ponto de luz mal posicionado

Neste caso, a coisa mais simples a fazer é aproveitar o comprimento da cablagem da lâmpada pendente para centrar a fonte de luz sobre a mesa. Com um pouco de criatividade, podemos usar o cabo como elemento decorativo.

Lâmpadas de mesa diferentes

Ponto de luz não disponível

Se não tivermos um ponto de luz, ou se estiver demasiado longe, podemos explorar outras formas de iluminar a mesa de jantar.

Quem diz que a mesa de jantar tem de ser acesa do tecto? Atrever-se a utilizar outros tipos de lâmpadas

Uma forma alternativa de iluminar a mesa é utilizar um candeeiro de chão ou de parede, especialmente se forem grandes.

Claro que, quer o ponto de luz não esteja onde deveria estar ou não exista, podemos sempre deslocá-lo ou colocá-lo lá nós próprios.

Como podemos ver, não importa que estilo queremos ou se estamos à procura da iluminação da mesa para misturar com o resto da decoração ou para nos destacarmos do resto. Temos a certeza de encontrar a luminária que mais se adequa aos nossos gostos e necessidades.

Se precisar de mais ideias, pode consultar o nosso artigo sobre Iluminação de sala de estar.