Iluminação em salões de cabeleireiro, barbearias e salões de beleza

A iluminação desempenha um papel fundamental no sector da beleza e da estética. Quer se trate de salões de cabeleireiro, barbearias ou salões de beleza, a escolha correcta da iluminação pode fazer toda a diferença na obtenção da melhor satisfação do cliente e, consequentemente, de um maior sucesso empresarial.

Apesar de ao longo do texto nos referirmos principalmente aos salões de cabeleireiro, os conselhos e recomendações de iluminação são igualmente válidos para os três tipos de negócio.

Como escolher a iluminação de um salão de cabeleireiro

Ao escolher as luminárias, devemos ter em conta que a qualidade da luz é crucial, mais do que noutros tipos de negócios. No final do dia, são efectuadas tarefas como o corte de cabelo, a coloração ou as madeixas, pelo que é essencial dispor de uma boa luz que respeite as cores e crie um espaço sem sombras.

É por isso que devemos dar especial ênfase ao nível de iluminação, ao índice de restituição de cor e à temperatura da cor.

Níveis de iluminação em salões de cabeleireiro e barbearia

O nível de iluminação é medido em lux e indica a quantidade de luz em cada ponto do espaço. A luz deve ser o mais uniforme possível e permitir que os profissionais realizem o seu trabalho de forma eficaz e confortável.

A recomendação sobre quantos lux são necessários num salão é manter um mínimo de 500 lux em todo o espaço. Isto garante que a luz é suficiente para todas as actividades.

Elevada restituição de cores

O índice de reprodução de cores (CRI) mede a fidelidade com que a luz reproduz as cores em comparação com a luz solar. É um valor que varia de 0 a 100, sendo 100 o CRI do sol.

CRI

Sem dúvida, um fator crucial nestes estabelecimentos, onde a perceção exacta da cor é essencial. Não queremos que uma maquilhagem ou uma cor de cabelo fique bem dentro do salão e que, depois, ao sair para a rua, as tonalidades sejam diferentes.

Procuramos um CRI de pelo menos 90 para que o cliente possa ver o resultado real do seu tratamento.

Temperatura da cor da luz nos salões de cabeleireiro

A temperatura de cor da iluminação é outro fator relevante que, tal como o IRC, está intimamente ligado à perceção das cores. A temperatura da cor é uma representação numérica da cor da própria luz, variando entre luzes quentes com tons mais alaranjados ou avermelhados e luzes frias com tons maioritariamente azulados.

Em geral, recomenda-se que as luzes imitem a luz natural, uma vez que esta é a forma mais exacta de ver as cores. Instalamos luminárias com uma temperatura de cor neutra, sendo 4.000 K ou 4.500 K as mais comuns.

Iluminação salões de beleza

Iluminação adicional no salão

Embora a iluminação descrita acima seja geralmente suficiente, existem algumas áreas dos salões e barbearias onde podemos jogar um pouco mais com a iluminação:

Receção e sala de espera

Nesta zona, podemos utilizar luzes mais quentes do que o recomendado, cerca de 3000K, para criar um ambiente mais acolhedor e descontraído. As luzes pendentes nesta parte do salão podem dar um toque de personalidade e estilo que nos pode ajudar a criar uma imagem de marca.

Área de trabalho

Para além da iluminação geral, pode ser necessário ter uma iluminação pontual em cada posto de trabalho para garantir uma visibilidade óptima e minimizar as sombras.

Produtos recomendados

Iluminação da área de produtos

Se tivermos uma área com produtos expostos para compra, podemos utilizar luzes que foquem a atenção dos clientes nos mesmos para aumentar as vendas. Os projectores de calha podem ser um bom aliado para o conseguir, uma vez que podemos deslocá-los e focá-los onde nos interessam mais.

Luzes de emergência

Cumprir as normas de segurança com uma iluminação de emergência adequada é essencial para a segurança dos clientes e do pessoal. São particularmente importantes se o espaço for grande ou tiver escadas.

Iluminação barbearias

Como vimos, a iluminação desempenha um papel crucial na experiência do cliente e no desempenho dos funcionários, contribuindo para o sucesso do negócio, e o sector da beleza e da estética não é exceção.

Ao ter em conta factores como o nível de iluminação, o índice de restituição de cor e a temperatura da cor, garantimos que temos a iluminação perfeita para cada uma das tarefas realizadas nos salões de cabeleireiro, barbearias e salões de beleza em geral.