Teletrabalho. Ilumine o seu escritório em casa

Trabalhar em casa tornou-se uma necessidade para muitos. Cada vez mais pessoas têm o seu escritório ou escritório em casa, seja numa divisão separada ou em espaços maiores, como a sala de estar.

Neste artigo, vai descobrir como planear a iluminação de um espaço doméstico para trabalhar ou estudar em boas condições.

De quanta luz preciso?

Tal como no passado, a melhor forma de determinar o nível correto de iluminação é a norma europeia DIN EN 12464-1 para locais de trabalho interiores. Esta norma contém as seguintes recomendações, entre outras:

  • Área de trabalho: 500 lux.
  • Área circundante: 300 lux.
  • Corredores/outros: 100 lux.

Neste caso de um espaço de teletrabalho ou de estudo, tomaremos como referência os dois primeiros pontos.

Produtos recomendados

Planeamento do espaço

A primeira coisa a considerar é a localização dos diferentes elementos e acessórios que o nosso espaço de trabalho terá (secretária, prateleiras, computador…).

para cada espacio hay que elegir el flexo perfecto

Tentaremos que a distribuição destes elementos nos permita aproveitar ao máximo a luz natural, caso exista, e nos proporcione o máximo nível de conforto e ergonomia.

Que temperatura de cor deve ser utilizada?

Como sabemos, a temperatura de cor (CCT) é um parâmetro que define a tonalidade da luz, de quente (mais amarela) a fria (mais azulada).

temperatura de color LED
Temperatura de cor

Em geral, é aconselhável utilizar luzes cujo CCT seja superior a 4000K, embora a nossa recomendação seja utilizar luminárias que proporcionem uma luz mais fria, o que significaria uma temperatura superior a 5500K.

Isto porque a parte azul do espetro ajuda-nos a mantermo-nos activos e concentrados. Além disso, acima de um determinado nível de iluminação, a luz mais fria é mais agradável do que a luz mais quente.

Chaves para iluminar o nosso escritório em casa

A estratégia geral ao planear a iluminação é sempre iluminar por camadas (luz geral, luz de trabalho, luz de realce). Nesta ocasião, prestaremos especial atenção à utilização da luz indireta, à utilização correcta da luz natural e à existência de uma luz de trabalho adequada.

Iluminação indireta

Para evitar o brilho incómodo e o encandeamento na área de trabalho, a utilização de luz indireta é essencial. Além disso, se trabalharmos ao computador, teremos menos cansaço visual, algo que certamente apreciaremos.

Para conseguir uma iluminação uniforme e evitar o encandeamento, a forma mais fácil é utilizar candeeiros e apliques com um difusor translúcido. Outra opção muito interessante são as luminárias que brilham para cima, a luz que emitem é reflectida no teto e nas paredes.

Tirar o máximo partido da luz natural

A luz natural é benéfica para a iluminação de qualquer divisão, e o nosso espaço de trabalho doméstico não é exceção. No que diz respeito à direção da luz, é sempre melhor que a luz chegue à secretária pelo lado, para evitar sombras ou ser demasiado intrusiva.

Uma boa luz de trabalho

Como já referimos noutras ocasiões, é necessário ter um ponto de luz concebido exclusivamente para iluminar a superfície de trabalho. Uma lâmpada LED ou um candeeiro de mesa serão suficientes para iluminar corretamente a área.

iluminacion LED oficinas flexo

Aqui temos de ter em conta que cada tipo de tarefa tem requisitos de iluminação específicos. Escrever um texto num computador, por exemplo, requer menos luz do que escrever num papel.

Esperamos que, com estas dicas, possa desfrutar do trabalho em casa como se estivesse no escritório.