Iluminação da tenda

É cada vez mais comum realizar todo o tipo de eventos, principalmente casamentos ou comunhões, em espaços exteriores como um jardim. Os tradicionais salões de banquetes deram lugar aos relvados e, claro, às marquises.

A iluminação é um elemento fundamental para o cenário e a decoração de qualquer festa e, se esta se realizar ao ar livre, torna-se ainda mais importante. Por esta razão, vamos mostrar-lhe várias opções para iluminar uma tenda com LEDs.

Carpa iluminada con guirnaldas

Note-se que, embora as formas e as dimensões de uma tenda sejam muito variadas, para simplificar os exemplos , utilizaremos como referência uma tenda retangular de 12m x 6m, como a da imagem abaixo, mas vista de cima.

Carpa en 3D

Como iluminar uma tenda com grinaldas LED

Há várias maneiras de iluminar uma tenda. Podemos utilizar projectores, velas, tochas… mas, sem dúvida, as grinaldas são a escolha mais comum para iluminar eventos ao ar livre. De seguida, apresentamos as distribuições básicas da luz.

Iluminação do perímetro da tenda

Esta é a distribuição de luz mais básica. É perfeita se quisermos dar um pequeno toque de luz ou se formos utilizar outros tipos de iluminação, como candeeiros ou projectores.

Iluminação perimetral da tenda

Como podemos ver, colocaremos as luzes (representadas pela linha amarela) ao longo de todo o perímetro, o que no nosso caso significa um total de 36 metros lineares de luzes.

Iluminação desde os cantos até ao cume

Para além das luzes que percorrem todo o perímetro, colocamos luzes de cada canto até ao centro da tenda.

Iluminação dos cantos para o centro

Isto permite uma iluminação mais completa do espaço. Continuando com o nosso exemplo, precisaríamos de cerca de 64 metros de luzes.

Iluminação completa da tenda

A distribuição mais comum das luzes numa tenda. O perímetro é iluminado e são acrescentadas luzes mais ou menos equidistantes em direção ao centro da tenda.

Iluminação completa da tenda

Desta forma, consegue-se uma distribuição mais uniforme da luz e não é necessário utilizar luzes suplementares. Para iluminar a nossa tenda, precisaríamos de um pouco mais de 90 metros.

Tenda em modo “noite estrelada

A iluminação final para as tendas é semelhante à distribuição anterior, mas com uma maior densidade de luzes.

Tenda em modo de noite estrelada

A nossa tenda de 12m x 6m necessitaria de pelo menos 140 metros de fitas ou grinaldas. É mais de três vezes mais luzes do que iluminar apenas o perímetro da tenda, mas com este espetáculo de luzes deixaremos os nossos convidados maravilhados.

Produtos recomendados

Outras ideias originais para iluminação de marquises

Para além das grinaldas, podemos encontrar um número infinito de elementos de iluminação perfeitos para iluminar eventos. Mostramos-lhe algumas das opções mais interessantes.

Candelabros

Se quiser dar um toque clássico à iluminação do seu evento, os candelabros são a melhor escolha. Farão com que a tenda pareça um salão de banquetes completo.

Carpa con candelabros

Candeeiros de papel

Dão um toque mais informal ao espaço. Os candeeiros feitos de papel ou de outros materiais naturais, como a lã, dão à luz um tom mais acolhedor.

Lámparas de papel en la carpa

Focos de luz

Se utilizarmos projectores para a iluminação do evento, podemos focá-los para cima para “tingir” a tenda com cores ou projetar imagens na tenda.

Los proyectores permiten iluminar las carpas de forma original

Luzes feitas de frascos

Se tivermos um espírito DIY ( do it yourself), podemos criar os nossos próprios candeeiros. Utilizar alguns frascos e algumas luzes LED ou velas é mais do que suficiente para criar um candeeiro muito decorativo.

Luces hechas con tarros

Tochas

Se o fogo é o nosso elemento, colocar tochas à volta da tenda ou distribuídas pelo resto do jardim pode ser muito interessante. Neste caso, há que ter especial cuidado em colocá-las de forma a minimizar o risco de acidentes.

Antorchas para iluminar eventos

Sem dúvida, as opções para iluminar a tenda de um evento ao ar livre são infinitas.